Atividas Sistemas operacionais Unigran
Por: gto031 • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 684 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 2][pic 3]
Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 4º Turma: 2015-1
Disciplina: Engenharia de Software II
Professor: M.Sc. Marco Aurélio Freitas Santos
AULA 01 – INTERFACE HOMEM X MÁQUINA
Responda à pergunta a seguir com as suas palavras, expressando seu entendimento do assunto estudado.
1)No projeto da interface do sistema, algumas regras devem ser definidas com relação ao comportamento e apresentação física das interfaces. Cite as regras estudadas e dê a sua explicação sobre cada uma delas.
De acordo com o conteúdo estudado e exemplificado no vídeo da aula 01 existe uma serie de características desejáveis em uma interface:
Diversidade: a interface deve suportar todas as classes de usuário e ser capaz de identificar individualmente cada usuário e se adaptar a ele.
Complacência: A interface deve permitir que o usuário se recupere de situações de erro, deve também considerar que ele pode esquecer informações já apresentadas
Eficiência: A interface deve minimizar o esforço gasto para executar uma tarefa.
Conveniência: a interface deve permitir fácil acesso a todas as operações
Flexibilidade: a interface deve fornecer varias formas de realizar uma mesma tarefa.
Consistência: trata-se de algumas regras que a interface deve seguir, de forma bem definidas e conhecidas pelo usuário. Como organização de menus, atalhos, etc.
Prestimiosidade: a interface deve ser prestativa, fornecendo ajuda quando requisitada ou perceber que o usuário não esta conseguindo resolver uma determinada tarefa.
Imitação: a interface deve ser o mais próximo possível de um dialogo humano.
Naturalidade: a interface deve se comunicar com o usuário de forma natural, não exigindo conhecimentos específicos sobre a tarefa a ser realizada, a naturalidade na utilização do software deve fluir de forma que quando aparecer uma determinada mensagem no sistema o usuário entenda de forma imediata.
Satisfação: a interface deve satisfazer o usuário, não o frustrando, a resposta não deve ser demorada. A interface deve permitir que o usuário obtenha ajuda em qualquer ponto da interação e de forma satisfatória.
Passividade: a interface deve assumir um papel passivo, permitindo que o usuário obtenha controle total da interação e tenha essa sensação de controle, tendo acesso as ferramentas necessárias para auxiliar o usuário em qualquer necessidade.
...