AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
Por: Guilherme Santos • 14/5/2018 • Monografia • 4.792 Palavras (20 Páginas) • 584 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
BRUNO MURILO DE C.PEREIRA – D482645 GUILHERME MARINS DOS SANTOS – D454EH2 MATEUS LUIZ NONATO SANTA CRUZ – N2078B4 ROBERTO LOPES MARTINS ARRUDA – N207EH8
GOIÂNIA-GO 2017
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO 03
2 OBJETIVOS 04
2.1 Geral 04
2.2 Específicos 04
3 CRIPTOGRAFIA 05
3.1 Definição 05
3.2 Cifras e Códigos 07
3.3 Situações de utilização 08
4 TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS UTILIZADAS 08
4.1 Estruturação, conceitos e fundamentação 08
4.2 Chave simétrica 09
4.3 Chave assimétrica 10
4.4 Assinatura Digital 12
4.5 Função Hashing 13
4.6 Certificado Digital 15
4.7 Protocolos de segurança de rede Wi-Fi 16
5 BASE64 17
5.1 Estruturação, conceitos e fundamentação 17
5.2 Benefícios em relação às técnicas anteriores 18
5.3 Aplicações que fazem\fizeram uso da técnica 19
5.4 Discussão comparativa entre esta técnica e outras conhecidas/utilizadas 20
5.5 Vulnerabilidade e falhas 22
5.6 Melhorias propostas e/ou implementadas 23
6 PROJETO 24
7 RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO 25
8 BIBLIOGRAFIA 27
1 INTRODUÇÃO
A criptografia é uma das maneiras mais utilizadas para proteger informações sigilosas de acessos não autorizados. Sendo realizada pela cifragem ou codificação de uma informação, possibilitando que somente os destinatários passam compreendê-las. Os dados codificados e decodificados pelas técnicas criptográficas, permitem que os mesmos possam ser transmitidos, armazenados e lidos sem que ocorra alterações no conteúdo ou sejam interceptados e compreendidos por atacantes.
Encaminhar uma mensagem de forma segura é uma preocupação que remonta aos primeiros estrategistas que se têm notícia, na Grécia Antiga.
Houve época em que soldados tinham mensagens escritas em seu couro cabeludo como estratégia para transpassar uma informação pelas linhas inimigas, bastando chegar ao seu destino e ter sua cabeça raspada.
Na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha dispunha de um intrincado sistema de informações criptografadas. A base de todo esse sistema era uma máquina eletro - mecânica conhecida como enigma, semelhante à apresentada na figura, capaz de gerar mensagens criptografadas com enorme facilidade.
A preocupação com a guarda das informações é a base da criptografia, essencial para o tráfego de informações, especialmente nos dias atuais.
Este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivos dissertar sobre os conceitos gerais da criptografia, as técnicas criptográficas mais utilizadas, a criptografia simétrica e assimétrica, as funções hashing, a criptografia nas redes sem fio, a assinatura e o certificado
digital. Será também explicado os conceitos e estruturação da cifra de base64, seus benefícios e suas falhas, e onde foi utilizada. Outro objetivo deste trabalho é desenvolver um programa que cifra e decifra mensagens utilizando a cifra de base64.
2 OBJETIVOS
2.1 Geral.
Pesquisar e dissertar sobre as técnicas criptográficas, seus conceitos, usos e aplicações. Ao final, elaborar um programa utilizando a linguagem de programação C# e a cifra de base64, que permita ao usuário criptografar e descriptografar uma mensagem.
2.2 Específicos.
São objetivos específicos deste trabalho:
Pesquisar e dissertar sobre os conceitos gerais da criptografia;
Pesquisar e dissertar sobre a criptografia simétrica;
Pesquisar e dissertar sobre a criptografia assimétrica;
Pesquisar e dissertar sobre as funções hashing;
Pesquisar e dissertar sobre a criptografia nas redes sem fio;
Pesquisar e dissertar sobre a assinatura e o certificado digital;
Pesquisar e dissertar sobre a cifra de base64;
Desenvolver um programa com base nas dissertações utilizando a linguagem de programação C# e a cifra de bas64;
3 CRIPTOGRAFIA
3.1 Definição
Criptografia é um mecanismo de segurança e privacidade que torna determinada comunicação (textos, imagens, vídeos e etc.) ininteligível para quem não tem acesso aos códigos de “tradução” da mensagem, sem ela, um criminoso poderia interceptar a sua senha de e-mail durante qualquer login. Em sua origem está a junção de duas palavras gregas, kriptos = escondido (ou oculto) e grifo, que seria grafia. A criptografia trata das técnicas que permitem transformar informações legíveis em, aparentemente, ilegíveis. Tendo como objetivo tornar a informação privada, escondendo-a de indivíduos não autorizados.
As técnicas de criptografia atualmente mais conhecidas são do conceito de chaves criptográficas (um conjunto de bits) baseados em um algarismo capaz de interpretar a informação, capaz de codificar e decodificar. Se a chave não for compatível com a do emissor, a informação então
...