Interação homem máquina
Por: Jefersondd • 30/4/2018 • Ensaio • 2.124 Palavras (9 Páginas) • 174 Visualizações
1 - Conceitue interface.
Modo pelo qual o usuário consegue interagir com um aplicativo, usando um computador ou qualquer outro dispositivo.
2 - Conceitue interação.
Influência recíproca; diálogo; processo em que um resultado é influenciado por uma ação; fenômeno em que o comportamento de um indivíduo se torna estímulo para um outro; COMUNICAÇÃO.
3 - O que se entende por uma sociedade mediada pela tecnologia? Quer dizer que, para quase todo relacionamento social humano, existe uma tecnologia que proporciona que isso aconteça.
4 -- O que um indivíduo pode fazer para garantir que está usando a tecnologia de forma adequada?
O indivíduo deve usar a tecnologia inteligentemente, de maneira a tirar proveito dela, principalmente sem interferir na privacidade de outras pessoas. Deve usá-la para conhecimento, informação e comunicação, sem causar danos a outras pessoas.
5 - Quais podem ser as consequências da utilização da informação e da tecnologia sem inteligência associada?
distúrbios de concentração e atenção, passividade, hipnotismo, baixa de criatividade, distanciamento das pessoas, esgotamento, fadiga mental, superficialidade, egocentrismo, consumismo, interação passiva, vigilância excessiva, espionagem, sentimento de ser descartável, dependência, etc.
A vida pode se tornar sem sentido, apenas vivida.
6 - Quais são os aspectos positivos da influência da tecnologia?
Estímulo à reflexão
Necessidade de organização e coerência
Formação de novas ideias, opiniões e massa crítica (pensar)
assimilação de conteúdos vinda de críticos e especialistas (formadores de opinião)
Auxílio na tomada de decisão, pois o usuário poderá decidir sobre qual delas é melhor ou mais útil para si mesmo, em razão da interatividade e da apresentação de diversas possibilidades
7 - Cite e explique os problemas relacionados ao sentimento do usuário que a IHC aponta, e que foram descritos por Shneiderman em 1998.
Ansiedade: medo de quebrar, de parecer incompetente ou tolo, medo do novo. Esse problema pode ser superado com experiências positivas com relação à interface.
Discriminação social: pessoas sem habilidade com computador podem não ter sucesso na escola ou não conseguir uma vaga de emprego, acesso desproporcional às fontes de informação. A solução seria treinar e educar os indivíduos e construir aplicações que permitissem o acesso e a utilização de pessoas menos habilitadas.
Impotência: as pessoas se sentem incapazes por não conseguir resolver seus problemas sozinhas, o que piora se forem deficientes. As aplicações devem ser desenvolvidas para aumentar a importância do indivíduo, prover um tratamento personalizado, fazer com que as pessoas se sintam capazes e seguras.
Fragilidade organizacional: quanto mais dependentes de uma tecnologia complexa, mais frágeis se tornam as organizações.
Falta de responsabilidade profissional: muitos profissionais podem passar a responsabilidade de problemas para o computador. Se o design for melhorado e existir crédito para os dados emitidos pelo software, isso acaba.
Invasão de privacidade: muitas pessoas duvidam que um sistema projetado seja mais seguro que um sistema em papel.
Vício: as pessoas ficam viciadas em fazer as coisas como faziam antes dos computadores. Ex: ter agenda eletrônica como backup de uma agenda em papel.
Aprendizado excessivo: expectativa de que o conhecimento necessário para usar vai ser muito maior que os benefícios recebidos.
Perfeição: muitas pessoas se preocupam demais em deixar tudo lindo e maravilhoso. Uma versão mais simples transmite a mesma informação e exige a metade do tempo para ser produzida. É preciso haver um equilíbrio entre a estética e a utilidade.
Falsa inteligência: os usuários ficam reféns de softwares que tentam adivinhar as suas intenções, conteúdo de campos, palavras, etc. mas na verdade eles não adivinham e até mais atrapalham do que auxiliam, sendo fonte constante de erros.
Excesso de complexidade: muitos usuários se afastam da tecnologia pela lentidão, mensagens complexas, múltiplos cliques, necessidade de reiniciar, etc. Pensar que as gerações mais velhas não se acostumam com a complexidade é errôneo. As gerações mais novas se acostumaram a aceitar as dificuldades impostas, não questionam e não pensam em soluções melhores.
8 - Cite e explique as estratégias usadas para evitar os problemas relacionados ao sentimento do usuário, que foram descritos por Shneiderman em 1998.
Design centrado no humano: focar a atenção no usuário e nas suas tarefas, construindo sentimentos de competência, proficiência e clareza.
Suporte organizacional: as empresas produtoras de software precisam caprichar no design, oferecer um bom suporte ao usuário e conduzir avaliações frequentes quanto à usabilidade (ouvir o usuário).
Educação: é fundamental, e deve ser continuada.
9 - Se compararmos um software (Computação) com uma construção (Arquitetura), quais as 3 características que ele deverá ter?
O software deveria ser estável por não ter falhas, cômodo por atender aos requisitos de funcionalidade e satisfatório ao tornar prazerosa a utilização da aplicação.
10 - Cite e conceitue os dois tipos principais de usuários de tecnologia.
Early adopter: usuários que usam uma tecnologia por primeiro. Entusiastas da tecnologia, ajudam o novo produto a vender e a ganhar poder e aceitabilidade (ou não). Aqui o que é levado em conta é a engenharia do produto, suas melhorias tecnológicas, a sua rapidez. O marketing também é muito importante na fase de introdução do produto.
...