O Desenvolvimento de uma ferramenta para comunicação em rede
Por: Daiane.dr.rosa • 18/11/2017 • Trabalho acadêmico • 5.977 Palavras (24 Páginas) • 1.030 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
Daiane Rosa Pereira – C48357-5
Samara Paula dos Santos - C7510F-4
Atividades Práticas Supervisionadas (APS)
Desenvolvimento de uma ferramenta para comunicação em rede.
Atividades Práticas Supervisionadas para o
5º Semestre do Curso Ciência Da Computação
apresentado a Disciplina: Redes de Computadores
da Universidade Paulista - UNIP
Orientador: Gilberto
CAMPINAS, 2017[pic 2]
ÍNDICE
1- OBJETIVO 1
2- INTRODUÇÃO 2-3
3- FUNCIONAMENTO DO CHAT 4
3.1- Menu 4
3.2- Tela Servidor 5
3.3- Tela Cliente 6
3.4- Tela de Login 7
3.5- Tela de Cadastro 8
4- PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO CHAT 9
4.1- JUSTIFICATIVA DE LINGUAGEM 9
4.2- PLATAFORMA 9
4.3- LAYOUT E DESIGN 9
4.3.1- Área de design 10
4.3.2- Navegador 11
4.3.3- Paleta 11
4.3.4- Propriedade 12
4.3.5- JFrame 13
4.3.6- JButton 13
4.3.7- JLabel 13
4.3.8- JRadioButton 13
4.4- EDITOR DE IMAGENS 14
4.5- SGBD - SISTEMA DE GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS 14
5- ESTRUTURA DO PROGRAMA 15-17
6- RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DAS PRINCIPAIS CLASSES 18-25
7- BIBLIOGRAFIA 26
1- OBJETIVO
O trabalho desenvolvido pela dupla consiste em um programa em JAVA, responsável por ajudar a sociedade a discutir sobre os benefícios de uma educação ambiental. O programa consiste em um chat. A sociedade moderna atual é do tipo capitalista e consumista, muitos recursos são extraídos da natureza para obtenção dos produtos utilizados no cotidiano, muitos desses recursos são transformados em lixo e não passam por um processo de reciclagem, e muitos desses são descartados de forma que degradam o meio ambiente, tanto a natureza como até o próprio ar que é respirado, como várias industrias e fábricas que jogam seus resíduos no ar e em rios e mares. O programa desenvolvido é um chat, que visa orientar a comunicação entre as pessoas de que na sociedade existem diversas formas de contribuir para um meio ambiente melhor para toda a população, através de reciclagem, diminuição de compostos químicos despejados em rios e mares, entre outros.
2- INTRODUÇÃO
O projeto desenvolvido para esse semestre foi um chat com interface gráfica com a linguagem de programação JAVA, incluindo banco de dados e outras funcionalidades. É um chat voltado para o público que busca conhecimentos sobre o meio ambiente, além disso, vale a pena relembrar e conscientizar a preservação do meio ambiente, fator de extrema importância para o mantimento do bem-estar de todos os seres vivos, são pequenas atitudes que fazem a grande diferença no planeta.
Das funcionalidades podem ser destacadas a presença da tela de login e da tela de cadastro. O cadastro serve para que vários clientes se cadastrem e consigam logar na tela de conversas e então inicializar as conversas.
O chat não possui limitações de usuários conectados em um único servidor, sendo assim pode se estar conectados vários usuários ao mesmo tempo.
A respeito do usuário, a tela de login faz o intermediário entre a tela cliente e a ela mesma, não são permitidos clientes sem um usuário cadastrado. O cliente poderá se inscrever no chat assim que se deparar com a tela de login, pois há uma opção existente de cadastramento que abre uma nova janela.
Sobre o banco de dados, ele foi projetado com duas tabelas, a de usuário, que guarda os seguintes dados: código do usuário, nome do usuário e senha do usuário. A tabela código usuário que guarda somente os códigos dos usuários cadastrados, ela foi criada, pois o código (id) do cliente é auto incrementado a cada cadastro efetuado.
Para fazer essa comunicação entre cliente e servidor, utilizamos Sockets TCP, sockets são uma abstração para endereços de comunicação através dos quais processos comunicam. Cada endereço tem um identificador único composto pelo endereço da máquina e o identificador local da porta usado pelo processo. Este identificador de porta é usado para mapear dados recebidos pela máquina para processos (aplicações) específicos. O processo de comunicação no modo orientado à ligação ocorre da seguinte forma: o servidor é colocado num determinado porto e aguarda por ligações do cliente a essa porta. O cliente deve saber previamente qual o nome ou IP do servidor e o respectivo porto onde o servidor foi colocado à espera de ligações. Então o cliente solicita uma ligação ao host (servidor) /porto. Se nenhum problema ocorrer, o servidor aceita a ligação gerando um socket num porto vago do lado do servidor, criando assim um canal de comunicação entre o cliente e o servidor. De referir que o porto original fica livre para poder receber outros pedidos de ligação. Tipicamente o comportamento do servidor é ficar em loop, aguardando novas ligações e “gerando” sockets para atender as solicitações de clientes. Inicialmente o cliente deve contatar o servidor. Para isso, o processo servidor já deve estar executando o programa antes de ser contatado além de já ter criado o socket (porta) que aceita o contato do cliente. O cliente contata o servidor criando um socket TCP local e especifica o endereço IP e o número da porta do processo servidor. Quando o servidor é contatado, o servidor cria um novo socket para se comunicar com o cliente, permitindo assim a liberação do socket para que possa ser contatado por outros clientes.
...