Circuitos Digitais
Por: mozart663 • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.043 Palavras (9 Páginas) • 338 Visualizações
Anhanguera Educacional
Ciência da Computação
Circuitos Digitais
Relatórios de 1 Elementos Lógicos
Prof. Sérgio
Campinas
Data de Entrega: 09/04/2015
Apresentação ou Publicação: Local
Nome: Eurico Luis Raimundo RA: 1299107066
Guilherme Manzini Proença RA: 8098937238
Cristian Goeth Ferreira RA: 8689308858
Jean Willian Lopes Nascimento RA: 8411136925
Caio Rocha da Silva RA: 991115564
Sumário
1.1 Principais parâmetros de cada sensor
1.1.1 Sensor de umidade do solo
1.1.2 Sensor de temperatura
1.1.3 Sensor de luminosidade
1.1.4 Sensor de umidade relativa do ar
1.1.5 Conclusão sobre o uso dos sensores para estufa
1.2. Implementação da função
1.2.1. Relatório sobre tabela verdade e expressão booleana
1.2.2 Tabela verdade
1.2.3 Expressão Booleana
1.2.4. Circuito combinacional
Referencia
1. Elementos Lógicos
1.1 Principais parâmetros de cada sensor
1.1.1 Sensor de umidade do solo
Um sensor de umidade do solo tem como função “monitorar”. Mas monitorar o que?
Por exemplo: há sensores que fazem uso de submersão em ouro que preserva o nível de oxidação. Podem também tomar parte na leitura do contingente de umidade do solo.
Um sensor de umidade do solo como o EC-5, além de ter um baixo custo, ele é um aparelho de fácil instalação e mede o teor de água seja em qualquer via hidropônica. Tem a capacidade de estabelecer o CVA (Conteúdo Volumétrico de Água) fazendo uso devido da constante dielétrica que tem como meio de utilização a capacitância e frequência.
O 10HS é outro sensor de umidade. Tem uma área de influência de 1 litro. Sua frequência é de 70 MHz (idem EC-5).
Os 5 TE são muito utilizados em lugares com restrição de água. Ele monitora os níveis de sais pela condutividade elétrica, faz a medição da temperatura através de um termissor onboard, e realiza condução eletricidade por meio de um aglomerado de eletrodos de aço inoxidável.
Os 5 TM são sensores de umidade que assim como os 5 TE informa a temperatura através de um transmissor onboard. De material resistente poderá ser fincado direto no solo. É muito utilizado em laboratórios, campos e casas de vegetações.
Figura 1 sensor 5TM
[pic 1]
Fonte: www.decagon.com.br
1.1.2 Sensor de temperatura
Podemos dizer que um sensor de temperatura é o mesmo que um transdutor (recebe sinal e retransmiti) que quando exposto a uma oscilação de temperatura ele retorna uma resposta conforme o mesmo.
Um dos sensores mais popular é o LM35 desenvolvido pelo NS (National Semicondutor). Esse tipo de sensor de forma CI (Circuito Integrado) tem uma saída tensional equivalente à temperatura total que está atuando sobre ele. Umas das grandes vantagens de usar esse tipo de sensores, é que em vez de serem em Célsius ele são em Kelvin, o que a rebote faz com que o usufrutuário não necessite realizar uma omissão muito ampla de voltagem constante.
Ele (LM35) opera em 4 a 30 volts, tem baixa impedância de saída de 0,1 ohms que corresponde a uma carga de 1 mA, não precisa de calibração externa (trimming) para que se possa obter uma alteração de temperatura de ¼ ° Celsius ou quiça de ¾° de Celsius.
Usa-se sensores de temperatura para refrigeração de alimentos, manejos de processos comerciais e industriais, forno de fusão, em destilação de bebidas e etc.
Figura 2 sensor LM35
[pic 2]
Fonte: http://www.learningaboutelectronics.com
1.1.3 Sensor de luminosidade
O sensor de luminosidade tem como finalidade a regulagem do funcionamento de um dispositivo elétrico, mediante uma determinada quantia de luz que se irradia pelo local.
O senso LDR (Light Dependent Resistor) ou (Resistor Dependente da Luz) tem sua resistência contraria equivalente à quantia de luz que atinge a superfície do mesmo (sensor). Isso é sua resistência é elevada mais ou menos para 1000.000 ohms, todavia quando é iluminada com feixe de luz, a mesma cai ligeiramente. Isso se deve ao fato de que se a luz que afeta o semicondutor tiver frequência suscetível, os fótons que atingem esse semicondutor iram disponibilizar elétrons à parte condutora fazendo assim melhorar a condução e logo subtrair parte da resistência.
Pode-se usar esse tipo de sensor para a economia de energia, a iluminação de locais que tanto podem ser fechados como abertos, usa-se muito também no funcionamento de dispositivos de pequeno, médio e grande capacidade, tendo em pauta que nos pequeno porte será diretamente e nos de médio e grande porte indiretamente.
Figura 3 Sensor sem efeito de luz
[pic 3]
Fonte: www.technologystudent.com
Figura 4 Sensor com efeito de luz
[pic 4]
...