Eletronic Data Interchange
Casos: Eletronic Data Interchange. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Guilhermepcoli • 2/10/2014 • 255 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
EDI (Eletronic Data Interchange)
É uma ferramenta para gerenciar de forma mais adequada a cadeia de suprimentos da empresa e entre parceiros de negócios. Favorece a formação de mercados eletronicamente integrados, facilita a comunicação entre as partes, é um sistema mais seguro, reduzem os custos operacionais e melhora a produtividade.
O EDI foi criado para eliminar as barreiras de comunicação entre as empresas, sistema baseado na comunicação eletrônica, na qual as informações vão e voltam sem a interferência do ser humano.
Basicamente é usado um software especifico para comunicação e tradução dos documentos eletrônicos e “Empresa e Fornecedor” estão interligados por essa ferramenta, as ordens ou pedidos de compras ou outros documentos padronizados, são enviados sem a utilização do papel, com maior rapidez e menor custo.
VERTICALIZAÇÃO E HORIZONTALIZAÇÃO DE COMPRAS
Na horizontalizacão a empresa determina comprar o maior numero de itens possível de terceiros para compor o produto final ou serviços que necessita. Essa estratégia traz como beneficio a redução de custos, maior flexibilidade e eficiência, foco no negocio principal da empresa e incorporação de novas tecnologias. Mas também existem as desvantagens, como o menor controle tecnológico, maior exposição e deixa de auferir o lucro do fornecedor.
Na verticalização a empresa usa da estratégia para tentar produzir tudo internamente. Onde o maior exemplo disto é o da Ford, que produzia desde o aço até a borracha para a fabricação de seus automóveis. Principais vantagens, independência de terceiros, maior lucro e autonomia, domínio sobre tecnologia própria. Principais desvantagens, maior investimento, menor flexibilidade (perda do foco) e aumento da estrutura da empresa.
...