INTRODUÇÃO ECOSSISTEMAS OPERACIONAIS
Por: Sully Souza • 2/7/2019 • Exam • 980 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
LISTA UNIFICADA DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Aluna: Karen Sulliany Souza da Silva
INTRODUÇÃO AOSSISTEMAS OPERACIONAIS
1) Um sistema operacional é um software que possuí basicamente duas funções: servir de interface entre usuário/hardware e gerenciar os recursos do sistema.
2) Multiprogramação é quando temos vários processos sendo processados simultaneamente. A implementação da multiprogramação é necessária para que a cpu não fique ociosa e também traz como vantagem o curto tempo de resposta de processamento.
3) A principal diferença entre este é por conta do tipo de evento ocorrido. A interrupção acontece por conta de algum evento externo ao programa, já a exceção é resultante de um evento de dentro do programa.
4) Eventos síncronos são resultados da execução de programas concorrentes, e só podem ocorrer um de cada vez. Eventos assíncronos, não estão relacionados a execução de programas concorrentes, e podem ocorrer diversas vezes. Como um exemplo temos a exceção e a interrupção, onde a interrupção é um evento assíncrono e a exceção é um evento síncrono.
5) Há pouca utilização dos recursos porque nos sistemas monoprogramáveis somente um programa pode ser processado por vez, assim não há a utilização de todos os recursos da cpu, o que gera a ociosidade.
6) Sua finalidade é ler e interpretar os comandos dados ao sistema operacional pelo usuário. Ele é separado do kernel porque pode sofrer modificações.
7) Elas são uma interface entre o programa que está executando e o sistema operacional. Serve como porta de entrada para o acesso a recursos do sistema operacional.
8) A principal diferença é tempo de resposta de cada tipo de so, enquanto o de tempo real precisa dar uma resposta dentro de um limite rígido de tempo, o time-sharing e o de lote não tem essa preocupação.
9) Desabilitar todas as interrupções, alterar a data e hora do sistema, alterar informações residentes no núcleo do sistema e acessar diretamente posições no disco.
10) Permite que um bloco de dados seja transferido entre a memória principal e dispositivos de E/S, sem a intervenção do processador.
PROCESSOS E TRHEADS
11) Com processos os programas podem alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar suas execuções.
12) Podemos citar como um dos benefícios do compartilhamento do endereço de memória, a rapidez e eficiência com que os threads se comunicam entre si. Outro, seria a facilidade de alterar dados uns dos outros, pois ao compartilharem o mesmo endereçamento, não há proteção nenhuma ao acesso a memória.
13) Podemos citar como um dos benefícios do compartilhamento do endereço de memória, a rapidez e eficiência com que os threads se comunicam entre si. Outro, seria a facilidade de alterar dados uns dos outros, pois ao compartilharem o mesmo endereçamento, não há proteção nenhuma ao acesso a memória.
15) Contexto de software, contexto de hardware e espaço de endereçamento.
16) Ao ser utilizado a área da pilha do processo interrompido o outro processo que tomaria o lugar deste último se interrompe também, assim, é mais viável a utilização da área da pilha do núcleo separada da pilha do processo interrompido.
18) Threads de modo usuário, não são implementadas pelo SO, logo a gerência do thread fica sob responsabilidade da própria aplicação. Diferente do thread de modo núcleo, que sua gerencia é de reponsabilidade do próprio sistema operacional, pois são implementadas pelo núcleo do SO.
19) O uso de múltiplos processadores traz benefícios para a concorrência dos threads entre si com a possível ocorrência do paralelismo de execução entre os processos.
ESCALONAMENTO DE PROCESSOS
20) É a política que o sistema operacional usa para definir qual dos processos que se encontram no estado de pronto irá utilizar o processador. Os principais critérios são: tempo de turnaround, de espera, de cpu, de resposta e utilização do processador.
21) Espera, é o tempo em que um processo permanece na fila esperando para ser processado pela CPU. Turnaround, é o tempo de vida do processo, desde a sua criação até a sua morte. Resposta, é tempo entre a chamada e a resposta da CPU.
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