Gestão de conhecimento
Por: elsonpradosaude • 23/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 549 Visualizações
Gestão do Conhecimento
Lista de Exercícios
- Descreva alguns itens relativos à Economia do conhecimento, comentando cada um deles.
Compartilhável: O conhecimento é compartilhado entre todos que o quiser.
Não desaparece quando vendido: O conhecimento adquirido nas escolas e faculdades, embora seja vendido, não se esgota.
Transportável: Basta um dispositivo de armazenamento de massa e o conhecimento é transportável, não esgotando a fonte.
Não se deprecia com o uso: Quanto mais se usa, mais valor tem, cria novos conhecimentos e valores.
- Conceitue dado, informação, conhecimento e inteligência.
Dado: Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada;
Informação: Informações são os dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações;
Conhecimento: O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação;
Inteligência: É o uso do conhecimento gerado pela informação para a execução de tarefas de modo a solucionar algum problema.
- O que é conhecimento?
É o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).
- Cite algumas características do conhecimento?
Racional
Objetivo
Acumulativo
Comunicável
Verificável
Explicativo
Útil
- Quais são os tipos de conhecimento (tácito e explicito). Descreva-os
Conhecimento Tácito: É subjetivo, parte da experiência de cada individuo, na pratica, vivenciado a cada instante;
Conhecimento explicita: É o conhecimento da racionalidade, independe do individuo que o criou, adquirido pela informação.
- Conceitue Gestão do Conhecimento?
É um processo para criação, captura e armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa.
- Por que é importante implantar Gestão do Conhecimento nas organizações?
A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizarem de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio, possibilitando a disseminação no âmbito da empresa.
- Quais são os principais benefícios e vantagens da Gestão do Conhecimento?
Benefícios: Disseminação e uniformização do conhecimento embutido no negócio da empresa, uniformização das normas, soluções e experiências;
Vantagens: Aumento da competitividade que está relacionada à agilidade na solução de problemas, padronização de processos.
- Quais são os Fatores Críticos de Sucesso para implantação da Gestão do Conhecimento nas organizações?
Liderança
Cultura
Funções e responsabilidades
Infraestruturas
Medição
- O Processo de Conversão e Transferência do Conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi, denominado Espiral do Conhecimento é composto por que etapas?
Socialização
Externalização
Combinação
Internalização
- Quais são os processos normalmente utilizados para Gestão do Conhecimento?
Obter/Criar
Organizar/Armazenar
Disseminar
Utilizar
Proteger
- Quais são as práticas de GC normalmente associadas a estes processos. Descreva pelo menos cinco (processo e prática(s) associadas).
Reunião técnica, onde os colaboradores de uma determinada área se reúnem para trocar ideias.
Elaboração de Normas, onde todas as experiências são catalogadas e ordenadas.
Seminários, onde os colaboradores podem repassar suas experiências e vivencias.
Wiki, onde todo o conhecimento produzido e amealhado pela empresa é colocado para uso dos colaboradores.
Utilizar, o conhecimento adquirido pela empresa na solução de problemas, gerando assim novos conhecimentos.
- Sobre os aspectos organizacionais relacionados à Gestão do Conhecimento nas organizações, conceitue:
- Capital Intelectual: São todos os colaboradores da empresa que direta indiretamente geram conhecimento de forma tácita, repassando suas próprias experiências ou de forma explicita, realizando pesquisa e desenvolvimento.
- Capital humano: São todos os colaboradores da empresa.
- Capital Estrutural: É um conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e sistemas de informática, que permitem à organização funcionar de maneira efetiva e eficaz.
- Capital do Cliente: É toda estrutura externa de relacionamento com os clientes e fornecedores disponibilizados pela empresa, estratégia competitiva, preço, marcas, embalagem, distribuição, serviços, assistência técnica, comunicação, que estão inter-relacionados para compartilhar conhecimento com o cliente.
- Competência: É a aplicação do conjunto de conhecimentos que a empresa possui na operação e solução de problemas.
- Redes Organizacionais: São formas organizacionais intermediárias ou híbridas que é definida segundo parâmetros de coordenação e cooperação sob os quais se busca a maior competitividade nos mercados de atuação para as empresas nela inseridas.
- Aprendizagem organizacional: pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta e/ou indireta, dentro e fora da empresa.
- Sobre as tecnologias de suporte à Gestão do Conhecimento, conceitue e informe em que elas ajudam:
- Portal: É uma solução de TI par a gestão do conhecimento, que uma forma de acesso ao conjunto de informações, sistemas, processos e aplicativos que a empresa cria e disponibiliza, criando um ambiente de socialização através de comunidades e fóruns de discussão, tornando mais ágil a tomada de decisão.
- Comunidade de Prática: São grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão por um tópico e que aprofundam seu conhecimento e especialização nesta área pela interação continua.
- GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos: É o conjunto de Hardware e Software disponíveis para a conversão em formato digital das informações, dando suporte à catalogação e organização bem como seu armazenamento e disponibilização.
- Banco de Ideias: Sistema que visa captar ideias e ou sugestões para a melhoria dos processos, produtos e serviços de uma organização, bem como para a inovação.
- WIKI: É uma tecnologia utilizada na WEB onde os usuários podem adicionar e atualizar dados e informações a partir do navegador de internet, que as empresas disponibilizam.
- Blog: É um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
- Fórum: É um site na web onde são discutidos assuntos de interesse de um grupo de pesos em torno de um determinado assunto.
- Certificação Digital: É uma forma de “certidão” que consiste na garantia mediante um conjunto de regras da assinatura de documento seja reconhecida a determinada pessoal, empresa, entidade ou órgão governamental, expedido por empresa idônea e reconhecida pelas autoridades.
- Benchmarking: É a busca das melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo é proativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função especifica a fim de melhorar como realiza a mesma ou função semelhante.
- Videoconferência: É uma forma de realização de conferência ou reunião ou palestra usando a Internet como caminho e tecnologia de vídeo e áudio como forma de interação.
- Newsletter: É uma tecnologia que permite a divulgação e ou o envio de boletins ou informativo de uma determinada área ou conhecimento, de forma sistemática, para todos aqueles que quiserem.
- Taxonomia: São métodos e técnicas utilizadas para catalogar e organizar as normas, técnicas e informações no âmbito da empresa.
- Páginas Amarelas: É um recurso onde é identificado dentro da organização quem tem o conhecimento sobre o que, cada parte ou o todo, na organização.
...