Eng. soft.
Por: cacaca123456 • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
Exercicio
* Apresentação dos requisitos Funcionais e não Funcionais para um sistema de uma loja de roupas.
* Visão geral do sistema
O sistema para loja de roupas tem por objetivo os gerenciamento das vendas e compras da loja e controle de estoque de produtos. O sistema deve possibilitar o cadastro de clientes, fornecedores e produtos, bem com o registro das vendas aos clientes e formas de pagamento (dinheiro, cheque a vista, cartão de credito ou cartão de débito, pré-datado e Parcelamento no cartão de credito). Uma venda envolve um ou mais produtos. O sistema deve permitir o controle de pedidos de compras efetuadas os fornecedores, sendo que o produto é fornecido por apenas um fornecedor (marca de roupa). Na entrega de um pedido de compra, deve-se registrar o preço de compra e a quantidade enviada no pedido. O sistema deve ainda emitir diversos tipos de relatórios e consultas, possibilitando um melhor gerenciamento da loja.
* Requisitos Não Funcionais.
Disponibilidade
DS-1: O sistema deve fica disponível por 99,5% do tempo nos dias uteis, das 6h as 22h.
Eficiência
EF – 1: O sistema deve efetuar as transações de venda, relatórios e cadastros de forma simples precisa.
Flexibilidade
FL – 1: O sistema deverá ter integração fácil e rápida com dispositivos de entradas de dados do tipo leitor de código de barras, teclas de atalho para funções mais usadas.
Integridade
IN – 1: O sistema possuirá senhas de acesso e permissões para os usuários.
Interoperabilidade
IT – 1: O sistema será capaz de exportar arquivos em formato .txt e Excel e também o openoffice calc.
Confiabilidade
CF – 1: Confiança no software ao executar as tarefas requeridas pelo usuário e mantendo sempre a integridade dos dados.
Robustez
RB – 1: Em caso de alguma falha do sistema ou em algum outro software que trabalhem em conjunto como o sistema, o mesmo deverá salvar uma copia com no máxima 1 segundo antes do problema ocorrer.
* Requisitos Funcionais
Cadastros: O sistema terá campos de preenchimento obrigatório que se não preenchidos não permitirão que o cadastro seja salvo. Apresentando uma mensagem dizendo: “cadastro salvo com sucesso” ou “Cadastros com campos obrigatórios não preenchidos”.
O cadastro terá restrições para as formas de pagamento do cliente “Consumidor” que será a Venda a Vista ou Cartão de Credito.
Vendas: O sistema deverá fazer a venda somente para clientes cadastrados e com todos os campos obrigatórios preenchidos, que serão Vendedor, cliente, forma de pagamento. Devera também dar baixa no estoque ao concluir a venda, gerar o contas a receber em caso de vendas a prazo. (Boletos e Cheques).
Entradas: O sistema fará no ato da entrada a inserção dos itens no estoque, gera o contas a pagar (Duplicata), e terá um vínculo obrigatório entre os itens e os fornecedores, a fim de futuros relatórios. Deverá fazer a entrada via arquivo Xml e de forma manual (inserindo os dados da nota manualmente em cada campo).
Relatórios: O sistema deverá emitir relatórios precisos e simples contendo informações claras e objetivas. terá também uma Sugestão de Compras. Com analises de vendas comparando contas a pagar e receber mostrando seus lucros reais.
Financeiro: Devera controlar as contas a pagar e as contas a receber, emitindo alertas de contas a vencer e contas vencidas. Devera também Boletos para o contas a receber.
Notas Eletrônicas e Cupons Fiscais: o Sistema devera gerar cupons fiscais com os produto interligados com seu tributos obrigatórios segundo as leis do governo, deste cupom gerar uma nota eletrônica com as CFOP necessárias para a empresa não pagar duas vezes pelo mesmo imposto. Devera também gerar notas separadas e de devolução.
...