Conceitos Usabilidade
Por: guizi91 • 31/3/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 664 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Introdução a usabilidade
Usabilidade é a facilidade de uso e capacidade de aprendizado de um objeto feito pelo homem. O objeto de uso pode ser um aplicativo de software, site, livro, ferramenta, máquina, processo ou qualquer coisa que um ser humano interage. Um estudo de usabilidade pode ser conduzido como sua função primaria por um analista de usabilidade, ou como sua função secundária por designers, escritores tecnicos, pessoal de marketing entre outros. É amplamente utilizado em produtos eletrônicos de consumo, comunicação e objetos de transferência de conhecimento (como um livro de receitas, um documento ou uma ajuda on-line) e objetos mecânicos, como uma maçaneta ou um martelo.
A Usabilidade inclui métodos de medição para a mesma, tais como análise de necessidades e estudo dos princípios por trás da eficiência ou elegância percebida de um objeto. Na interação humano-computador e ciência da computação, usabilidade estuda a elegância e clareza com que a interação com um programa de computador ou um site (usabilidade web) é projetado. Usabilidade é diferente de satisfação do usuário e experiência do usuário, pois a usabilidade também considera utilidade.
Conceitos básicos
A noção primária de usabilidade é que um objeto projetado com a psicologia e a fisiologia dos usuários generalizadas em mente é, por exemplo:
- Mais eficiente para usar: leva menos tempo para realizar uma determinada tarefa
- Mais fácil de aprender: operação pode ser aprendida através da observação do objeto
Mais gratificante para usar.
Usabilidade Web
Usabilidade Web é a facilidade com que se usa um website. Alguns objetivos gerais de usabilidade são a apresentação de informações e escolhas de uma forma clara e concisa, a falta de ambiguidade e a colocação de itens importantes em áreas apropriadas. Um elemento importante de usabilidade na web é garantir que o conteúdo funcione em vários dispositivos e navegadores. Outra preocupação para a usabilidade é garantir que o site é apropriado para todas as idades e sexos.
Na Web, a usabilidade é uma condição necessária para a sobrevivência. Se um site é difícil de usar, as pessoas saem. Se a página não indica claramente o que a empresa oferece e que os usuários podem fazer no site, as pessoas saem. Se os usuários se perder em um site, eles saem. Se as informações de um site é difícil de ler ou não responder a perguntas fundamentais dos usuários, eles saem. Podemos notar que há um padrão aqui. Não há tal coisa como um usuário lendo um manual de website ou de outro modo de passar muito tempo tentando descobrir uma interface. Há uma abundância de outros sites disponíveis. O abandono é a primeira linha de defesa quando os usuários encontram uma dificuldade.
Usabilidade é uma preocupação para os comerciantes por causa de seu potencial impacto, positivo ou negativo, sobre métricas de marketing, tais como taxas de conversão, que por sua vez afetam a rentabilidade.
A primeira lei do e-comercial é que se um usuário não pode achar um produto, ele também não pode comprar.
Para uma rede interna de uma empresa, a usabilidade é uma questão de produtividade dos funcionários. Usuários que desperdiçam tempo perdidos em sua rede interna ou ponderando instruções difíceis é dinheiro que você perde, é como se você pagasse seu funcionário para não realizar nada de produtivo.
...