DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE
Por: jrnovidades • 20/7/2015 • Trabalho acadêmico • 10.052 Palavras (41 Páginas) • 591 Visualizações
[pic 1]
4º/5º Ciência da Computação (CC)
Atividades Práticas Supervisionadas (APS)
“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE”
Alunos: RA:
Lucas Mauri Nascimento B614HF-8
Mairon Henrique Fernandes B682BI-4
Índice
- Objetivo
- Motivação do Trabalho
- Introdução
- Como Utilizar
- Fundamentos da comunicação de dados em rede (conceitos gerais)
- Plano de desenvolvimento da aplicação (elementos e ferramentas que serão utilizadas)
- Projeto do Programa
- Relatório com Linhas de Código
- Apresentação do Programa Funcionando em um Computador
- Bibliografia
1.Objetivo
Criar um chat usando a linguagem JAVA para que duas ou mais pessoas possam se comunicar utilizando o protocolo TCP/IP, usando sockets de Berekeley.
2.Motivação do Trabalho
O objetivo do trabalho é nos proporcionar uma maior aprendizagem da linguagem JAVA, que é muito utilizada no ambiente de trabalho da nossa área, e do ambiente de desenvolvimento NetBeans IDE.
Queríamos desenvolver um chat onde um usuário pudesse, com facilidade e rapidez, enviar e receber mensagens de outros usuários conectados à uma mesma rede, como por exemplo em um ambiente de trabalho com vários departamentos onde economizaria, e muito, o tempo gasto para comunicação entre diferentes departamentos. Poderia economizar também no custo caso essa comunicação fosse feita por telefone.
3.Introdução
O projeto é um chat desenvolvido em JAVA no ambiente NetBeans IDE 8.0.2, cuja finalidade é possibilitar a comunicação entre duas ou mais pessoas conectadas em uma mesma rede. O projeto são duas aplicações onde uma o usuário se conecta com o servidor e depois ele entra na aplicação cliente onde ele coloca o seu nome ou seu apelido de usuário, não é necessário cadastro para o usuário entrar no chat, o usuário tem na sua tela do chat a possibilidade de se conectar ou desconectar.
No seu lado direito ficam os usuários que estão onlines e são também os que irão receber suas mensagens ou envia-las para o proprio.
4.Como Utilizar
Deve-se colocar o IP da máquina em que ficará o servidor na chamada de sockets na classe clienteservice da aplicação cliente, alterando diretamente no código fonte, feito isso pode-se utilizar o chat se conectando com o servidor e depois iniciar a aplicação cliente. Caso isso não seja feito a aplicação se conectará, mais não conseguira se comunicar com outros computadores.
Para se conectar ao chat o usuário deve primeiro executar a aplicação servidor, à qual verificará se ele está conectado à uma rede, retornando uma confirmação, logo após isso ele poderá entrar no chat para enviar suas mensagens aos outros usuários e recebê-las também.
5.Fundamentos da comunicação de dados em rede (conceitos gerais)
5.1Topologia de Redes
A maneira com que as redes de computadores são interligadas é um ponto importante, pois dispositivos podem ser interconectados de várias formas envolvendo tanto o ponto de vista físico, como o logico. A topologia física refere-se ao layout físico e ao meio de conexão dos dispositivos de redes, ou seja, como eles são conectados, esses dispositivos que formam a estrutura de uma rede são chamados de nós ou nodos. A topologia logica é a forma com que nós se comunicam através de transmissão.
5.1Topologia Físicas
5.1.1Ponto a Ponto
É a topologia mais simples e pode ser representada por dois computadores interligados entre si, através de um meio de uma transmissão qualquer. A topologia ponto a ponto é a base para a formação de novas topologias, com a inclusão de outros nós em sua estrutura.
5.1.2Barramento
No barramento, todos os nós estão ligados ao mesmo meio de transmissão, onde o tempo e a frequência são importantes para a transmissão dosa dados. Todos os nós que estão ligados a barra, podem “ouvir” as informações que estão sendo transmitidas, o que facilita o uso de aplicações que necessitam da difusão de mensagens para múltiplas estações.
O desempenho da topologia em barra é determinado pelo número de estações conectadas, meios de transmissões utilizados, trafego, entre outros fatores.
5.1.3 Anel ou Ring
A topologia em anel é formada por nós conectados através de um percurso fechado, onde o sinal circula na rede passando por cada estação. Essas estações fazem o papel de repetidoras e retransmitem o sinal até que o destinatário seja encontrado.
5.1.4 Estrela
A topologia em estrela é formada por diversas estações conectadas a um dispositivo central e toda a comunicação é supervisionada por esse nó central. A unidade central tem o poder de determinar a velocidade de transmissão entre o transmissor e o receptor e converter sinais transmitidos por protocolos diferentes, o que permite a comunicação entre redes de fabricantes distintos.
5.1.5 Árvore
É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si, essa ligação é feita através dos seus nós centrais. É utilizada principalmente na ligação d Hub’s e repetidores, conhecida também como cascateamento.
5.1.6 Estrutura Mista ou Hibrida
É uma mistura de topologias, que tem como características as ligações ponto a ponto e multiponto e com isso se obtém redes complexas proporcionando um maior número de recursos. A estrutura mista pode conter a topologia anel, estrela, barra e etc.
5.1.7 Grafo
A topologia em grafo engloba características de várias topologias, e cada nó da rede possui uma rota alternativa que pode ser usada em caso de falha ou congestionamento. Essas rotas são traçadas por nós, que tem a função de rotee endereços que não pertencem a sua rede.
5.1.8 Ethernet
A Ethernet é a tecnologia mais utilizada em redes locais, ela pode ser encontrada em topologias tipo estrela que é composta por ligações utilizando cabeamento par trançado e uma unidade central e em topologias do tipo barramento com a utilização de cabo coaxial.
...