ATPS: CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Seminário: ATPS: CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: varenales • 5/10/2014 • Seminário • 1.680 Palavras (7 Páginas) • 500 Visualizações
Criar um projeto utilizando a IDE escolhida no Passo 1 desta Etapa para implementar as classes identificadas no Passo 2 desta Etapa. Para criação das classes considerem os seguintes critérios: Implementar as classes, atributos e métodos. Definir usabilidade e acessibilidade para implementar os modificadores de acesso. Implementar o encapsulamento dos atributos.
Passo 4 (Equipe) Elaborar e entregar ao professor da disciplina: Relatório com o nome Relatório 01: Orientação a Objetos e Classes. O relatório deve abordar o conteúdo pesquisado no Passo 1 desta etapa: introdução a programação orientada a objetos, criação de classes, métodos, atributos, modificadores de acesso e encapsulamento codificação das classes definidas com base nas atividades anteriores desenvolvidas nesta etapa. Entregar o projeto criado nos Passos 2 e 3 desta etapa da seguinte forma: o Documento de texto contendo os prints (print screen) das telas da execução das classes criadas demonstrando entrada e saída de dados. Os resultados da execução das classes devem conter a conclusão da equipe. o Consultar o professor sobre o tipo de mídia (CD, e-mail etc.) para a entrega do código fonte do sistema.
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 4 ª Série - Programação Orientada a Objetos
Walter Gima
Pág. 6 de 11
ETAPA 2 (tempo para realização: 10 horas)
Aula-tema: Definição de construtores e implementação. Definição de sobrecarga de métodos e implementação. Definição de relacionamento entre classes (Associação e Herança). Esta atividade é importante para que você aprenda a utilizar construtores de classes, conheça os conceitos da utilização de sobrecarga de métodos das classes e aprenda a implementar os conceitos de associação e herança. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Individual) Realizar as atividades apresentadas a seguir:
1. Fazer a leitura individual do Capítulo do livro texto que retrata: Construtores, Sobrecarga e Reutilização de Classes. 2. Fazer a leitura individual do Material: Caelum. Apostila de Java e Programação Orientada a Objetos. Disponível em <http://goo.gl/RWJHaJ>. Acesso em: 12 abr. 2014, focando a leitura no Capítulo 7: Herança, reescrita e polimorfismo. 3. Pesquisar sobre métodos construtores, sobrecarga de métodos, relacionamento entre as classes e herança nos livros que compõem a Bibliografia Complementar e na internet.
Bibliografia Complementar SIERRA, Kathy; BATES, Bert. Use a Cabeça! Java. 2ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. DEITEL, Harvery M. Java: Como Programar. 6ª ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2007. SERSON, Roberto Rubinstein. Programação Orientada a Objetos com Java 6. 1ª ed. São Paulo: Brasport, 2008.
Passo 2 (Equipe) Definir e implementar todos os construtores das classes criadas para o projeto. Para cada classe utilize sobrecarga de métodos para criar dois construtores um construtor vazio e outro passando os atributos da classe por meio de parâmetros do construtor. A seguir representação dos construtores por meio de um diagrama de classe.
Figura 2 – Modelagem: Diagrama de Classe Fonte: Autor.
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 4 ª Série - Programação Orientada a Objetos
Walter Gima
Pág. 7 de 11
Passo 3 (Equipe) Implementar o relacionamento de herança nas classes em que seu uso se faz necessário no projeto. Para uso de herança considerar os seguintes critérios: Reuso de código. Sobreposição de métodos.
Figura 3 – Modelagem: Classe com uso de Herança Fonte: Autor.
Passo 4 (Equipe) Elaborar e entregar ao professor da disciplina: Relatório com o nome Relatório 02: Implementação de Construtores, Sobrecarga e Herança. O relatório deve abordar o conteúdo pesquisado no Passo 1 desta etapa: implementação de construtores, sobrecarga e herança. Entregar o projeto criado nos Passos 2 e 3 desta etapa, da seguinte forma: o Documento de texto contendo os prints (print screen) das telas da execução das classes criadas demonstrando entrada e saída de dados. Os resultados da execução das classes devem conter a conclusão da equipe. o Consultar o professor sobre o tipo de mídia (CD, e-mail etc.) para a entrega do código fonte do sistema.
Socialização de resultados parciais
Cada equipe deve elaborar uma apresentação de acordo com os resultados obtidos nas etapas 1 e 2, que contenha as dificuldades encontradas e possíveis soluções propostas. O professor organizará as equipes para que todas apresentem este trabalho parcial, em sala de aula, aos demais colegas, para compor o Seminário Final desta ATPS. Esta atividade tem o propósito de socializar as dinâmicas de trabalho encontradas por cada equipe, bem como, trocar experiências a respeito dos resultados obtidos.
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 4 ª Série - Programação Orientada a Objetos
Walter Gima
Pág. 8 de 11
ETAPA 3 (tempo para realização: 10 horas)
Aula-tema: Definição de exceções e implementação. Coleções em Java: Vector, ArrayList, LinkedList e implementação. Construção de GUI Swing e AWT (Construção e tratamento de Ações). Esta atividade é importante para que você conheça o tratamento de exceções, saiba utilizar coleções de objetos e conheça como utilizar componentes de interface gráfica (GUI) para construção de sistemas. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1(Individual) Realizar as atividades apresentadas a seguir: 1. Fazer a leitura individual do capítulo do livro texto que retrata: Coleções de objetos. 2. Fazer a leitura individual do Material: Ricarte, I.L.M. Apostila de Programação Orientada a Objetos: Uma abordagem com Java. Disponível em <http://goo.gl/OQu7GZ>. Acesso em: 12 abr. 2014. Focar a leitura no subcapítulo 2.5: Exceções. 3. Fazer a leitura individual do Material: Caelum. Apostila de Java e Programação Orientada a Objetos. Disponível em <http://goo.gl/RWJHaJ>. Acesso em: 12 abr. 2014, focar a leitura no Capítulo 11: Exceções e controle de erros. 4. Fazer a leitura individual
...