Algoritmov desenvolvimento
Tese: Algoritmov desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zulinego • 22/10/2013 • Tese • 1.786 Palavras (8 Páginas) • 278 Visualizações
ETAPA 2 (tempo para realização: 10 horas)
Aula-tema: Desenvolvimento de algoritmos: análise e resolução de problemas,
técnicas top-down. Estruturas de controle: seleção.
Esta atividade é importante para que aprenda a analisar e resolver problemas
apresentando sua solução por meio da estruturação de um algoritmo, especificando-o de
forma detalhada e a realizando testes que o validem.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Fazer as atividades apresentadas a seguir.
1. Buscar nas referências bibliográficas complementares - apresentadas na Etapa 1,
subsídios para auxiliá-lo na compreensão do problema 2. Por exemplo, ler capítulos 1 e 2
do livro MANZANO, José Augusto N. Garcia. Algoritmos: Lógica para
Desenvolvimento de Programação de Computadores. 21ª ed. São Paulo: Érica, 2008.
2. Assistir ao vídeo: VisuALG - Aula 02 (Se, Conectivos, Lógico). Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=4VZtEtjI-rI>. Disponível também em:
<https://drive.google.com/a/anhanguera.com/?tab=mo#folders/0ByrqRhRetWzEcE1
5R19pUlZubkU>. Acessos em: 15 abr. 2013.
3. Assistir ao vídeo: VisuALG - Aula 03 (Caso, Aleatório, Repita). Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=xBPkA7H3ZzI>. Disponível também em:
<https://drive.google.com/a/anhanguera.com/?tab=mo#folders/0ByrqRhRetWzEcE1
5R19pUlZubkU>. Acessos em: 15 abr. 2013.
Passo 2 (Aluno)
1. Ler e analisar atentamente o próximo problema proposto no concurso – problema 2.
2. Descrever sua sugestão de solução, baseando sua proposição nos estudos realizados.
Problema 2
Andreia está aprendendo Programação de Computadores. Ela acha tudo muito fácil, muito
simples. Ela vai fazer um pequeno programa que lê os nomes de seus amigos e a distância de
sua casa até a casa de cada um deles. Portanto, ela simplesmente quer calcular qual é a
distância média entre a sua casa e sua casa dos amigos (em metros). Mas Francisco, um
programador mais experiente avisou que às vezes o que parece simples pode ter alguns
detalhes, dependendo da linguagem de programação usada para a implementação.
Jeanne Dobgenski
Sistemas de Informação - 2ª. Série - Construção de Algoritmos
Entrada
A entrada deve conter vários casos de teste. Cada caso de teste é composto por duas linhas. A
primeira linha contém o nome de um amigo de Andreia. A segunda linha contém um
número inteiro que indica a distância média entre a casa Andreia e a casa de um amigo.
Saída
A saída deve ser um número com um dígito após a vírgula e que indica a distância média
entre a casa Andreia e a casa de seus amigos, como o exemplo a seguir.
Exemplo
Quadro 2 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto que soluciona o problema.
Exemplo de Entrada Exemplo de Saída
Mariana Oliveira
350
João Alberto
900
Flávia Marcondes
120
Horácio Dias
10
345.0
Fonte: Desenvolvido pela autora.
Passo 3 (Equipe)
Discutir com os integrantes da equipe as sugestões de solução para o problema, elegendo a
que será apresentada no concurso. Compilar a solução definida, considerando os itens a
seguir.
1. Identificar os dados e variáveis.
2. Apresentar tabelas verdades.
3. Descrever o algoritmo em representação gráfica e em pseudo-linguagem.
4. Apresentar o passo a passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do
problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do
algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.
Nota
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