Informática básica
Por: Eduarda Lestrange • 1/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.867 Palavras (8 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO NORTE
DIRETORIA DE ENSINO
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM TÊXTIL
ADNA DIANY LOPES
ALESSANDRA LOPES
EDUARDA FABRÍZIA
MARCOS AURÉLIO
FIBRA QUÍMICA SINTÉTICA DE POLÍESTER
CAÍCO/RN
2015
ADNA DIANY LOPES
ALESSANDRA LOPES
EDUARDA FABRÌZIA
MARCOS AURÉLIO
FIBRA QUÍMICA SINTÉTICA DE POLÍESTER
Primeiro trabalho apresentado á disciplina de Informática, como requisito de nota parcial referente ao segundo bimestre do período 2015.1, sob orientação do Prof. Renan de Oliveira Silva.
CAÍCO/RN
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 FIBRAS DE POLIÉSTER
2.1 PROCESSAMENTO DAS FIBRAS DE POLIÉSTER
2.2 PROPRIEDADES GERAIS DA FIBRAS DE POLIÉSTER
2.3 TINGIMENTO DA FIBRA DE POLIÉSTER
2.4 MODIFICAÇÕES DE FIBRA DE POLIÉSTER
3 COMPOSITOS QUIMICOS
3.1 MATÉRIAS PRIMAS PARA OBTENÇÃO DO POLIÉSTER
3.2 POLIÉSTER SATURADO
3.3 POLIÉSTER INSATURADO
3.4 RISCOS QUE O POLIÉSTER INSATURADO PODE CAUSAR
3.5 PRIMEIRO SOCORROS
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1 - Polímero de poliéster usado na produção de fibras têxteis.
Figura 2 - Fibra de Poliéster.
Figura 3 - Politereftalato de etileno (PET)
1 INTRODUÇÃO
A fibra de poliéster é de maior consumo no setor têxtil, representa um pouco mais de 50% da demanda total de fibras e pode ser utilizada pura ou em mistura com o algodão, viscose, náilon, linho e lã. É a mais barata das fibras têxteis, sejam químicas ou naturais, apresenta elevada resistência à umidade e aos agentes químicos (ácidos e álcalis), é não-alergênica e possui grande resistência à tração.
Tecidos e malhas feitos com fios de fibras de poliéster são usados extensivamente em confecções e têxteis-lar, de camisas e calças a casacos, chapéus, lençóis, cortinados e móveis estofados. Fibras fios e cordas de poliéster são usados em reforço para pneus, tecidos para correias transportadoras, cintos de segurança. Fibras de poliéster são usadas como material isolante e enchimento de almofadas, edredons e estofos.
Ao longo do trabalho, iremos ressaltar vários assuntos abordando sempre a Fibra de Poliéster.
2 FIBRAS DE POLIÉSTER
O poliéster é um tipo de plástico com diversas aplicações industriais, em especial na produção de tecidos para fabricação de roupas. A fibra é obtida através de processos químicos, derivada do petróleo. O poliéster é caracterizado por ter uma ótima resistência, baixo encolhimento, secagem rápida e resistência á abrasão.
[pic 2] Figura 1 - Polímero de poliéster usado na produção de fibras têxteis. | [pic 3] Figura 2 - Fibra de Poliéster. |
O poliéster pode ser usado na forma de fibra cortada ou filamento contínuo. Os fios de filamento contínuo e fibras cortadas estão sujeitos a desprezíveis deformações.
O fio de filamento contínuo recupera-se rapidamente de um alongamento de 1%. A recuperação será superior a 90% para um alongamento de 3%. A recuperação de fibras cortadas é menor do que em filamento contínuo.
O filamento contínuo pode se transformar através de “crimpagem”, que dá o enrugamento, seguido de corte para chegar a uma fibra semelhante ao algodão. Esta fibra é muito utilizada para mesclas como por exemplo 66% de algodão e 33% de poliéster muito usada no mercado norte-americano e europeu em roupas que não precisam ser passadas a ferro.
Anos | N° de tecidos |
2008 | 425.447 |
2009 | 412.042 |
2010 | 405.974 |
Tabela 1 - Produção de tecidos de poliéster.
2.1 PROCESSAMENTO DAS FIBRAS DE POLIÉSTER
A fibra têxtil, não requer elevados esforços mecânicos e propriedades reológicas intermediarias, limitando-se as etapas de pré-polimerização e policondensação para obtenção do material polimérico. O material obtido após a reação de polimerização escorre sobre tambores, sendo solidificado por jatos de água fria na forma de fita e em seguida, cortado em forma de grânulos (pequenos cubos de 4 mm).
O processo de obtenção de fibras de poliéster ocorre por extrusão via fusão. Trata-se de um método de fiação, que consiste em duas operações: extrusão e estiramento.
Na extrusão o polímero é aquecido até a temperatura de fusão, 260 °C, e o fundido transportado por uma bomba com velocidade constante e pressão elevada, através de pequenos orifícios da fieira. A fieira é um disco de aço de espessura de 6,35 mm e diâmetro de 51-76 mm
O diâmetro da fibra não é determinado pelo tamanho do orifício da fieira e sim pela velocidade do bombeamento do polímero, e posteriormente, por estiramento.
As fibras de poliéster, quando resfriadas, após extrusão são de natureza não cristalinas. Finalizada a extrusão, as fibras são puxadas e enroladas nos cilindros. Após a extrusão inicia-se o processo de estiramento, onde os filamentos são enviados a equipamentos específicos.
...