Algoritmos e Programação de Computadores
Por: MilenaRocha1 • 13/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.441 Palavras (6 Páginas) • 375 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Estadual de Maringá
Departamento de Informática
Grafos: algoritmos
Disciplina: Algoritmos e Programação de Computadores
Professor: Luís Fernando Braga
Curso: Engenharia Química
Turma: 006
Discentes: Ahmed Husseinat RA:95227
Milena Ribeiro Rocha RA:95221
Rafael Manieri RA:
Vanessa Angelo RA:95232
Guilherme Tukasan RA:
SUMÁRIO
Contextualização3
Linguagens de programação3
O que são algoritmos3
Algoritmos e computadores3
Propriedades básicas4
Texto deve ser finito4
Instruções elementares4
Sequência metódica e sequência de passos4
Sem parar5
Necessidade de prova de correção5
Tipos de algoritmos6
Pseudocódigo6
Descrição narrativa6
Fluxograma6
Diagrama de Chapin7
Referências bibliográficas8
Algorítmos
- contextualização
- Linguagens de programação
Nos dias atuais e com a evolução galopante da tecnologia, dificilmente encontram-se pessoas que nunca tenham utilizado um computador. Os propósitos podem variar bastante, seja para edição de textos, jogos ou atividades mais complexas. Já é difícil de imaginar nossas vidas sem o uso desta ferramenta.
Nesta atividade tão comum do cotidiano, para o programa funcionar e executar todas as tarefas exatamente como comandadas, o computador simplesmente segue as instruções passadas para ele. E para realizar essa interpretação entre homem e máquina, foram desenvolvidas as linguagens de programação, e essas escritas utilizam uma lógica para serem escritas.
- O que são algoritimos
Um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa. Ou seja, é “receita” que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa, explicando como fazer para executar a tarefa.
- Algoritmos e computadores
O conceito de algoritmo envolve quatro itens: dados de entrada e saída, a própria receita do algoritmo e o meio de suporte onde ele executa. No caso de algoritmos que executam em computadores, esses quatro itens são realizados de forma mais específica:
• Dados de entrada: podem ser materializados através do teclado, do mouse, ou lidos de um arquivo preparado com antecedência.
• Dados de saída: normalmente são comunicados através de um monitor, de uma impressão, ou podem ser escritos em arquivos de saída que serão examinados posteriormente.
• Meio de suporte: obviamente é todo o hardware do computador, onde o programa executa.
• Receita do algoritmo: é o software, ou seja, são os programas que executam no computador. Esses programas, resumidamente, são receitas escritas numa linguagem de máquina, que o hardware do computador pode interpretar diretamente, executando as instruções nas ordens especificadas.
- Propriedades básicas
- o texto deve ser finito
É uma precaução básica para evitar algoritmos “triviais”, esses textos, via de regra, residem em arquivos armazenados no disco rígido. É claro que devem ser finitos, uma vez que a capacidade dos discos é limitada.
- Instruções elementares
O texto do algoritmo deve ser composto apenas por instruções elementares, sendo estas, exatamente aquelas instruções que podem ser corretamente interpretadas e executadas por um computador.
Cada arquitetura de computador define seu particular conjunto de instruções elementares válidas, para executar um algoritmo em máquinas diferentes existem, hoje, linguagens de alto nível, chama de linguagem de C, conhecida como C++.
- sEQUÊNCIA METÓDICA E SISTEMÁTICA DE PASSOS
Em particular, deve-se sempre especificar a instrução inicial. Se nada for dito em contrário, esta será sempre entendida como a primeira instrução da sequência dada. Após cada instrução do algoritmo, deve estar claro qual deve ser a próxima instrução a ser executada na sequência. Se nada for dito em contrário, a próxima instrução na ordem da sequência dada será sempre entendida como a próxima instrução a ser executada.
Essa propriedade é automaticamente garantida quando escrevemos algoritmos em uma linguagem de programação. Ou seja, a própria sequência que compõe o texto já indica precisamente a ordem de execução das instruções. Algumas instruções ao longo do texto têm também o papel de influir na ordem de execução das instruções, especificando desvios para instruções adiante, ou atrás, na sequência. Obviamente, o processo de compilação mantém a ordem de execução especificada originalmente.
- sempre parar
O algoritmo deve sempre parar, após começar a executar com um conjunto válido de dados de entrada. Isto é, uma vez iniciada a execução, sempre se alcançará uma das instruções de “pare” espalhadas ao longo do texto da receita. Esta é uma propriedade crucial. Não se deseja que o algoritmo fique executando indefinidamente, após iniciado com dados de entrada válidos. É também, muitas vezes, uma propriedade difícil de garantir que esteja sendo satisfeita. No entanto, se não for satisfeita, a receita não poderá se classificada como um algoritmo legítimo.
O desafio está no fato de que o texto do programa, por si só, não deixa claro se a propriedade de terminação está ou não sendo obedecida. Se não estiver, então, para algum conjunto de dados de entrada válidos o programa vai executar indefinidamente, sem parar. É o que se conhece como “loops” de programação. Detectar esses casos, e corrigi-los, é uma tarefa que pode se provar delicada e árdua.
- Necessidade de prova de correção
O processo algorítmico de resolução de problemas envolve os seguintes passos básicos:
1. Entender o problema a ser resolvido.
...