TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Inteligencia Artificial

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.264 Palavras (14 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FAV – Faculdade Anhanguera de Valinhos

Alessandro Fiori R.A. 7682748636

Marcelo Augusto Pinto R.A. 6444299288

Relmiton Oliveira R.A. 6267234278

Ricardo Menichelli de Pina R.A. 6814000063

Atividades Práticas Supervisionadas

Inteligência Artificial

Valinhos

2016

Alessandro Fiori R.A. 7682748636

Marcelo Augusto Pinto R.A. 6444299288

Relmiton Oliveira R.A. 6267234278

Ricardo Menichelli de Pina R.A.

Atividades Práticas Supervisionadas

Inteligência Artificial

Atividade Pratica Supervisionada apresentada como exigência para conclusão da matéria de Inteligência Artificial do grau de Bacharelado em Ciência da Computação da FAV - Faculdade Anhanguera de Valinhos.

Orientador: Mauricio Rodrigues de Morais

Resumo

        Inteligência Artificial é uma inteligência simulada, similar à humana, exibida por mecanismos ou software, na área acadêmica ela é o estudo e projeto de agentes inteligentes. Um agente inteligente é um sistema que é alimentado com informações de um determinado ambiente e com base nessas afirmações ele consegue maximizar as chances de sucesso em se tomar uma atitude.

        O principal objetivo da inteligência artificial é executar uma tarefa que é exclusiva para serem resolvidas por humanos. É um conceito amplo, e que recebe tantas definições quanto damos significados diferentes à palavra Inteligência. Algumas características básicas podem ser pensadas como a capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e inferência.

Esse documento contempla o desenvolvimento de dois sistemas, sendo um Agente de Solução de Problemas, utilizando as técnicas de mecanismo de busca e heurística aceitável e um Sistema Especialista, para o qual será necessário utilizar as técnicas de aquisição e representação do conhecimento.

O Agente de Solução de Problemas deve resolver o problema de um viajante que pretende se deslocar de uma cidade A (Arad) para uma cidade B (Bucharest). Para o deslocamento há vários caminhos a serem percorridos e o agente deve, através da heurística, escolher o melhor caminho a seguir.

        O Sistema Especialista deve se comportar como um especialista humano e a equipe deve utilizar as técnicas para aquisição de conhecimento, representação do conhecimento e implementação do sistema especialista.

Palavras chave: Inteligência Artificial, AI, IA, heurística, sistema, grafos, computação, linguagem de programação, prolog, ATPS, trabalho, monografia, raciocínio, aprendizagem, conhecimento, Skynet, caixeiro viajante, simulador de inteligência, reconhecimento de padrões, gps, funcional, agente de solução e sistema especialista.

Abstract

        Artificial Intelligence is simulated intelligence, similar to human, displayed by mechanisms or software, it is in academic study and intelligent agents design. An intelligent agent is a system that is fed with information from a particular environment and based on these statements it can maximize the chances of success in taking action.

        The main goal of artificial intelligence is to perform a task that is unique to be settled by humans. It is a broad concept, and receives as many definitions as give different meanings to the word intelligence. Some basic features can be thought of as reasoning ability, learning, pattern recognition and inference.

        This document includes the development of two systems, one Troubleshooting Agent, using the search engine techniques and heuristic acceptable; and an Expert System, for which you must use the techniques of acquisition and representation of knowledge.

        The Troubleshooting Agent should solve the problem of a traveler who wants to move to a city A (Arad) to a town B (Bucharest). For shifting several routes to be followed and the agent must, using heuristic, choose the best way forward.

        The expert system should behave like a human expert and the team must use the techniques for knowledge acquisition, knowledge representation and implementation of the expert system.

Keywords: Artificial Intelligence, AI, AI, heuristics, system, graphs, computing, programming language, Prolog, ATPS, work, monograph, reasoning, learning, knowledge, Skynet, traveling salesman, intelligence simulator, pattern recognition, GPS, functional solution agent and expert system


SUMÁRIO

1        Introdução        

2        Relatório do Agente de Resolução de Problemas        

2.1        Estrutura de dados grafos        

2.2        Componentes do agente de solução        

2.2.1        Formulação do Objetivo        

2.2.2        Problema        

2.2.3        Estado Inicial        

2.2.4        Ações        

2.2.5        Espaço de estados        

2.2.6        Caminho        

2.2.7        Teste do Estado Objetivo        

2.2.8        Custo do caminho        

2.2.9        Estado Final        

2.3        Função Heurística        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (502.1 Kb)   docx (168.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com