Conceito de FURPS
Por: PabloFagundes • 3/6/2017 • Resenha • 483 Palavras (2 Páginas) • 1.474 Visualizações
FURPS
O termos FURPS é um acronimo que representa um modeo usado para classificaçao de atributos de qualidade de software, requisitos funcionais e não funcionais.
O que são requisitos funcionais?
Em Engenharia de Software, um requerimento funcional define uma função do software. Uma função é descrita como um conjunto de entradas, comportamento e saídas.
Requisito Funcional pode ser um cálculo, detalhes técnicos, manipulação de dados, processamento e outras funcionalidades que definem o que um sistema deve fazer.
O que é um Requisito Não-Funcional?
Requisito não-funcional, por sua vez, é um requerimento que especifica critérios que podem ser usados no modo em que um sistema opera, e não em comportamentos específicos do mesmo.
De maneira geral, requisitos funcionais especificam O QUE um sistema deve FAZER. Enquanto requisistos não-funcionais especificam COMO um sistema deve SER.
A sigla significa:
F de FUNCIONALITY que significa FUNCIONALIDADE, representa os requisitos funcionais do sistema, ao quais devem, teoricamente, estar todos documentados. Essa categoria tem varias subcategorias, que variam de acordo com a aplicaçao.
U de USABILITY que significa USABILIDADE, representa a interface sistema-usuario, avalia prevençao de erros, estetica, design, ajudas, documentaçao, padroes, consistencia. Por exemplo, uma imagem que não carrega em um website pode ser considerado um erro de usabilidade.
R de RELIABILITY que significa CONFIABILIDADE, representa a eficiencia e o indice de falhas do sistema, refere-se a integridade, conformidade, interoperabilidade do software, disponibilidade, exatidao, poder de recuperaçao após falhas, mesmo aqueles mais proximos de serem inertes a falhas, devem ter poder de recuperaçao imediato após uma falha critica. De outra forma, o sistema ficaria indisponivel por tempo indeterminado, e causaria muitos transtornos ao seu usuario final.
P de PERFORMANCE que significa DESEMPENHO, representa tempos de resposta e capacidade de processamento do sistema, avalia basicamente desempenho do software sob varios aspectos, entre eles:tempo de resposta, consumo de memoria, utilizaçao da CPU, capacidade de carga, disponibilidade da aplicaçao.
S de SUPPORTABILITY que significa SUPORTABILIDADE, representa basicamente os esforços necessariso para manutençao e configuraçao do sistema. Por exemplo, possibilidade de testes no sistema, adaptabilidade, facilidade de manutençao do sistema, compatibilidade e portabilidade, facilidade de configuraçao e customizaçao, entre outros.
Alem disso temos ainda o FURPS+ que é uma evoluçao do FURPS. O “+” no final da sigla engloba outras categorias para classificar os atributos de qualidade do software, sendo elas:
- Restriçoes de design: especifica ou restringe o processo de design do sistema, como: linguagem de programaçao, processo de software uso de ferramentas de desenvolvimento, biblioteca de classes, padroes de design, etc.
- Requisitos de implementaçao – especifica ou restringe o codigo ou a construçao de um sistema, por exemplo: padroes obrigatorios, linguagem de implementaçao, politicas de integridade de banco de dados, limites de recursos, ambiente operacional.
...