Implantação de Sistemas ERP
Por: Givaldo Júnior • 25/7/2016 • Artigo • 1.856 Palavras (8 Páginas) • 308 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX Curso de Gestão da Tecnologia da Informação
GIVALDO BATISTA DE MOURA JÚNIOR ELTON DO NASCIMENTO FERNANDES
Implantação de Sistemas ERP
Natal/RN
2013
GIVALDO BATISTA DE MOURA JÚNIOR
ELTON DO NASCIMENTO FERNANDES
Implantação de Sistemas ERP
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Facex como requisito obrigatório para obtenção da nota da disciplina de Estudos Metodológicos.
Orientadora: Prof. Lúcia de Fátima da
Cunha
Natal/RN
2013
RESUMO
Por volta dos anos 90 a solução ERP (Enterprise Resource Planning – ERP) que se trata de sistemas integrados de gestão empresarial se destacou como um dos principais focos de investimentos junto com a tecnologia da informação para as empresas que pensavam em obter vantagens competitivas utilizando estes sistemas. A implementação dos sistemas ERP se destaca como mais que um projeto tecnológico, pois, envolve mudanças nas estruturas e nos comportamentos das organizações e de seus colaboradores. O presente trabalho relata, primeiramente o desenvolvimento de um método para implementações de sistemas ERP. Em seguida, é analisada a aplicação do método proposto, descrevendo os passos e os resultados obtidos. Ao final, são destacadas as evidências de como a implantação de ERP ajuda a melhorar a gestão nas organizações.
PALAVRAS-CHAVE: ERP, Implementação, Sistemas integrados de gestão
ABSTRACT
In the 90s, ERP (Enterprise Resource Planning) solutionsintegrated corporate management systems - became an IT investment priority for companies that seeked competitive advantage by adopting such systems. The implementation of ERP systems is regarded as more than a technological project, for it involves structural and behavioral changes within organizations and their employees. This article primarily proposes the development of a method for implementing ERP systems. Moreover, it evaluates the application of the proposed method, by describing its steps and the obtained results. Finally, it presents the benefits obtained by companies that adopt ERP solutions. KEY WORDS: ERP, Implementation, Enterprise Resource Planning
INTRODUÇÃO
O ERP (Enterprise Resource Planning) que é um sistema integrado de gestão empresarial foi caracterizado por Davenport (1998) como algo importante no desenvolvimento das organizações nos anos 90. Após mais de 20 anos do surgimento desta tecnologia o ERP tem destaques de expressão, segundo pesquisa do Yankee Group Brasil (2003), 55% das empresas brasileiras utilizam algum tipo de sistema ERP, onde 10% destas empresas se deparam com o fator implantação, 5% destas já possuem projetos de investimentos aprovados para ERP (Computerworld, 2003).
Os sistemas ERP ainda tendem a crescer cada vez mais, principalmente como opção para as pequenas e médias empresas. Nas grandes empresas, esta solução ainda é pouco explorada, o que nos mostra um bom mercado para futuras implantações de sistemas ERP.
O que vem a aumentar as expectativas do futuro do ERP, é que estes sistemas estão seriamente interligados com as operações e processos das empresas, onde desta forma não pode se considerar algo estático. O ERP está em evolução contínua, pois, uma de suas principais funções é ação dos processos na atuação dos negócios vivenciando uma constante mudança estratégica.
Segundo Bergamaschi e Reinhard (2000), as implantações de sistemas ERP são consideradas de alto custo financeiro, são demoradas e complexas, o que os torna projetos arriscados, como destaque o alto investimento de tempo e dinheiro.
O foco deste projeto é demonstrar as implantações de sistemas ERP. Desta foram este trabalho tem objetivos como: o desenvolvimento de método para implantações e destacar fatores de que a implantação de sistema ERP melhora o gerenciamento dos negócios das empresas.
Como fator principal para este trabalho é o destaque que mostra que os sistemas ERP têm diversos fatores socioeconômicos de grandes oportunidades profissionais e até acadêmicas.
Destacamos que várias empresas podem e necessitam de um sistema ERP como forma de melhorar sua gestão de forma correta e bem-sucedida.
REFERÊNCIAL TEÓRICO
Sistemas ERP
Nos anos 90, os sistemas ERP tiveram como missão maior auxiliar as empresas a melhorar suas eficiências produtivas e assim a obter vantagem competitiva por este meio de tecnologia de informação, onde até os dias atuais os sistemas ERP continuam sendo um dos focos de investimento em TI.
Os sistemas ERP podem ser definidos como um conjunto de software cuja finalidade é organizar, padronizar e integrar as informações que transitam pelas organizações. Permitem acesso a dados e informações confiáveis em uma base de dados centralizada, isto em tempo real (DAVENPORT, 1998). Os softwares ERP têm sua estrutura modular, onde as “melhores práticas do mercado” são direcionadas aos principais processos de negócios das empresas: contabilidade, financeiro, compras, vendas, distribuição, planejamento e controle de produção, recursos humanos, processos fiscais e outros.
O ERP passou a atender, os processos produtivos, administrativos e financeiros das organizações (Corrêa et al., 1997). O sistema ERP é sistema estratégico, além de uma tecnologia de suporte, que integra e controla todas as informações trocada dentro das empresas. Hoje o ERP se massificou como um sistema de gestão e apoio às decisões, pois, com sua integração com os demais sistemas ele se torna e compõe fatores estratégicos.
Implementação de Sistemas ERP
Segundo Souza e Zwicker (2000), a implementação é a segunda etapa do ciclo de vida de sistemas ERP, agregado com decisão e seleção, implementação e utilização. Segundo os mesmos autores, a implementação é uma das etapas mais críticas, pelo fato dela envolver mudanças organizacionais e alterações nas relações entre os indivíduos e departamentos das organizações.
Na etapa de implementação o ERP é parametrizado para atender as necessidades da organização. Desta forma podemos destacar algumas técnicas de suma importância para uma boa implementação de um ERP, são elas:
- Gestão de projetos: a implementação é um projeto onde se é definida uma metodologia estruturada que garanta êxito na mesma. Geralmente são utilizadas metodologias baseadas nos conceitos de Project Management Body of Knowledge – PMBOK, Project Management Institute (PMI) e algumas normas da ABNT.
- Análise de processos de negócio: um projeto de ERP deve ser visto como um projeto de negócios e não um projeto de TI, onde o desenho dos processos de negócio é de suma importância para uma automatização de boas práticas. Sendo assim é fundamental se ter uma revisão dos processos existentes na empresa.
- Gestão da mudança: a implementação do ERP acaba influenciando nos fatores humanos de uma organização, gerando assim diversas mudanças. O fator chave para uma implementação de sucesso é a aceitação e o compromisso dos que direcionam as mudanças.
- Gestão da qualidade: para ser considerado um sucesso a implementação deve ser entregue dentro do que foi acordado com o cliente lá o início dos requisitos e aceites da proposta de implantação do ERP. Para isto, é fundamental um acompanhamento de todas as partes envolvidas, tendo em mãos a documentação do projeto de implantação.
- Gestão de risco: os projetos de ERP têm uma grande vários riscos que podem comprometer o sucesso da implementação. A gestão de riscos deve identificar, minimizar e controlar os riscos durante todo o projeto.
METODOLOGIA
Os processos de pesquisa começam com a fundamentação de um método para gestão nas implementações de sistemas ERP. Logo em seguida será definido como será o seu desenvolvimento, tendo em vista que sua aplicação será feita por um projeto, onde serão coletadas informações sobre a utilização do sistema ERP.
...