Evolução Sistemas Operacionais
Por: Luis Alves • 21/11/2017 • Relatório de pesquisa • 329 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Durante a década de 50, os sistemas operacionais não existiam. Todos os computadores eram de grande proporção, e quem realizava suas ações eram os próprios técnicos. Um funcionário era contratado especialmente para ativar e desativar chaves, as quais serviam para indicar se um componente devia ficar ligado ou desligado. Ao desligar uma chave, por exemplo, a informação corria por metros ou quilômetros de fio e acendia uma luz, indicando que determinada função estava desativada.
Porém, tudo mudou na década de 60. Foi nesse período que o primeiro sistema operacional foi desenvolvido.
-UNIX (1969)
O UNIX (Serviço de Computação e Informação Uniplexada) foi criado por uma equipe de desenvolvedores da AT&T Bell Labs.
Inicialmente, ele foi programado especificamente para um tipo de máquina, mas, em 1973, o software foi recodificado para a linguagem C. Mesmo sendo um software com código fechado, a AT&T forneceu cópias para universidades.
-BSD (1977)
Sendo um “descendente” do UNIX, o BSD utilizava parte do código-fonte e do design projetado para seu antecessor, pela AT&T. Primeiramente, se tratava somente de uma extensão ao UNIX, com pouquíssimas funcionalidades.
O sistema também adotou a ideia de código fechado (o que mudou atualmente), mas isto não demonstrou ser um problema, já que ele era voltado para universidades e máquinas de grande porte.
-Apple DOS (1978)
Foi o primeiro sistema operacional feito pela Apple, e implementado nos computadores Apple II, e funcionava em discos.
Esse software, que foi desenvolvido por terceiros, era bem rudimentar e contava apenas com alguns componentes básicos: um gerenciador de arquivos, um catálogo, funções para abrir e remover dados, um programa de inicialização e outros elementos.
-Atari DOS (1979)
Feito pela fabricante de mesmo nome, o software Atari DOS foi usado em toda a família de computadores domésticos de 8-bits da marca.
Assim como os demais sistemas da época, o Atari DOS era muito limitado e trazia algumas ferramentas bem básicas no menu principal. Apesar de ter recebido uma série de atualizações com o passar do tempo, seus códigos acabaram não chegando para os tempos atuais.
...