Estudo de Caso Walmart
Por: Carlos Eduardo Beltrame de Oliveira • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 535 Palavras (3 Páginas) • 10.706 Visualizações
1. A interação e/ou parceria entre Walmart e P&G pode ser melhor compreendida sob a perspectiva da visão cartesiana ou sistêmica? Explique.
R= Entre a Walmart e P&G pode ser compreendida a visão sistêmica, nesse contexto é perceptível a relação entre essas duas organizações, a visão sistêmica analisa a relação entre duas empresas, organizações ou companhias o que equivalem a sistemas por um todo, visto que, esses dois grandes sistemas tem-se um acordo para troca de dados, ou melhor dizendo o reabastecimento continuo entre fabricante e varejista.
2. Walmart e P&G estão trabalhando como sistemas abertos em íntima conexão no intuito de obter sinergia de esforços. Como você poderia explicar melhor esse aspecto?
R= A Walmart e Procter & Gamble trabalhando com seus departamentos (subsistemas) para executar a entrega, armazenamento e venda dos produtos, mostrou ser ineficiente e acabou gerando conflitos, pois acarretava em prejuízo para a Walmart que necessitava estocar grande quantidade de produtos com baixo valor unitário. Ao ocorrer a parceria dos departamentos, apenas um subsistema da P&G passou a desempenhar um papel importante para as duas grandes organizações, eliminando custos para estocar os produtos e elevando os benefícios para a fabricante dos produtos, pois a P&G conhecia padrões e comportamentos relacionados ao consumo de seus produtos e controlava diretamente a oferta e armazenamento de tais produtos levando apenas o essencial para a negociação com os clientes finais.
3. Como se pode estabelecer entrelaçamentos com outras empresas para melhorar o desempenho da organização?
R= Pode-se estabelecer entrelaçamento visando eliminar um departamento em uma das empresas deixando apenas um que possa fazer de forma mais eficiente o que seja de interesse de ambas, economizando dinheiro e recursos de forma geral, como no caso da Walmart e da P&G, de forma geral, parcerias em que empresas cedam partes dos recursos (maquinário, mão de obra, etc.) necessários para o desenvolvimento de produtos e serviços a outras empresas mais capacitadas ou com alguma vantagem em determinado segmento.
4. Cite um segmento que poderia estabelecer uma interação com a Walmart ou com a P&G. Explique como tal segmento poderia estabelecer essa parceria.
R= A Walmart além do segmento de estoques de fraldas com a P&G, é possível também a JBS S/A com controle de estoque de carnes e outros alimentos junto a esse mesmo interesse de coordenar estoque de consumíveis têm a Nestle e a Sadia. A P&G apresenta também outros segmentos que podem fazer parceria além da Walmart, sende estes o Grupo Carrefour contribui na venda e armazenamento dos produtos da P&G, além disso, incluímos também as Lojas Americanas.
5. Como o caso Walmart poderia estar relacionado com a Teoria Geral de Sistemas?
R= A entrada (input) de produtos da P&G para serem comercializados gerava resultados indesejados a Walmart custo elevado e muito espaço para armazenar os produtos de baixo valor. Com receio de diminuição de vendas ou reclamações de clientes a Walmart antecipou-se e fez um acordo com a P&G para que esta empresa passasse a gerir os estoques de seus produtos. O setor responsável por pedidos e armazenamento passou a ser gerido pela P&G. O resultado foi satisfatório para as duas empresas, pois o trabalho conjunto (sinergia) gerou um resultado melhor do que as empresas (sistemas) e departamentos (subsistemas) trabalhando individualmente.
...