Estudo de Caso Winburg
Por: jh0ntex • 26/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
Prática: Visão Geral dos Modelos de Processos de Desenvolvimento de Software
Estudo de Caso Winburg.
Para reduzir o congestionamento de tráfego no centro da cidade de Winburg, em Indiana - USA, o prefeito convenceu a cidade a criar um sistema de transporte público. As ruas terão faixas exclusiva para os ônibus para poderem trafegar mais rapidamente, e os passageiros serão encorajados a "estacionar e andar"; isto é, estacionar seus carros em áreas de estacionamento suburbano e, em seguida, pegar ônibus a partir de lá para irem trabalhar e voltar com um custo de um dólar por viagem.
Cada ônibus deverá ter uma máquina para pagamento automático da passagem, a qual irá ler automaticamente as cédulas de dólares. Os passageiros irão inserir uma cédula de dólar no slot da máquina de leitura de cédulas enquanto eles entrarem no ônibus. Os sensores dentro da máquina irão scanner a cédula fazendo a sua leitura. O software na máquina de leitura de cédulas utiliza um algoritmo de reconhecimento de imagem para decidir se o passageiro realmente inseriu uma cédula de dólar válida no slot. É importante que a máquina de leitura seja precisa, porque assim poderá ser evitado fraude com o uso de cédulas de outros países, cédulas falsificadas etc. Por outro lado, se a máquina rejeitar regularmente as cédulas de dólar válidas, então os passageiros ficarão relutantes em usar os ônibus. Além disso, a máquina de tarifa deve ser rápida o suficiente para evitar a formação de filas, o que também desestimularia a utilização do novo serviço de ônibus. Os passageiros ficarão relutantes em usar os ônibus se a máquina demorar 15 segundos para ler e verificar a autenticidade das cédulas de dólares. Como o serviço de ônibus terá um horário pré-programado para partida dos ônibus, isto faria que um número relativamente pequeno de passageiros fosse levado a bordo de um ônibus. Portanto, os requisitos para o software da máquina de leitura de cédulas incluem o tempo de resposta médio de menos de 1 segundo, e uma precisão média acerto na validação das cédulas de pelo menos 98%.
Episódio 1 – A primeira versão do software teve o seu desenvolvimento concluído.
Episódio 2 – Os testes mostraram que a restrição necessária de um tempo de resposta médio de 1 segundo para decidir sobre a validade de uma nota de dólar não foi alcançada. Na verdade, o software está gastando, em média, 10 segundos para obter uma resposta. A gerência sênior investigou, e descobriu a causa do problema. Aparentemente, para obter a precisão de acerto necessária de 98%, um programador foi instruído por seu líder para utilizar números de precisão dupla para todos os cálculos matemáticos. Como resultado, cada operação leva pelo menos duas vezes o tempo que seria com os números habituais de precisão simples. O resultado é que o programa é muito mais lento do que deveria ser, resultando em um longo tempo de resposta. Os cálculos mostram que, apesar do que o líder disse ao programador, a precisão estipulada de 98% pode ser alcançada, mesmo que sejam utilizados números de precisão simples. O programador começou a fazer as mudanças necessárias no código do software.
Episódio 3 – Antes que o programador possa completar seu trabalho de modificação na precisão de dupla para simples, outros testes do sistema mostram que, mesmo que as mudanças indicadas anteriormente na implementação fossem feitas, o sistema ainda teria um tempo de resposta médio de mais de 4,5 segundos, e não perto do 1 segundo estipulado nos requisitos iniciais do projeto. Uma nova análise foi feita, e identificou-se que o algoritmo de reconhecimento de imagem é bastante complexo. Felizmente, um algoritmo mais simples e rápido acabou de ser desenvolvido por um centro de pesquisas. Isto obrigará que o software da máquina de leitura de cédulas seja redesenhado, e reescrito usando o novo algoritmo. Isso resultará que o tempo médio de resposta seja alcançado com sucesso.
Episódio 4 – No momento, o projeto está consideravelmente atrasado, e o custo atual está muito mais do que foi estimado no orçamento. O prefeito, um empreendedor bem-sucedido, teve a brilhante ideia de pedir ao time de desenvolvimento de software que tente aumentar a precisão do componente de reconhecimento de cédulas de notas de dólar do sistema tanto quanto possível, para vender o software para às empresas que fazem uso de máquinas de venda automática. Desta forma, a prefeitura poderia recuperar parte dos custos de desenvolvimento do software.
Para atender a este novo requisito, foi realizado um novo desenho do software, o qual melhorou a precisão média de acerto na leitura das cédulas para mais de 99,5%. A administração decidiu instalar essa nova versão do software nas máquinas tarifárias dos ônibus. Neste momento, o desenvolvimento do software está completo. A cidade já conseguiu vender o software para duas pequenas empresas de máquinas de venda automática, totalizando a recuperação dos custos de cerca de um terço do valor gasto no desenvolvimento do software.
...