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Desenvolvimento Ferramenta Comunicação em Rede

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.611 Palavras (23 Páginas)  •  290 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANDRE LEANDRO CRUZ RIBEIRO, RA: N331FE-3

LUI PACÍFICO VALENTE, RA: D664JF-7

LUIZ HENRIQUE SOUZA DE ALMEIDA, RA: N2727D-0

 

DESENVOLVENDO UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

 

 

 

 

 MANAUS 2020

ANDRE LEANDRO CRUZ RIBEIRO RA: N331FE3

LUI PACÍFICO VALENTE, RA: D664JF7

LUIZ HENRIQUE SOUZA DE ALMEIDA, RA: N2727D0  

 

 

 

 

 

 

 

 

DESENVOLVENDO UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

         

 

Trabalho apresentado ao Curso Ciências da Computação da Universidade Paulista - UNIP, como requisito para obtenção de nota para a matéria de atividades práticas supervisionadas.

Professor (a): Gilberto Andrade da Silva

 

 

 

MANAUS 2020

SUMÁRIO

  1. OBJETIVOS.......................................................................................................3
  1. Objetivo geral..............................................................................................3
  2. Objetivos específicos..................................................................................3 2 INTRODUÇÃO...................................................................................................3
  1. FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO EM REDES.........................................5
  1. Eficiência....................................................................................................5
  2. Componentes.............................................................................................5
  3. Transmissão...............................................................................................6
  4. Sentido da transmissão..............................................................................7
  5. Modos de transmissão...............................................................................8
  6. Sincronização.............................................................................................9
  7. WebSockets..............................................................................................10
  1. PLANO DE DESENVOLVIMENTO..................................................................11
  1. Javascript..................................................................................................11
  2. NodeJs......................................................................................................12
  3. Bibliotecas utilizadas................................................................................13
  1. EXPRESS..........................................................................................13
  2. NUNJUCKS.......................................................................................13
  3. MONGOOSE.....................................................................................14
  4. SOCKET.IO.......................................................................................14
  1. MongoDB..................................................................................................14
  2. JQuery......................................................................................................15
  1. PROJETO DO PROGRAMA............................................................................15
  1. MVC..........................................................................................................15
  1. CAMADA DE MODELO (MODEL)....................................................15
  2. CAMADA DE APRESENTAÇÃO (VIEW)..........................................16
  3. CAMADA DE CONTROLE (CONTROLLER)....................................16
  1. Funcionamento da aplicação....................................................................17
  2. Funcionamento do socket.io.....................................................................19 6 CÓDIGO FONTE DA APLICAÇÃO..................................................................21

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................26

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL
  1. objetivo do trabalho é mostrar as etapas para construir uma aplicação decomunicação em tempo real usando tecnologias atuais, expor também quais ferramentas foram usadas no processo de desenvolvimento e ainda falar um pouco sobre os fundamentos da comunicação em redes.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Mostrar assuntos relacionados a comunicação em rede
  • Discorrer sobre as ferramentas usadas no desenvolvimento da aplicação.
  • Mostrar as etapas do desenvolvimento por meio textual e visual.
  1. INTRODUÇÃO

O mundo a cada dia se atualiza, e a área da informática é extremamente influenciada por isso, novas tecnologias surgem a cada instante e isso é um fator benéfico para todos.

A humanidade em si, tem essa necessidade de se comunicar. Em todas as culturas ao longo da história existia alguma maneira de comunicação entre os povos, exemplos como mensageiros que corriam através de estradas na época medieval para entregar mensagens a outros reinos, ou também pombos correios fazendo o elo entre as pessoas, ou até mesmo cartas são exemplos que nós humanos adquirimos para nos comunicar ao longo do tempo. porém, como nem tudo é para sempre, conforme as tecnologias avançam logicamente iremos usar.

Hoje em dia com a tecnologia no seu auge, temos diversas formas de se comunicar com as pessoas, não é necessário nem mesmo esperar dias para uma carta chegar até o seu destinatário. atualmente temos a comunicação em nossas mãos, com alguns cliques já conseguimos falar com quem queremos.

Uma das formas mais usadas hoje em dia, são comunicações em tempo real, o tempo é algo valioso hoje, e isso é um ponto que as pessoas esperam em aplicações de comunicação, e como citado sobre novas tecnologias iremos falar sobre uma tecnologia que surgiu alguns anos atrás, ela é chamada de WebSockets, seu funcionamento e detalhes serão expostos melhor nos próximos capítulos, um atento para o websockets, pois, é uma tecnologia que permite a comunicação bidirecional por canais fullduplex sobre um único soquete TCP.

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