Análise das Contribuições do planejamento da Governança de Tecnologia da Informação conforme melhores práticas
Por: andreisiqueira • 1/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.338 Palavras (10 Páginas) • 294 Visualizações
Nome(s) do(s) aluno(s): Andrei Fernandes Miranda Flores Siqueira |
Nome da Linha de Pesquisa do Curso que o projeto estará vinculado: Gestão de TI |
( x ) Pesquisa ( ) Projeto de Extensão Data da aprovação_____/_____/_____ |
Título do Projeto: Análise das contribuições do planejamento da Governança de Tecnologia da Informação conforme melhores práticas |
Nome do(a) Professor(a) Orientador(a): Moisés de Souza |
Plano de Estudo:
- TEMA
Governança de TI
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
Estudo do planejamento estratégico de TI - Tecnologia da Informação, voltado à governança com base no Framework COBIT com estudo de caso na empresa Ilpea do Brasil Ltda., multinacional italiana que atua no ramo de manufatura de plástico industrial, magnéticos e componentes de borracha.
- PROBLEMA
A falta de planejamento dos recursos da TI junto à organização compromete o alinhamento estratégico voltado para o negócio. Conforme Moura (2006), falta de credibilidade da TI junto à alta administração, serviços sem confiabilidade, falta de conhecimento quanto ao andamento dos projetos, insatisfação por parte dos clientes, desconhecimento do negócio da Empresa, além de outras situações. Tudo isso é reflexo da “falta” de Governança de TI.
O mercado de TI, não só o brasileiro, destaca-se como uma unidade consumidora de recursos por não conseguir, na grande maioria das vezes, justificar os gastos a partir dos investimentos (FAUSTINO et hall, 2013). O setor de TI enfrenta o problema da aprovação do orçamento, pois seu gasto é visto apenas como despesa, já que não trás um lucro direto para a empresa por não agregar valor diretamente ao custo do bem produzido, porém, todos os departamentos dependem de ativos de TI para efetuarem suas tarefas. Sem uma boa governança não é possível obter resultados para serem analisados e apresentados aos responsáveis pela aprovação do orçamento.
- DEFINIÇÃO DAS HIPÓTESES DE TRABALHO
Para a solução deste trabalho parte-se da hipótese da busca por padrões de sucesso aplicados em outras organizações, e com isso poderá ser verificado como otimizar os processos atuais. Onde será possível iniciar o planejamento pensando no futuro do setor. Levando em consideração a missão da TI dentro da empresa, e o que se espera do departamento aos olhos dos gestores e tomadores de decisão.
Para planejar uma estratégia para o estudo de caso proposto neste projeto, será avaliado o estado atual, verificando a maturidade dos processos e definindo um objetivo avaliando a necessidade imposta pela diretoria e gerência da empresa. Levando em consideração que atualmente a empresa não possui uma governança de TI planejada e atua com a política de correção e não de prevenção de falhas.
- JUSTIFICATIVA
Independentemente do ramo da empresa, o setor de TI está cada vez mais atrelado ao negócio, portanto, a tecnologia deve estar sempre em perfeito funcionamento, pois, mesmo ela não gerando lucro diretamente, todos os demais setores estão dependentes deste. Qualquer problema que venha a ocorrer no fornecimento dos serviços da TI pode originar grande prejuízo para a empresa. Ter uma gestão de TI organizada e planejada é crucial para o desenvolvimento conjunto do negócio e da TI.
O COBIT permite o desenvolvimento de uma política clara e de boas práticas para o controle da TI nas organizações de todo o mundo (MIRANDA, Leonel, 2005). Portanto, este é o framework ideal para ser utilizado no ambiente da Ilpea, onde ainda não existe uma governança de TI bem definida.
O COBIT 5 ajuda as organizações a criar valor por meio da TI mantendo o equilíbrio entre a realização de benefícios e a otimização dos níveis de risco e de utilização dos recursos (ISACA,2013), com este conceito e com o ambiente estudado em questão, levando em consideração a maturidade dos processos que atualmente estão no nível 0, é percebível que o COBIT é o framework que melhor pode auxiliar a Ilpea do Brasil a definir um projeto para otimizar o setor de TI com base nas suas necessidades.
- OBJETIVO GERAL DO TRABALHO
O objetivo geral do projeto é analisar as contribuições de um plano estratégico de governança de TI com base nas melhores práticas do COBIT, pensando no futuro do departamento de TI, sugerindo e verificando a viabilidade de se criar novos processos.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estudar bibliografias
- Construir um mapa do ambiente atual da empresa
- Analisar maturidade dos processos
- Detalhar o processo estratégico de TI
- Criar um plano de ação para amadurecer os processos
- Verificar resultados
- METODOLOGIA
Será feita uma pesquisa teórica através de livros, artigos, sites, entre outros buscando informações sobre a Governança de TI, melhores práticas, processos e frameworks.
Também será feito um estudo de caso dentro da empresa Ilpea do Brasil, analisando os processos que são feitos atualmente, seus níveis de maturidade e a necessidade da empresa no que diz respeito à Tecnologia da Informação e o que gestores esperam desse setor por meio de questionários.
Com base nos levantamentos, será feita uma analise dos processos atuais, e posteriormente serão propostas melhorias para aperfeiçoar esses processos.
Após a criação dos processos será analisado a real mudança dentro do ambiente após a utilização do processo para validar os resultados obtidos.
- REFERENCIAL TEÓRICO
8.1 Tecnologia da Informação
A informação pode ser vista como um valor ou um dado que possa ser útil para alguma aplicação ou pessoal, conforme Foina (2001), e as empresas relacionam-se entre si e com o mundo externo por meio de trocas de informações. Portanto é possível notar a importância e o valor da informação no âmbito empresarial.
Com a globalização e o acesso à tecnologia, surgiu necessidade da agilidade na troca de informações, e para solucionar essa necessidade, as informações passaram a ser informatizadas. Com isto, novas necessidades surgiram, como controlar os recursos de computação, para garantir o perfeito e seguro funcionamento no uso e na transmissão da informação, daí veio o termo, Tecnologia da Informação.
...