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Atps Algoritmo

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.360 Palavras (14 Páginas)  •  198 Visualizações

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FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA SÃO BERNARDO.

TEC. GESTÃO DE TI – 2° ANO - 2014

[pic 1]

       ATIVIDADES PRÁTICAS  SUPERVISIONADAS

Prof.ª: Neide Silva Nascimento


Bruna Boccia                                RA: 8062803764

Jessica Muniz Guimarães                        RA: 8203946131

Julio Cesar Padova                                RA: 8403105563

Luiz Francisco Nery                         RA: 8087883287

Ricardo Cremonese                         RA: 8483194496

São Bernardo do Campo – São Paulo

2014


[pic 2][pic 3]

Sumário

Sumário

Sumário        

Etapa 1        

Passo 1:        

Tópico 1:        

Tópico 2:        

Tópico 3:        

Passo 2:        

Problema do Caminho Mínimo:        

Passo 3:        

Algoritmo 1        

Etapa 2        

Passo 2        

Algoritmo        

Passo 3:        

Etapa 3        

Pesquisa        

Vetor (Array)        

Matrizes        

Algoritimo        

Vetor        

Etapa 4        

Matriz        

BIBLIOGRAFIA        


Etapa 1

Passo 1:

Tópico 1:

O estudo da lógica visa dar ordem aos pensamentos, visto que corriqueiramente seu uso é associado à coerência e racionalidade. O uso da lógica em nosso dia-a-dia pode ser colocado em pauta a partir do momento em que, para o uso da fala ou escrita, utilizamos a lógica.  Já a lógica da programação utiliza algoritmos, que por sua vez são um conjunto de passos que visam atingir o objetivo definido.                        O algoritmo tem como meta representar fielmente a lógica envolvida na criação de um programa, por isso lógica da programação. Vamos a um exemplo de algoritmo:

  • Troca de Lâmpada:
  • Pegar uma escada;
  • Posicionar a escada abaixo da lâmpada;
  • Buscar uma lâmpada nova;
  • Subir na escada;
  • Retirar a lâmpada velha;
  • Colocar a lâmpada nova.

 Isso tudo pode parecer obvio em um primeiro momento, porém costumamos realizar esse tipo de atividade, que envolva lógica, a todo momento. Involuntariamente, todos seguimos um padrão, uma sequencia, pois acredita-se que todos seguiriam os mesmos passos.

Porém, se uma dessas variáveis tiver uma condição distinta, teremos a necessidade de uma verificação para a solução do problema. Isso se dá por meio de um teste:

Troca de lâmpada teste:

  • Pegar uma escada;
  •  Posicionar a escada abaixo da lâmpada;
  •  Buscar uma lâmpada nova;
  •  Acionar o interruptor;
  •  Se a lâmpada não acender, então;
  •    Subir na escada;
  •    Retirar a lâmpada queimada;
  •    Colocar a lâmpada nova.

Mais ainda, essa ação pode estar ligada a condição da lâmpada acender ou não, e nesse caso prossegue-se com os testes. Mas para o código ser finito, podemos definir uma variável que determine uma relação entre o fato de a luz acender ou não aos próximos testes ou o fim do código, ficaria parecido com:

  • Se a lâmpada não acender, faça
  • Retirar a lâmpada queimada
  • Colocar a lâmpada nova

Dentre todos os testes possíveis, encontram-se muitas variáveis, como verdadeiro ou falso, que determinam quando uma segunda ação é necessária para a conclusão do processo.

Analisando o fluxograma a seguir, podemos concluir quais passos são necessários para o termino da atividade em questão e onde as ações são dispostas.

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Tópico 2:

Tipos primitivos:

Os dados são como números, datas ex: 11 de setembro, porém a informação é vinculada a essa data, o dia do atentado terrorista ao World Trade Center, quando apresentada a informação, estamos agregando valor aos dados. Esses dados podem ser:

Inteiro: Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto de números inteiros relativos (negativa, nula ou positiva)

Real: Toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto de números reais relativos (Negativa, nula ou positiva)

Caractere:Toda e qualquer informação composta de um conjunto de caracteres alfanuméricos: numéricos (0...9), alfabéticos (a...z) e especiais (%, #, &...)

Lógico: Toda e qualquer informação que pode assumir apenas duas situações (Biestável) como: aberto ou fechado.

Constantes: Entende-se por constante, um dado que não é mutável, que não sofre alteração com o tempo. O que pode ser alterado é seu valor, como “verdadeiro ou falso”.

Variável:Um dado apresentado que tem variações, como por exemplo: peso, cotação monetária e etc.

Na construção de um algoritmo, constantemente nos deparamos com esse tipo de situação, por exemplo: no calculo da área de uma circunferência, o valor de pi (π) é sempre 3,1416... e o raio pode mudar de acordo com o diâmetro da circunferência.

...

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