AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
Por: Luiz Henrique Camara • 7/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.567 Palavras (15 Páginas) • 449 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DA INFORMAÇÃO
GUILHERME DE JESUS CUNHA - D0267D-6
LUIZ HENRIQUE GOMES CAMARA JUNIOR - D06HIJ-8
LUIZ EDUARDO ROCHA DA SILVA - N1052B-3
THIAGO OLIVEIRA SILVA - C77HBG-6
AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
SÃO PAULO
2016
SUMÁRIO
1 OBJETIVOS 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 Criptografia (conceitos gerais) 6
4 Técnicas Criptográficas mais utilizadas e conhecidas 9
4.1 CHAVES SIMÉTRICAS 9
4.2 CHAVES ASSIMÉTRICAS 9
4.3 REDES SEM FIO 10
4.4 WEP 10
4.5 WPA e WPA2 10
4.6 ASSINATURA DIGITAL 10
4.7 CRIPTOGRAFIA QUÂNTICA 11
5 cifra de césar 12
5.1 Estruturação, conceitos e fundamentação 12
5.2 Benefícios em relação as técnicas anteriores 14
5.3 Aplicações que fazem/fizeram uso da técnica 14
5.5 Vulnerabilidade e falhas 16
6 Projeto do programa 18
7 Relatório com as linhas de código do programa 19
8 Apresentação do programa em funcionamento em um computador 20
9 Bibliografia 21
Ficha de APS 23
1OBJETIVOS
Pesquisar e dissertar sobre as técnicas criptográficas, seus conceitos, usos e aplicações. Elaborar um programa utilizando o método criptográfico: Cifra de César, na linguagem de programação: C#. Este programairá permitir ao usuário criptografar e descriptografar uma mensagem.
2 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, com o avanço da internet e sua imensa utilização pela população, e a crescente aplicação das redes de computadores pelas organizações, sejam comerciais ou não, passou-se a ser muito importante a implantação de sistemas cada vez melhores e mais complexos com o objetivo de aumentar a segurança e armazenamento de informações de total sigilo.
Os fanáticos e admiradores de tecnologia, já estão habituados com a importância da segurança, principalmente por haver diversas notícias de ataques que empresas e órgãos governamentais sofrem.
Segurança da informação, é uma das obsessões dos desenvolvedores e administradores de sistemas. Ter informações infringidas, em muitos casos, pode significar a perda de confiabilidade de uma empresa ou organização, e dar a volta por cima nesta situação poderá levar muito tempo, ou mesmo não ter a possibilidade de isto acontecer.
Empresas e organizações, sempre que conectadas a alguma rede de computador, sempre precisam estar preparadas para qualquer tipo de ataque, pois o vazamento de informações confidenciais é uma forma de prejuízo. Os atacantes com o passar do tempo, adquirem cada vez mais conhecimentos e meios mais eficazes para invadir a segurança e ter acesso a conteúdos que só podem ser acessados por pessoas autorizadas.
A criptografia é uma das maneiras mais eficazes para proteger informações de alto sigilo. Sendo elaborada pela cifragem ou codificação de informações, possibilitando que somente recebedores do código possam compreendê-las. Dados que se utilizam das técnicas criptográficas, são intensamente protegidos, bem improvável que ocorra algum tipo de alteração no conteúdo ou de ser interceptado e compreendido por atacantes.
Pode-se utilizar as diversas técnicas criptográficas para proteger informações de ataques. Em comunicações através da rede, a criptografia visa como objetivocertificar a privacidade das informações, a não modificação dos dados e a autenticidade dos mesmos.
Todas as mensagens cifradas devem ser privadas, somente o remetente e o destinatário devem entender o conteúdo da informação. É importante ressaltar que o método de criptografia deve permitir que as mensagens possam ser assinadas, possibilitando que odestinatário consiga confirmar o autor e verificar se a mensagem não foi alterada.
As assinaturas digitais surgiram com o objetivo de tratar este problema, permitem que se possa verificar quem é o autor do documento, se este é realmente o verdadeiro e se não houve alguma alteração no conteúdo do mesmo.
Os atuais métodos criptográficos são representados pela alta segurança e eficiência, utilizando uma ou mais chaves. Esta chave é utilizada pelos métodos criptográficos para cifrar e decifrar uma mensagem.
A criptografia de chave simétrica e de chave assimétrica, são as duas maioresdivisões em que são classificados os métodos criptográficos modernos.
Este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo, mostrar a importância sobre os conceitos da criptografia, as técnicas criptográficas mais utilizadas e a principal criptografia utilizada em nosso programa: a Cifra de César.
3Criptografia (conceitos gerais)
A criptografia e tecnologias relacionadas são amplamente e freqüentemente usadas com o objetivo garantir que a informação é segura, sua importância vem crescendo com a utilização cada vez forte na Internet.
O termo Criptografia surgiu da mistura das palavras gregas "Kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever”. A criptografia estuda os métodos para codificar uma mensagem de modo que só seu destinatário legítimo consiga interpretá-la.
Ao processo de transformar uma mensagem em outra, ocultando a informação original e transformando o texto praticamente indecifrável, damos o nome de cifrar. E ao texto resultante do processo de cifragem, chamamos de mensagem cifrada. Ao processo inverso, o de retornar a mensagem para a forma original, tornando a informação compreensível, chamado de decifragem.
Com issovárias técnicas criptográficas foram criadas ao longo dos anos, sendo cada vez mais aperfeiçoadas e melhoradas de maneira que fiquem cada vez mais seguras.
...