Análise Quicksort
Por: Larissa Araújo • 17/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 482 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CAMPUS RIO PARANAÍBA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SIN 213 – PROJETO DE ALGORITMOS
LARISSA GONÇALVES DE ARAÚJO – 2467
RELATÓRIO DE ANÁLISE DE DESEMPENHO DO ALGORITMO QUICKSORT NA VERSÃO 1, 2 E 3
Rio Paranaíba, 2015
Sumário
1. Primeiro resultado
2. Segundo Resultado
3. Terceiro Resultado
3.1 Tabela Quicksort versão 1
3.2 Tabela Quicksort versão 2
3.3 Tabela Quicksort versão 3
4. Quarto Resultado
4.1 Gráfico Quicksort versão 1
4.2 Gráfico Quicksort versão 2
4.3 Gráfico Quicksort versão 3
5. Quinto Resultado – Conclusão
Introdução
Algoritmos, em geral, são um conjunto de passos que tem como propósito a resolução de um certo problema. Existem diversos tipos de algoritmos, e uns dos principais são os algoritmos de ordenação, que são usados para ordenar uma lista de números ou palavras conforme sua exigência.
São várias as implementações de algoritmos de ordenação, como por exemplo Insertionsort, Selectionsort, Mergesort, dentre outros. Cada uma possui suas características, que diferem em relação ao tempo de execução e o gasto de memória no melhor e no pior caso.
Neste trabalho será realizada uma análise o algoritmo Quicksort que, por comparação, é o algoritmo de ordenação mais eficiente. Ele utiliza da estratégia de divisão e conquista e tem como base o particionamento chamado de forma recursiva. Sua complexidade de tempo é O(n log 2 n) no melhor caso e O(n²) no pior caso.
A ideia básica do Quicksort é dividir o problema de ordenar (um conjunto com n itens) em dois problemas menores. Para isso, ele utiliza como base um elemento pivô que é arranjado de maneira que fique entre os menores e os maiores valores do conjunto. Porém, existem outras implementações que diferem da ideia principal do algoritmo.
O objetivo deste trabalho é implementar três versões distintas do algoritmo Quicksort. Em cada uma dessas versões, o pivô é definido de formas diferentes, escolhendo o pivô através das extremidades ou usando a mediana.
Será levado em consideração o tempo gasto para tamanhos de instância que vão de 10 a 1000000, nas ordens crescente, decrescente e aleatória, isso para cada uma das versões. A partir da análise do resultado desses diferentes algoritmos, será possível concluir qual versão do Quicksort tem mais desempenho em relação ao tempo de processamento.
1. Primeiro resultado
Porque o procedimento particiona tem tempo linear O(n)?
Particiona(A, p, r)
x = A[r] O(1)
i = p−1 O(1)
for j = p até r − 1 do O(n)
if A[j] ≤ x then O(n)
i = i + 1 2 O(n)
A[i] ↔ A[j] 2 O(n)
A[i+1] ↔ A[r] 2 O(1)
devolva i + 1 2 O(1)
O(1) + O(1) + O(n) + O(n) + 2 O(n) + 2 O(n) + 2 O(1) + 2 O(1) = 6 O(1) + 6 O(n)
6 O(n) -> Maior valor de complexidade.
Independente das entradas, cada elemento do vetor é comparado com o pivô, trocando os elementos de posição. Por isso o procedimento particiona tem tempo linear.
2. Segundo Resultado
Porque o quicksort não tem a fase de combinação?
O método de ordenação do Quicksort utiliza do princípio da divisão e conquista, que diz que classificar dois vetores de tamanho n/2 é mais fácil que classificar um vetor de tamanho n.
Dividir: O arranjo A[p..r] é reorganizado em dois subarranjos (possivelmente vazios) A[p..q-1] e A[q+1..r] tais que cada elemento de A[p..q-1] é menor que ou igual a A[q] que, por sua vez, é igual ou menor a cada elemento de A[q+1..r]. O índice q é calculado como parte desse procedimento de particionamento.
Conquistar: Os dois subarranjos A[p..q-1] e A[q+1..r] são ordenados por chamadas recursivas a quicksort.
Combinar: Como os subarranjos são ordenados localmente, não é necessário nenhum trabalho para combiná-los: o arranjo A[p..r] inteiro agora está ordenado.
3. Terceiro Resultado
3.1 Tabela Quicksort versão 1
Tamanho da instância | Crescente | Decrescente | Randômico |
10 | 0 | 0 | 0 |
100 | 0 | 0 | 0 |
1000 | 0 | 0,001 | 0,001 |
10000 | 0,004 | 0,004 | 0,007 |
100000 | 0,051 | 0,04 | 0,083 |
1000000 | 0,539 | 0,547 | 1,028 |
3.2 Tabela Quicksort versão 2
Tamanho da instância | Crescente | Decrescente | Randômico |
10 | 0 | 0 | 0 |
100 | 0 | 0 | 0 |
1000 | 0 | 0 | 0,001 |
10000 | 0,001 | 0,003 | 0,001 |
100000 | 0,03 | 0,019 | 0,023 |
1000000 | 0,171 | 0,213 | 0,243 |
3.3 Tabela Quicksort versão 3
Tamanho da instância | Crescente | Decrescente | Randômico |
10 | 0 | 0 | 0 |
100 | 0 | 0 | 0 |
1000 | 0 | 0 | 0 |
10000 | 0,001 | 0,001 | 0,005 |
100000 | 0,019 | 0,014 | 0,061 |
1000000 | 0,265 | 0,161 | 0,623 |
4. Quarto Resultado
4.1 Gráfico Quicksort versão 1
[pic 1]
4.2 Gráfico Quicksort versão 2
[pic 2]
4.3 Gráfico Quicksort versão 3
[pic 3]
5. Quinto Resultado – Conclusão
Após a execução das três versões do algoritmo quicksort, foi possível ver que ambas possuem um bom desempenho, porém, dependendo da ordenação que se encontra o vetor e da escolha do pivô, pode ocorrer problema de complexidade alta.
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