Engenharia de Software - Estudo Dirigido e Comparado
Por: lucasRe83 • 22/10/2015 • Relatório de pesquisa • 906 Palavras (4 Páginas) • 350 Visualizações
Engenharia de Software - Estudo Dirigido e Comparado
Questão 1
As empresas de pequeno porte enfrentam diversas dificuldades para adotar modelos de processo de software. Dentre essas dificuldades, vale ressaltar algumas, como:
- A resistência às mudanças.
A implantação de modelos de processo de software faz com que o processo seja muito mais burocrático, onde há passos importantes a ser seguidos e isso pode não ser aceito tanto pelo a gerencia da empresa quanto pelo o nível operacional. Isso, de fato, pode atrapalhar muito a implantação do modelo.
A mudança de tecnologia é também um problema encontrado, devido ao custo com as novas tecnologias e também a capacitação dos funcionários.
- Falta de incentivos.
Esse é uma das maiores dificuldades que uma empresa de pequeno porte tem para implantar algum modelo de processo.
A falta de investimento financeiro pode derrubar por completo a implantação do modelo. O modelo de processo de software visa grande beneficio em longo prazo e isso pode gerar certa desconfiança dos altos níveis hierárquicos da empresa. Desse modo, não fazendo os investimentos financeiros necessários para o andamento do processo.
Outra dificuldade que pode ser encontrar é a falta de incentivo aos funcionários.
- Envolvimento de todos.
Para ser bem sucedido com a implantação de um modelo de processo, é fato que seja necessário o envolvimento de toda a equipe e isso nem sempre é fácil, por inúmeros motivos alguma parte da empresa sempre não vai se adaptar ou não vai aceitar a ideia da implantação.
Outro fato é a falta de tempo dos envolvidos. A equipe precisa
estar bem comprometida com a ideia da implantação.
Questão 2
Apesar das grandes dificuldades, os benefícios adquiridos com a implantação de um modelo de processo de software são grandes e visíveis, isso faz com que empresas busquem, cada vez mais, essa implantação.
Dentre os benefícios que as empresas possam a vir usufruir, vale destacar:
- Execução do processo.
A execução de um processo, quando não a um modelo defino, é muito confusa. Então com a utilização de um modelo, o processo tem uma maior excelência na execução das tarefas, uma melhor distribuição das atividades e alocação de recursos, consequentemente há um aumento na produtividade.
- Controle.
Seguindo um modelo de processo, a empresa pode adquirir uma melhor organização e controle de todos os projetos que estão sendo trabalhados e uma grande facilidade para atingir as metas definidas.
Um beneficio muito grande é que, a empresa pode ter uma maior precisão de tempo e custo de determinado projeto, gerando uma grande credibilidade no mercado.
- Relacionamentos.
Há um grande ganho em relação ao relacionamento entre funcionários e o relacionamento entre empresa e cliente.
O relacionamento entre os funcionários acaba sendo melhor pelo fato de que todos estão cientes do que esta ocorrendo no processo e da responsabilidade que cabe a cada um. Há também o fato que não a mais a dependência de apenas um funcionário “herói”.
...