Estudo de Caso : A evolução da Internet
Por: pauloaag • 23/10/2018 • Resenha • 924 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
Estudo de Caso :
A evolução da Internet
Marketing
No início, o texto nos dá um panorama do domínio do marketing na internet por 4 grandes empresas(Amazon, Apple, Facebook e Google), cada uma no seu setor específico de mercado.
Amazon
Apesar do início da era comercial da internet ter sido nos anos 90, se tornou grande destaque no início dos anos 2000 com a Amazon se tornando uma potência e referência no mercado de vendas, usando também serviços de computação em nuvem e hospedagem de outras empresas como jornais e sites de armazenamento, e em 2013 se tornou a maior empresa de vendas do varejo online do mundo.
Com a chegado Google, a maioria dos usuários que antes usavam portais como Yahoo e AOL para navegar e encontrar conteúdo que antes ganhavam receita com anúncios, ganharam uma concorrência de peso. No início, o Google não tinha receita mas depois foram acrescentadas propagadas nos resultados das buscas dos usuários. A criação do gmail dispos mais um canal para exibir anúncios que combinasse com o conteúdo consumido. A aquisição do Youtube levou o Google a concorrer com a televisão, disponibilizando conteúdo gratuito e pago para os usuários. Lançou o sistema operacional android, gratuito, para telefones móveis, e uma loja de aplicativos e músicas chamada Google Play. Mas não só de sucessos emplacou o Google, foi lançada a Google+, uma rede social que não conseguir equipar a concorrência do Facebook. Após mais de uma década de inovações, a pesquisa continua sendo a principal fonte de lucros da empresa.
Apple
Outra gigante da internet viria a ser a Apple, que tornou-se na empresa de capital aberto mais valiosa dos EUA de todos os tempos, evoluindo de fabricante de hardware a líder da economia da internet. Liderada pelo seu cofundador Steve Jobs, que saiu mas retornou a empresa, lançou o Itunes, Ipod mas só com o lançamento do Iphone e do Ipad juntamente com seu próprio sistema operacional, o IOS, que a Apple dominou fortemente o mercado disputado com o Android, do Google. Outra batalha que a Apple travava em paralelo com o Kindle da Amazon, plataforma e-commerce que mais tarde foi otimizado para livro, com seu Ipad.
A Apple se tornou a maior distribuidora de aplicativos, algo que a impulsionava bastante no setor de marketing online, pois dispositivos móveis podiam hospedar apps personalizados e uma ampla variedade de serviços comerciais.
Nascido no meio dos anos 2000, o Facebook cresceu rapidamente em poucos anos, em 2013 o número de visitante do Facebook somava três quartos de todos que estavam online nos EUA.
Disponibilizado em 2005, começou a crescer em 2009, em apenas dois anos seus números de usuários cresceu rapidamente. Apesar de dominar o tempo online, era mais lento para atrair anunciantes que o Google, porém maior parte da receita do Facebook vinha de propaganda. Para melhorar seus números, lançou o Facebook Exchange, uma rede de ofertas de anúncios e segmentação, com isso, o uso de propagandas se tornou mais agressiva.
O mercado de propaganda de mecanismo de busca
Os profissionais de marketing gastavam muito mais com propaganda offline que com online,
foi observado assim que os gastos online estavam ficando atrás da atenção do público, mais pessoas usavam ferramentas de busca do que qualquer outro tipo de software. O Google dominava as buscas nos EUA, superando os concorrentes Yahoo, Bing e Ask. A receita proveniente de buscar pagas em mecanismos de busca
...