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Atps programação estruturada 1

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  8.845 Palavras (36 Páginas)  •  226 Visualizações

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01 De Dezembro de 2014

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Atividades Práticas Supervisionadas

CST Em Análise E Desenvolvimento De Sistemas

Programação Estruturada I


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01 De Dezembro de 2014

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Atividades Práticas Supervisionadas

CST Em Análise E Desenvolvimento De Sistemas

Programação Estruturada I

ALUNOS:

André Rinaldi Costa – RA 8403990684

Anderson Oliveira – RA 9902002352

Fernanda Moriel Gazola Alves – RA 8634250516

Luís Ricardo dos Santos Prado – RA 8406123532

Paulo Eduardo Bassan – RA 8818335984

Professor Michel Fontana[pic 4]

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“A arte de programar consiste em organizar e dominar a complexidade.” Edsger W. Dijkstra[pic 7]

Sumário

Introdução        

Relatório 1 – Planejamento Inicial        

Esboço do Programa        

Item 1 – Tela Inicial        

Item 2 - (+) – Soma        

Item 3 - (-) – Subtração        

Item 4 - (*) – Multiplicação        

Item 5 - (/) – Divisão        

Item 6 - (E) – Exponenciação        

Item 7 - (R) – Raiz Quadrada        

Item 8 – (P) – Porcentagem        

Relatório 2 – Comando System()        

Relatório 3 – Aplicativo Básico        

Telas do Programa        

Código Fonte        

Relatório 4 – Algoritmos Avançados        

Raiz Quadrada        

Fatorial        

Exponenciação        

Relatório 5 – Aplicativo Final        

Telas dos programas        

Código Fonte        

Conclusão        

Bibliografia        

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Introdução

O desafio proposto neste ATPS, é elaborar uma calculadora em aplicativo, sendo ela em linguagem C.

Foi explorado o uso de estruturas e comandos abordados na disciplina de programação estruturada, elaborando um projeto que integre esses comandos de forma básica, contudo funcional.

Para uma facilidade no desenvolvimento e na compilação do programa em C, o Dev-C++, aplicativo utilizado para desenvolver o ATPS, oferece um espaço que integra um simples editor de textos a um compilador para linguagem C.


Relatório 1 – Planejamento Inicial

Esboço do Programa

Itens

1

Tela incial

5

(/) – Divisão

2

(+) – Soma

6

(E) – Exponenciação

3

(-) – Subtração

7

(R) – Raiz Quadrada

4

(*) – Multiplicação

8

(P) – Porcentagem

No nosso programa denominado de calculadora, podemos dizer que há uma série de funções, sendo todas elas matemáticas. Listadas abaixo:

Item 1 – Tela Inicial

Variáveis: cOpcao do tipo caractere. Ações:

  • Escrever na tela as funções do sistema: soma, subtração, multiplicação, divisão, exponenciação, raiz quadrada e porcentagem.
  • Solicitar e armazenar a opção desejada pelo usuário(cOpcao).

Item 2 - (+) – Soma

Variáveis:  fN1, fN2 e fR1 do tipo float. Ações:

  • Solicitar e armazenar o primeiro valor (fN1).
  • Solicitar e armazenar o segundo valor (fN2).
  • Realizar o cálculo e armazenar o resultado (fR1).
  • Apresentar o resultado na tela (fR1).

(+) – Soma: onde o usuário deverá inserir dois números para que seja efetuada uma operação de soma, ela utiliza três variáveis em sua função, sendo uma para receber o primeiro valor, outra para receber o segundo e a última para armazenar o resultado. Sendo decidido em consenso na equipe que, a variável que mais se adequa a essa operação é a ‘float’, que por sua vez permite que usuário digite algarismos com casas decimais, para a leitura desta variável é necessário que coloquemos no programa ‘%f’, assim o compilador faz com que o sistema receba os valores.


Item 3 - (-) – Subtração

Variáveis:  fN1, fN2 e fR1 do tipo float. Ações:

  • Solicitar e armazenar o primeiro valor (fN1).
  • Solicitar e armazenar o segundo valor (fN2).
  • Realizar o cálculo e armazenar o resultado (fR1).
  • Apresentar o resultado na tela (fR1).

(-) – Subtração: onde o usuário deverá inserir dois números para que seja efetuada uma operação de subtração, ela utiliza três variáveis em sua função, sendo uma para receber o primeiro valor, outra para receber o segundo e a última para armazenar o resultado. Sendo decidido em consenso na equipe que, a variável que mais se adequa a essa operação é a ‘float’, que por sua vez permite que usuário digite algarismos com casas decimais, para a leitura desta variável é necessário que coloquemos no programa ‘%f’, assim o compilador faz com que o sistema receba os valores.

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