GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM TI
Por: Nicolas Correa • 13/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
...............................................................................................................................
GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM TI- MÓDULO
NICOLAS CORREA LOPES DA SILVA - RA 211142016
Gerenciamento de Projetos em TI
............................................................................................................................
Guarulhos
2018
NICOLAS CORREA LOPES DA SILVA
Gerenciamento de Projetos em TI
Trabalho apresentado ao Curso (gestão de T.I e infraestrutura) da Faculdade ENIAC para a disciplina [Gerenciamento de projetos em T.I].
Guarulhos
2018
Respostas
.............................................................................................................
01 NECESSIDADE DO CLIENTE
Este documento tem a finalidade de servir como relatório para a elaboração do projeto integrador do 1º semestre de 2017 para o módulo de infraestrutura, no qual foi indicado criar um projeto de cabeamento estruturado tendo como base a planta baixa de um edifício comercial de 3 andares.
Sobre as 3 plantas baixas do edifício deverá ser projetado todos os pontos de acesso para que o usuário tenha como conectar o seu computador e seu telefone à rede da empresa, onde o computador tenha acesso a internet e o telefone entre na rede VoIP e tenha um número de ramal. A partir daí, deverá ser posicionado os racks, os switchs e os locais onde passarão os cabos de dados, seguindo as normas exigentes para que o projeto garanta a qualidade em manter os dados sem perdas.
É levado em conta que possivelmente haverá mais usuários no futuro, portanto a rede será projetada visando ter no mínimo mais 10% do total de pontos de acesso ligados aos patch panels e aos switchs. Fora que a rede também deverá garantir que no futuro terá suporte para uma transmissão de dados maior do que a atual.
O projeto deverá atender todas as normas necessárias para a instalação da rede de cabeamento estruturado. Garantindo a qualidade, a segurança e a possibilidade de ser certificada por algum órgão responsável pela auditoria das redes de cabeamento estruturado.
Com a rede projetada e as normas atendidas, o projeto cumpre com a proposta de aprendizado e ensino do módulo atual, possibilitando que o aluno seja capaz de atuar numa empresa do ramo tendo a competência mínima exigida — de entender como é feito um projeto de cabeamento estruturado e como projetá-lo, além da importância de seguir às normas e exigências para garantir a certificação numa auditoria.
02 SOLUÇÕES PROPOSTA
Na elaboração deste projeto, o grupo decidiu projetar os caminhos onde os cabos passarão na estrutura da empresa, de tal forma que não passe dos 100m de comprimento totais (do cabo ao ponto) que a norma (ABNT 14565 e ANSI/TIA/EIA 568-C): 100m = 90m (enlace canal) + 3m (WA) + 7m (Armário/Rack).
Em cada andar há uma determinada quantidade de pontos definidos e, pensando no crescimento do número de usuários do edifício, foi calculado mais 10% de pontos disponíveis no switch.
Também foi desenvolvido como será o Datacenter, contendo servidores para serviços específicos, criando assim a infraestrutura necessária para a empresa contratante poder operar e oferecer seus serviços aos seus clientes.
As demais informações estão nos subcapítulos encontradas no desenvolvimento.
Solução aplicada em cada andar Os Andares
1º Andar
1. 8 Switches de 24 portas e patch panels para os computadores e telefones (todos terão um ramal próprio);
2. Serão utilizados 13798,85m de cabos (cat6);
3. 92 Pontos de Telecom. Com 2 Keystones (para os telefones e computadores);
4. Na área de impressoras terá 2 impressoras;
5. Terá 2 Roteadores Wireless para os lugares onde não têm pontos;
6. Na sala de Equipamentos ficará o DataCenter;
7. O Datacenter tem 171m², logo precisamos escolher os pisos suspensos;
2º Andar
1. 10 Switches de 24 portas e patch panels para os computadores e telefones (todos terão um ramal próprio);
2. 14.562m de cabo (cat6) que serão utilizados;
3. 1 Armário de telecom com 1 DIO;
4. 122 Pontos de Telecom. Com 2 Keystones;
5. Na área de impressoras terá 2impressoras;
3º Andar
1. 9 Switches de 24 portas e patch panels para os computadores e telefones (todos terão um ramal próprio);
2. 14.272m de cabo (cat6) serão utilizados;
3. 1 Armário de telecom com 1 DIO;
4. 113 Pontos de Telecom. Com 2 Keystones;
5. Na área de impressoras teremos 2 impressoras;
...