TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Facebook

Tese: Facebook. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

O Google é uma empresa que foi fundada em 1996, ou seja, quando a internet já estava sendo usada em grande escala. Seu negócio é publicidade com base em pesquisas. Para isso, ele oferece um serviço gratuito de pesquisa de termos na Internet e vincula os resultados das pesquisas e anúncios publicitários, os chamados links patrocinados. O resultado é que em três anos (2001-2004) sua receita passou de R$3,3 bilhões de dólares para R$10,6 bilhões de dólares e seu valor de mercado saltou pra 140 bilhões de dólares.

Para manter o sucesso e continuar crescendo e inovando foi necessário criar um modelo de gestão que acompanhasse a evolução da própria web, ou seja, era necessário ser ágil para adaptar-se melhor as frequentes mudanças desse século:

• Transformar a empresa em um modelo que atraísse os talentos existentes no mundo para trabalhar nela. Tendo como missão visionária dos fundadores transformar o mundo em um lugar melhor para viver organizando todas as informações existentes.

• Transformar o local onde trabalham em um lugar onde as pessoas gostassem de passar a maior parte do seu tempo. O modelo de gestão do google é baseado em pequenas unidades de trabalho autônomas (Intraempreendedores - empresas dentro de empresas), grande número de experiências e feedback intenso entre colegas.

• Fluxo contínuo de informações dentro da empresa. O Google investiu pesado na formação de uma rede de comunicação horizontal que torna fácil a comunicação entre os funcionários, fazer pesquisas de opinião entre os colegas, recrutar voluntários e formar grupos de mudanças. Para isso, eles utilizam quatro ferramentas: Misc-lists, MOMA, Snippets, TGIF.

• Todos os colaboradores tem a liberdade de expressar seus pensamentos e opiniões.

O Facebook foi lançado em 4 de fevereiro de 2004, e com poucos anos de idade, reflete a combinação entre um serviço excepcional, uma estratégia acertada, uma liderança firme e consciente de onde pode chegar e , é claro, uma cultura organizacional dinâmica e vencedora. Em uma carta escrita e assinada pelo fundador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, essa cultura vencedora pode ser percebida. No texto diz que o facebook não foi criado para ser um empresa, foi construído para cumprir uma missão social: tornar o mundo mais aberto (sem barreiras) e conectado. Ter uma missão forte como essa na cabeça de todos os colaboradores da empresa com certeza aumenta o poder de inovação e execução do time como um todo.

Mark discorre abertamente sobre a cultura organizacional do Facebook, chamada de The Hacker Way (O Jeito Hacker, em português). Segundo ele, apesar da palavra hacker ter uma conotação negativa para a maioria das pessoas, ela na verdade significa executar algo de forma rápida e testar os limites do que pode ser feito.

De acordo com a carta, existe um lema muito executado nos corredores do escritório do Facebook: ”Códigos vencem argumentos”.

No Facebook, as melhores ideias sempre vencem, independente do cargo ou importância das pessoas envolvidas.

A carta termina citando cinco princípios que resumem a gestão do facebook:

• Tenha foco no impacto: É preciso focar em resolver os grandes problemas e não perder tempo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com