ATIVIDADE BIMESTRE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Por: WILLIAN SANTOS FARIAS • 4/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 541 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
ATIVIDADE 2 BIMESTRE - SISTEMAS DISTRIBUIDOS
TAREFA 1
1)
- Escabilidade: Um sistema distribuído é escalável, quando ele mantém a sua eficência diante de uma grande quantidade de usuários e de recursos, ou seja, a capacidade do sistema atender diferentes demandas de acesso aos recursos compartilhados. Para isso é necessário desenhar o software de forma que o aumento de utilizadores não exija grandes alterações, evitar algoritmos e estruturas de dados centralizadas (replicação de dados se necessário), controlar o aumento de custos devido à disponibilização de mais recursos, controlar a perda de perfomance (replicação de serviços), evitar o transbordo de certos limites de recursos (ex. endereço ip com 32 bits, insuficiente).
- Tratamento de falhas: capacidade de continuar a operar mesmo depois da ocorrência de falhas. Existem algumas técnicas que são utilizadas para tratarem as falhas em sistemas distribuídos, são elas: detecção, mascaramento (ex. a retransmissão de uma mensagem quando ela não chega ao seu destino), tolerância, recuperação e redundância (ex. bando de dados replicados em vários servidores).
- Transparência: a transparência tem como característica a ocultação de componentes e recursos, fazendo com que o sistema distribuído seja visto tanto para os usuários como para os programadores como um único sistema. Algumas formas de transparência existentes são: de acesso (permite aos usuários acessarem recursos que estão alocados localmente ou remotamente da mesma maneira), de localização (permite que os usuários acessem os recursos disponíveis, independente da sua localização, e sem o conhecimento desta), de concorrência (permite que os processos acessem os recursos disponíveis, concorrentemente, sem que exista interferência entre ambos), de replicação (várias instâncias de um recurso podem ser utilizadas sem o conhecimento dos usuários que estão utilizando, permitindo o aumento no desempenho e confiabilidade do sistema), de falhas (ocultam algumas falhas que acontecem no sistema, permitindo que os usuários executem suas tarefas, sem serem afetados).
- Extensibilidade: capacidade de incluir novos elementos/requisitos sem interromper os serviços
. Para isso é importante que: sejam conhecidas as interfaces dos novos componentes através da publicação da sua documentação, utilizar protocolos e formatos stantard. Exemplo de publicação de interfaces: Request For Comment (RFCs).
2-
3- Send – operação de envio de uma mensagem a um destino
Receive – operação de recepção de uma mensagem no receptor
Comunicação síncrona: Os processos remetente e destino são sincronizados a cada mensagem. send e receive são operações que causam bloqueio dos processos envolvidos. Quando um envio (send) é feito, o processo remetente é bloqueado até que a recepção correspondente seja realizada (receive). Quando um receive é chamado o processo receptor é bloqueado até a mensagem chegar.
Comunicação assíncrona: A operção send não é bloqueante.
...