ATPS - Linguagens Formais e Automatos
Por: ruanfferraz • 4/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.813 Palavras (8 Páginas) • 396 Visualizações
Faculdade Anhanguera – FAC 2[pic 1]
Ciência da Computação
LINGUAGENS FORMAIS E AUTOMATOS
CAMPINAS - 2015
Faculdade Anhanguera – FAC 2[pic 2]
Ciência da Computação
Nome: Ruan Felipe Ferraz RA:1299010414
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Linguagens Formais e Automatos, do curso de Ciência da Computação, Periodo Noturno, da Anhanguera FAC 2. ministrado pelo professor Rogério Santos.
CAMPINAS - 2015
Sumário
Introdução........................................................................................................................04
Etapa 1..............................................................................................................................05
Passo 1.............................................................................................................................05
- Pesquisa Regras Xadrez.......................................................................................05
Passo 2.............................................................................................................................06
Passo 3.............................................................................................................................06
3.1 Notação Algebrica.................................................................................................06
3.2 Expressão Regular.................................................................................................07
Passo 4.............................................................................................................................07
4.1 O Passeio do Cavalo..............................................................................................07
4.2 Capítulo 1 – Descrição do Problema.....................................................................07
4.3 Capitulo 2 - Descrição Textual dos Movimentos do Xadrez.................................07
Introdução
As atividades Práticas Supervisionadas é uma metodologia feita pela Faculdade Anhanguera, com o propósito dos alunos desenvolver na pratica todos os conceitos aprendidos em sala de aula, por meio de um trabalho que deve ser entregue e avaliado pelo professor da disciplina.
Nesta ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) foi proposto uma revisão sobre Hierarquia de Classes e Linguagens. Expressões Regulares. Gramática Regular. Esta atividade foi desenvolvida para aprendermos o processo de representação de problemas em uma forma que seja passível de computação. Utilizando o conhecimento da disciplina visto em sala de aula.
É necessário pesquisar, analisar para aprender as regras do jogo de Xadrez para poder ter o conhecimento de como é o funcionamento do jogo para desenvolver uma expressão regular do movimento da peça cavalo no tabuleiro baseando-se em Linguagens Formais e A
ETAPA 1
Aula-tema: Hierarquia de Classes e Linguagens. Expressões Regulares. Gramática Regular. Esta atividade é importante para que você possa entender o processo de representação de problemas em uma forma que seja passível de computação, utilizando os conceitos de linguagem e gramática vistos nas primeiras aulas da disciplina. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
Passo 1 (Aluno)
Fazer uma pesquisa para determinar as regras do xadrez referentes ao posicionamento, à movimentação das peças e a Notação Algébrica utilizada para descrever essas movimentações. Utilizar o documento contendo as regras do Xadrez disponibilizado em:
Movimento do Cavalo (fonte UOL)
Ciência da Computação - 6ª. Série - Linguagens Formais e Autômatos
Diego Daniel Duarte
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1.1 Pesquisa regras xadrez
O jogo de Xadrez é um ótimo exercício mental, pois usa muito o raciocínio lógico, com regras universais, entretanto em qualquer lugar do mundo que se jogar esse jogo terão as mesmas regras.
Conforme pesquisa feita as características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo, precisa ter concentraçãopara analisar em volta da peça que vai movimentar e nas possibilidades que podem acontecer, conforme a decisão tomada e a peça movimentada, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que as brancas sempre fazem o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem por isso. Teoria essa suportada por um grande número de estatísticas, embora alguns especialistas não aceitem a existência de tal vantagem, depende do movimento que é feito.
A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.
Passo 2 (Equipe)
Acessar:
[pic 3]
Figura 2.1 - Tabuleiro xadrez
Passo 3 (Equipe)
Elaborar, com base na pesquisa realizada, uma expressão regular e/ou uma gramática regular capaz de representar uma sequência de movimentos utilizando Notação Algébrica para a peça cavalo.
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