JOGO CAMPO MINADO
Por: Hohenheim • 24/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.845 Palavras (8 Páginas) • 546 Visualizações
Índice
Objetivo do trabalho....................................................................................................3
Introdução...................................................................................................................4
Campo Minado............................................................................................................5
Desenvolvimento.........................................................................................................6
Projeto.........................................................................................................................7
Código do Programa...................................................................................................8
Bibliografia..................................................................................................................24
Objetivo do Trabalho
Demonstrar a capacidade da criação de um jogo. Utilizando ferramentas visuais
da linguagem de programação Java.
Introdução
Campo minado é um jogo que foi inventado em 1989 por Robert Donner e tem
como objetivo revelar um campo de minas sem que nenhuma seja detonada. O jogo
já foi refeito para diversas plataformas, sendo a mais popular as que vinham por
padrão no Windows.
Campo Minado
Regras
O jogo consiste em um campo retangular possuindo diversos quadrados, cada
um deles pode ser revelado clicando sobre, se houver uma mina no local o jogo acaba,
caso não, podera acontecer duas coisas:
1º. Um número aparece, indicando a quantidade de quadrados adjacentes que
contem minas.
2º. Nenhum número aparece e revela todos os quadrados adjacentes que não
contem minas.
O jogo é ganha quando todos os quadrados que não possuem minas são
revelados.
Em algumas versões opcionalmente se tem a opção de marcar qualquer
quadrado que o jogador acha que possui uma mina.
Variações
O jogo possui diversas variações, normalmente o com o formato do campo
diferente em duas ou três dimensões, existem também variações para vários
jogadores competirem entre si.
Imagens de variações do jogo:
3D Hexagonal Triangular
Desenvolvimento
O jogo campo minado se baseia em uma matriz que é definida pelo usuário, e
o preenchimento da matriz com uma função da biblioteca do java, que preenche com
números aleatórios dentro de um limite definido pelo desenvolvedor, no caso o limite
de 0 e 1, sendo que 1 é aonde existirá bombas e 0 vazios. Então ao usuário escolher
o quadrado, passará por uma seleção que informará, se o jogo acabou, caso tenha o
número 1, ou continuará e fara o cálculo das abscissas.
Para ser feito o cálculo das abscissas, é usado um laço de repetição for, junto
com uma seleção. Na primeira repetição que encontrar o número 1 a seleção irá
interromper o laço e informará onde a variável de controle do laço parou para o
usuário.
A parte complexa é a criação do jogo utilizando ferramentas visuais, sem
utilização de um engine de jogos. O java oferece ferramentas visuais, porem para a
criação de soluções e não para jogos o que aumenta a dificuldade, pois um jogo
funciona de maneira e precisa ser analisado a cada evento que acontece.
Para a criação da estrutura visual, foi utilizado a biblioteca Swing do java, onde
se tem estruturas como botão, menus e caixas de diálogo.
Ao iniciar o jogo o usuário escolhe entre 4 opções de dificuldades do jogo:
• Fácil: possui um campo de tamanho de 10x10 (100 quadrados) e tendo 20
bombas espalhadas (20% do mapa).
• Médio: possui um campo de tamanho 15x15 (225 quadrados) e tendo 90
bombas espalhadas (40% do mapa).
• Difícil: possui um campo de tamanho 20x60 (1.200 quadrados) e tendo 720
bombas (60% do mapa).
• Personalizado: o usuário define o tamanho do campo e a porcentagem da
quantidade de bombas seguindo algumas regras:
o Caso não entre com a quantidade de linhas ou colunas será atribuído o
valor 10;
o Caso a quantidade de linhas ou colunas for menor que 8, será atribuído
o valor 8;
o Caso a quantidade de linhas for maior que 20, será atribuído o valor 20;
o Caso a quantidade de colunas for maior que 60, será atribuído o valor
60;
o Caso não entre com a porcentagem da quantidade de bombas será
atribuído 20%;
o Caso a quantidade de bombas for menor que 10% ou maior que 80%,
será atribuído 10% e 80% respectivamente.
No
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