Aperfeiçoamento do Site Educacional Studyflix. Para Apoio na Educação Especial e Inclusiva
Por: wil734 • 12/12/2022 • Projeto de pesquisa • 6.289 Palavras (26 Páginas) • 101 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Adriana Fernandes Guedes - RA:2006584
Carlos Alberto de Souza Almeida - RA:2009425
Davi Carlos Pereira - RA:2011612
Ricardo Moreira Frois - RA:2005484
William Gomes Pinheiro Santos - RA:2003212
Desenvolvimento da aplicação web AprenderkidsZL para apoio ao ensino das crianças de 06 a 10 anos
Vídeo de apresentação do Projeto Integrador <https://youtu.be/cs483pf-TFE> |
São Paulo - SP
2021
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Desenvolvimento da aplicação web AprenderkidsZL para apoio ao ensino das crianças de 06 a 10 anos
Relatório Técnico-Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador I para o curso de Ciência de Dados da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Professora orientadora: Luana Cristina Zambelli
São Paulo - SP
2021
ALMEIDA, Carlos Alberto de Souza; FROIS, Ricardo Moreira; GUEDES, Adriana Fernandes; PEREIRA, Davi Carlos; SANTOS, William Gomes Pinheiro. Desenvolvimento da aplicação web AprenderkidsZL para apoio ao ensino das crianças de 06 a 10 anos. 25f. Relatório Técnico-Científico. Ciência de Dados – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutora: Luana Cristina Zambelli. Polo Inácio Monteiro – São Paulo - SP, 2021.
RESUMO
Com o advento da pandemia o aprendizado dos alunos foi prejudicado, muitas crianças não conseguiram se alfabetizar e aprender funções aritméticas básicas no período correto. Um momento novo, de adaptação para a escola, pais e alunos, em que as aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas. Alguns fatores contribuíram para esse cenário ruim, entre eles estão a demora de adaptação das escolas com novas tecnologias, falta de didática e tempo dos pais, falta de equipamentos e internet para os alunos, desmotivação em assistir as aulas e fazer as atividades propostas. O objetivo do estudo é desenvolver uma aplicação web que possa suprir as lacunas no aprendizado dos alunos. Portanto, é realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, necessária para identificar os fatores para desenvolver uma aplicação com framework web que utilize noções de banco de dados, praticando controle de versão, para atender a proposta solicitada. Os resultados permitem evidenciar que há maneiras de auxiliar os professores e alunos com ferramentas tecnológicas de baixo custo.
PALAVRAS-CHAVE: Site Educacional; Jogos Educacionais; Adaptação Tecnológica.
ALMEIDA, Carlos Alberto de Souza; FROIS, Ricardo Moreira; GUEDES, Adriana Fernandes; PEREIRA, Davi Carlos; SANTOS, William Gomes Pinheiro. Development of the web application AprenderkidsZL to support the teaching of children from 06 to 10 years old. 25f. Technical-Scientific Report. Data Science. – São Paulo State Virtual University. Tutor: Luana Cristina Zambelli. Pole Inácio Monteiro – São Paulo - SP, 2021.
ABSTRACT
With the advent of the pandemic, student learning was impaired, many children were unable to become literate and learn basic arithmetic functions in the correct period. A new moment, of adaptation for the school, parents and students, in which face-to-face classes were replaced by remote classes. Some factors contributed to this bad scenario, including the delay in adapting schools to new technologies, lack of didactics and parents' time, lack of equipment and internet for students, lack of motivation to attend classes and carry out the proposed activities. The aim of the study is to develop a web application that can fill gaps in student learning. Therefore, a qualitative and bibliographic research is carried out, necessary to identify the factors to develop an application with a web framework that uses database notions, practicing version control, to meet the requested proposal. The results show that there are ways to help teachers and students with low-cost technological tools.
KEYWORDS: Educational Site; Educational Games; Technological Adaptation.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1: Símbolo do Bootstrap 14
Figura 2: Esquema de funcionamento dos controles de versão 15
Figura 3: Logo Github 16
Figura 4: Logo do SQLite 16
Figura 5: Exemplo de domínio 17
Figura 6: Símbolo do Heroku 17
Figura 7: Etapas do Design Thinking 18
Figura 8: Resultado sobre a formação dos professores 20
Figura 9: Resultado sobre a faixa etária 20
Figura 10: Resultado sobre as matérias 21
Figura 11: Logotipo Aprenderkidszl 22
Figura 12: Protótipo da tela do jogo de formação de palavras 22
Figura 13: Protótipo da tela do jogo de operações matemática 23
Figura 14: Resposta da primeira questão 24
Figura 15: Resposta da segunda questão 25
Figura 16: Resposta da terceira questão 25
Figura 17: Tela de cadastro 26
Figura 18: Tela de criação de conta 27
Figura 19: Tela de inicio 27
Figura 20: Escolha do jogo 28
Figura 21: Jogo de operações matemáticas 28
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