Design de Interação Resumo dos Objetivos dos capitulos
Por: Paulo Gomes • 8/8/2021 • Artigo • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
Design de Interação.
Além da Interação Homem-Computador
Cap 1 - O que é Design de Interação?
Os principais objetivos deste capitulo:
Explicar as diferenças entre os bons e os maus designs de interação.
- Descrever o que é o design de interação e como ele se relaciona a interação homem-computador e a outros campos.
- Explicar o que é usabilidade.
- Descrever o que está envolvido no processo de design de interação.
- Delinear as diferentes formas de orientação utilizadas no design de interação.
- Permitir que você avalie um produto interativo e explique o que e bom e o que e ruim, no que diz respeito a objetivos e princípios de design de interação.
Cap 2 - Compreendendo e Conceitualizando a interação
Os principais objetivos deste capitulo são:
- Explicar em que consiste o espaço do problema.
- Explicar como conceitualizar a interação.
- Descrever o que é um modelo conceitual e explicar seus diferentes tipos.
- Discutir os pros e contras de se utilizarem metáforas de interface como modelos conceituais.
- Debater os pros e contras de se utilizarem realismo ou abstração nas interfaces.
- Delinear a relação entre design conceitual e design físico.
Cap 3 - Entendendo os usuários
Os principais objetivos deste capitulo:
- Explicar o que é a cognição e por que ela é importante para o design de interação.
- Descrever as principais formas de aplicação da cognição no design de interação.
- Oferecer exemplos em que a pesquisa cognitiva tenha proporcionado o design de produtos interativos mais eficazes.
- Explicar o que são modelos mentais.
- Apresentar exemplos de frameworks conceituais que sejam úteis para o design de interação.
- Permitir que você tente elicitar um modelo mental e consiga entender o que ele quer dizer.
Cap 4 - Projetando Colaboração e Comunicação
Os principais objetivos deste capitulo sao:
- Explicar o que se entende por comunicaçao e colaboraçao.
- Descrever os principais tipos de mecanismos sociais utilizados pelas pessoas para se comunicar e colaborar.
- Delinear os sistemas colaborativos que foram desenvolvidos para fornecer suporte a esse tipo de comportamento social.
- Considerar como estudos de campo e teorias sociais podem alimentar o design de sistemas colaborativos.
Cap 5 - Compreendendo como as interfaces afetam os usuários
Os principais objetivos deste capitulo sao:
- Explicar o que sao interfaces expressivas e seus efeitos nas pessoas.
- Comentar os problemas de frustração dos usuários e como fazer para reduzi-los.
- Debater os pros e contras de se aplicar o antropomorfismo ao design de interação.
- Avaliar a credibilidade de diferentes tipos de agentes e personagens virtuais.
- Possibilitar que voce faça uma crítica ao impacto persuasivo de agentes de comercio eletrônico nos clientes.
Cap 6 - O Processo do Design de interação
Os principais objetivos deste capítulo sao os seguintes:
- Considerar o que implica "fazem o design de interação.
- Fazer perguntas e oferecer respostas para algumas questões importantes sobre o processo de design de interação.
- Introduzir a ideia de um modele de cicio de vida que represente um conjunto de atividades e o modo como elas estão relacionadas.
- Descrever alguns modelos de ciclo de vida da engenharia de software e de IHC e discutir como eles se relacionam com o processo de design de interação.
- Apresentar um modelo de cicio de vida do design de interação.
Cap 7 - Identificando necessidades e estabelecendo requisitos
Os principais objetivos deste capítulo sao as seguintes:
- Descrever os diferentes tipos de requisitos.
- Possibilitar que voce distinga exemplos de tipos diferentes de requisitos a partir de uma simples descrição.
- Explicar como diferentes técnicas de coleta de dados podem ser utilizadas e possibilitar que voce escolha entre elas a partir de uma simples descrição.
- Possibilitar que voce desenvolva um "cenário", um "caso de uso" e um "caso de uso essencial" a partir de uma simples descrição.
- Permitir que voce realize analise hierárquica de tarefas em uma simples descrição.
Cap 8 - Design, prototipação e construção
Os principais objetivos deste capitulo sao os seguintes:
- Descrever a prototipação e os seus diferentes tipos de atividades.
- Possibilitar que voce desenvolva um prot6tipo simples.
- Possibilitar que voce produza um modelo conceitual para um sistema e justifique suas escolhas.
- Possibilitar que voce experimente alguns aspectos do design físico.
- Explicar o uso de cenários e protótipos no design conceitual.
- Discutir padrões, recomendações (guidelines) e regras disponíveis para auxiliar os designers de interação.
- Discutir as ferramentas de suporte disponíveis para 0 design de interação.
Os princípios-chave norteadores do design conceitual sao os seguintes:
- Manter a mente aberta, mas nunca esquecer os usuários e seu contexto.
- Discutir ideias com outros stakeholders o máximo possíve!.
- Utilizar prototipação de baixa-fidelidade para obter rápido feedback.
- Iterar, iterar e iterar. Lembre da primeira lei de Fudd sobre a criatividade: "Para ter uma boa ideia, tenha muitas ideias" (Rettig, 1994).
Cap 9 - Abordagens centradas no usuários para design de interação
Os principais objetivos deste capitulo são:
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