TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS_PROGRAMACAO_SISTEMAS_DISTRIBUIDOS

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO

O projeto Integração de Sistemas Ambientais tem como objetivo a criação de serviços utilizando protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol) para que sistemas trabalhem de forma distribuída e integre organismos governamentais.

        O Instituto Ambiental Federal (IAF) é responsável pelo cadastro, controle, fiscalização e arrecadação de processos que causem impacto ambiental, em âmbito nacional, e para isso necessita manter uma base de dados integrada com as unidades estaduais. Atualmente cada unidade estadual, subordinada ao IAF, possui seu próprio banco de dados, para repasse de informação ao IAF, e isso torna o processo moroso e, em alguns casos, geram informações inconsistentes no momento do repasse.

        Partindo desse cenário o desafio é fazer com que o IAF e suas subordinadas trabalhem de forma distribuída e integrada, para manter o processo ambiental íntegro e sem inconsistências. O IAF deve fornecer um serviço que torne possível manter dados dos usuários, causadores de impactos ambientais, de forma que as subordinadas possam adaptar os seus sistemas para trabalharem com esse mesmo serviço, isto é, o cadastro deve ser centralizado no IAF e disponibilizado em forma de serviço para as unidades estaduais adaptarem em seus sistemas por meio de clientes.

        O IAF deve disponibilizar três serviços, são eles:

  1. Pesquisa de usuário já cadastrado;
  2. Cadastro de usuário;
  3. Listagem de usuário.

Já as unidades estaduais devem adaptar os seus sistemas com três clientes, são eles:

  1. Cliente para pesquisa de usuário já cadastrado;
  2. Cliente para cadastro de usuário;
  3. Cliente para listagem de usuário.

Dessa forma os sistemas estaduais farão interface com o sistema federal independente de tecnologias de banco de dados utilizadas por ambos. O cadastro será centralizado e não mais moroso e inconsistente.

Objetivo do desafio

        Desenvolver e apresentar uma solução de serviços para que sistemas de informação trabalhem de forma distribuída.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Introdução aos Sistemas Distribuídos. Tipos de Sistemas Distribuídos.

Esta atividade é importante para que você compreenda a definição dos requisitos básicos para a implementação de um ambiente distribuído e as necessidades da implementação de uma rede de computadores, além dos mecanismos, processos, threads, camadas cliente/servidor, comunicação e sincronização.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer uma pesquisa sobre o protocolo denominado como SOAP (Simple Object Access Protocol) para desenvolvimento de sistemas distribuídos. Recomenda-se a leitura do artigo de internet disponível em:

<https://zarelli.wordpress.com/2012/03/22/como-funciona-o-soap-protocolo-simples-de-acesso-a-objetos/>. Acessado em 21 de fev. 2015.

Passo 2 (Aluno)

Fazer uma pesquisa sobre REST (Representational State Transfer) para desenvolvimento de sistemas distribuídos. Recomenda-se a leitura do artigo de internet disponível em: <http://www.infoq.com/br/articles/rest-introduction>. Acessado em 21 de fev. 2015.

Passo 3 (Equipe)

Fazer um comparativo de SOAP e REST independente da linguagem de desenvolvimento escolhida, apresentando exemplos de funcionamento dessas tecnologias e aplicativos desenvolvidos através de uso delas.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar o documento Introdução aos Sistemas Distribuídos com as pesquisas realizadas e com o comparativo das tecnologias. Entregar o documento ao professor(a).

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Paradigmas de Comunicação entre Processos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Fazer uma pesquisa na Internet através do link a seguir para conhecer um exemplo de serviços baseados em web disponível em:

<http://www.oficinadanet.com.br/artigo/447/o_que_e_web_service>. Acessado em 21 de fev. 2015. Fazer o download e instalação da ferramenta CASE (Computer-Aided Software Engineering) Astah Community a ser utilizada para a criação dos diagramas de classe e diagramas de sequência.

  1. A ferramenta está disponível através do link <http://astah.net/editions/community>. Acessado em 22 de fev. 2015.
  2. Realizar também a leitura dos tutoriais Astah Basic Operation Guide e Learn UML with Astah Community através do link <http://astah.net/tutorials>. Acessado em 22 de fev. 2015.

Ainda para reforçar os estudos, ler o Trabalho de Conclusão de Curso disponível em:

<http://dsc.inf.furb.br/arquivos/tccs/monografias/TCC2007-2-17-VF-GustavoVRodrigues.pdf> Acessado em 21 de fev. 2015.

Passo 2 (Equipe)

Fazer um diagrama de classe do aplicativo denominado Servidor e do aplicativo Cliente, com seus respectivos relacionamentos, apresentando as classes a serem implementadas no aplicativo.

Tela com os dados cadastrais:

[pic 1]

[pic 2]

Passo 3 (Equipe)

Fazer o diagrama de sequência do sistema com Servidor e Cliente, o qual deve representar todas as interações que os serviços podem realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com