Conceitos para utilização de Threads em Java
Por: marcelo rodrigo da silva rocha • 13/10/2015 • Relatório de pesquisa • 830 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
Conceitos para utilização de Threads em Java
- Java oferece na sua interface de programação a classe Thread através da qual o programador pode dotar objetos de fluxos de execução independentes.
- Da classe são herdados três métodos cujo uso é associado a manipulação de threads: run, start e join.
Método Run
- É um método virtual na classe thread, devendo ser implementado pela classe do usuário com o serviço que deve ser executado pela thread a ser criada.
Métodos Start e Join
- São implementados pela própria classe thread. Permitem iniciar a execução de uma nova thread e sincronizar com o seu termino.
- A função a ser executada pela thread é definido por um método de uma classe.
- Para executar uma thread é necessário a criação de um objeto da classe que especializa a classe Thread.
- Os métodos start e join são invocados no objeto, e o método RUN invocado implicitamente por start.
Class ThExemplo extends Thread{
Public ThExemplo(){ }
Public void Run() {implementação do serviço}
}
Public void static main(String [] args){
ThExemplo A= new ThExemplo();
B= new ThExemplo();
A.Start();
B.Start();
Try{
A.join();
}catch(Exception e){
}
Try{
B.join();
}catch(Exception e){}
- O controle de execução de seções criticas é garantido por um mecanismo de monitores.
- Ele garante que determinada seção de código será executada por apenas uma thread em um determinado instante de tempo.
Sincronização em nível de objeto
- Garante que apenas uma thread possa executar métodos dentro do escopo de um objeto.
- Faz uso(Implicito) do ponteiro this, permitindo que o objeto sirva uma única thread por vez.
Class Buffer{
Private pilha p;
Public Buffer(){p = pilha();}
Syncronized public void insere(Object _o){
p.push(_o);
}
Syncronized public object retira(){
Return p.pop();
}
}
- Classe Buffer representa uma área de memória compartilhada entre duas Threads.
- Insere e retira consistem em métodos que atuam sobre uma memória compartilhada (seção crítica).
- Syncronized garante que somente uma thread vai executar o código correspondente a um dos métodos de um determinado objeto buffer.
- Se existir dois objetos buffer criados em um programa, ambos poderão executar ao mesmo tempo seus respectivos métodos insere e retira.
- Um mesmo objeto que esteja sendo utilizado ao mesmo tempo por duas threads não poderá ter os métodos insere e retira executando ao mesmo tempo.
Sincronização em nível de Classe
- Garante que apenas um thread possa executar métodos dentro do escopo de uma classe.
- Uma Classe pode possuir atributos de classe, necessitando de controle de sincronização a nível de classe.
- Para garantir a exclusividade de execução de threads no escopo de uma classe, faz-se uso de métodos static.
Class Buffer{
Private static pilha p;
Initialize{p= new pilha();}
Public Buffer(){}
Syncronized static public void insere(object _o){
p.push(_o);
}
Syncronized static public Object retira(){
Return p.pop();
}
}
- A classe buffer define que a área de dados a ser compartilhada entre produtores e os consumidores é um atributo de classe.
- Todos os produtores e consumidores compartilharão a mesma área de dados.
- O escopo deste atributo é a classe, não podendo ter seu acesso protegido no escopo de um objeto, mas deve ser protegido considerando a execução de todos os produtores e consumidores que venham a ser construídos.
Sincronização em nível de Bloco
- Garante que apenas uma thread possa executar o conjunto de instruções definidas dentro do escopo de bloco.
- Para controlar a execução de uma seção critica definida por um bloco, é utilizado um mecanismo de sincronização apoiado em um objeto auxiliar.
- Este objeto auxiliar pode ser um objeto qualquer, mas a garantia de correção semântica é de responsabilidade do usuário que deve utilizar sempre o mesmo objeto para blocos que compartilham um mesmo dado.
- O único cuidado é que este objeto não seja null e deve ser evitado seu uso dentro da seção critica.
Class Buffer{
Private object mon;
Private pilha p;
Public Buffer(){
P = new pilha();
Mon = new object();
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