Atps de programação estruturada 1
Por: RCBBLT • 4/10/2015 • Relatório de pesquisa • 2.492 Palavras (10 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1]
Programação estruturada I
Prof.Murilo
Rafael Berlato RA: 84063811129
Ricardo Campos RA: 8490246483
Rodrigo D. Pompeu RA: 8062780180
Wesley Araújo RA: 8063811129
William RA: 8489238711
Sumário
Apresentação…………………………………………………….03
Capítulo 1…………………………………………………………04
1.1 – Planejamento inicial………………………………………..04
1.2 – Esboço em pseudocódigo………………………………...05
Capítulo 2…………………………………………………………06
2.1 – Comando system();………………………………………..06
Capítulo 3…………………………………………………………07
3.1 – Telas do aplicativo………………………………………….07
3.2 – Código fonte………………………………………………...09
3.3 – Comandos…………………………………………………..13
Capítulo 4…………………………………………………………
4.1 – Algoritmos avançados………………………………………
4.2 – Fatorial……………………………………………………….
4.3 – Exponenciação……………………………………………..
4.4 – Raiz quadrada………………………………………………
Capítulo 5…………………………………………………………
5.1 – Algoritmo avançado………………………………………..
5.2 – Código fonte final…………………………………………..
5.3 – Estruturas de interação……………………………………
5.4 – Estruturas de dados compostos………………………….
Apresentação
Esse documento tem como objetivo demonstrar a aplicação da linguagem de programação C, para o desenvolvimento de software, e será utilizado como exemplo o desenvolvimento de uma calculadora, abordando desde suas operações básicas: Adição, subtração, multiplicação e divisão. Até as suas operações mais complexas como: Fatorial, exponenciação e raiz quadrada.
Planejamento inicial
Nosso projeto está todo separado por funções, cada função, no entanto, utiliza quantas variáveis forem necessárias para executar o calculo, por exemplo a nossa função soma utiliza-se de apenas três variáveis, uma para cada número a ser somado e uma para guardar o valor do calculo e retornar ao usuário. Todas as funções contém o comando “CLS” para assim que o resultado for retornado ao usuário a tela será limpada apenas com o menu inicial da calculadora novamente, dando a opção para realizar outros cálculos ou simplesmente sair do aplicativo.
Esboço
Aqui daremos um “resumo” do código simples criado, em português estruturado.
adicao();
subtracao();
multiplicacao(); (Declaração das funções de calculo.)
divisao();
potencia();
raiz();
porcento();
int op; (Declara uma variável do tipo inteira que guardará o tipo da operação escolhida pelo usuário.)
enquanto (op != 8) (Laço de repetição que ira repetir o código enquanto o valor de entrada do usuário for diferente de 8, ele ficará executando, assim que o usuário digitar a opção 8 ele sai do laço e encerra o programa)
escreva(“Escolha a operação a ser realizada: 1-Adição 2-Subtração 3-Multiplicação 4-Divisão 5-Potenciação 6-Raiz quadrada 7-Porcentagem 8-Sair”) (Imprime uma mensagem na tela para o usuário dando a ele opções de cálculos a serem realizados ou a opção de sair, e qualquer valor digitado que não esteja entre 1 a 8, ele pede para digitar uma opção válida, e retorna ao início)
leia(op) (Guarda o valor escolhido pelo usuário na variável “op”)
escolha(op) (Escolhe a variável “op” e o valor que está guardado nela)
caso1,caso2...(São os casos, ou seja, caso o valor digitado pelo usuário seja 2 por exemplo ele entra no caso 2 e executa uma sequência de comandos no casso do nosso aplicativo a subtração)
O comando system();
O comando system(); serve para usar alguns comandos do próprio SO (sistema operacional), seria uma série se comandos prontos, para não ter necessidade de criar um código. Por exemplo o comando “system(“CLS”);” serve para limpar a tela, vamos supor que não existisse esse comando, você teria que criar um código inteiro somente para limpar a tela, já parou para pensar na dificuldade que seria? Então simplesmente usamos system();. Em nosso aplicativo foram usados apenas dois comandos de system();:
system(“CLS”);
Como dito a cima serve para limpar a tela, por exemplo o usuário escolhe a opção soma, informa os 2 números a serem somados e tem o resultado na tela, ai ele decide fazer outra operação, sem o system(“CLS”); toda a operação anterior permaneceria na tela, não importa quantas operações o usuário fizer elas vão ficando todas na tela.
system(“PAUSE”);
Esse comando serve para manter a tela parada, sem ele quando o aplicativo lhe retornasse o resultado de uma operação ele logo em seguida sairia da tela, o compilador entende que o código acabo e sai, o system(“PAUSE”); mantém a tela parada e da uma mensagem ao usuário “Pressione qualquer tecla para continuar….” e assim que o usuário pressionar uma tecla o programa encerra.
...