Java - O que é e suas definições
Por: infocoopel • 4/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
Programação Orientada a Objetos
A programação orientada a objetos são constituídas por categorias linguagem de alto nível e linguagem de baixo nível.
A linguagem de alto nível, a torna mais amigável, tornando mais prático para o usuário, neste caso ele precisa de um compilador.
Na linguagem de baixo nível, podemos dizer que ela é a linguagem da máquina, além de ser mais simples e fazer a substituição de nomes por números, está linguagem de montagem está presente em cada família de CPU.
Java é uma linguagem de programação, que por sua vez é baseia-se em classes e orientação a objetos. Com o propósito de ser simples, para uma aceitação melhor e pratica durante a montagem de seu código, a linguagem Java herda um relação com as linguagens C e C++, mas seu método de organização a torna diferente, podendo aparecer um pouco de outras linguagens.
Criada em 1991 pela empresa Sun Microsystems, por Patrick Naughton, Mike Sheridan e James Gosling, adotando o nome de OAK, quando mais tarde passaria a se chamar Java. A linguagem teve como intenção prever o que viria em um futuro, como a interação entre os aparelhos, tanto os computadores como os domésticos.
Ciclo de vida no desenvolvimento
O ciclo de vida para desenvolvimento pode ter vários níveis e categorias. O modelo passado na aula 1 exemplifica um modelo básico.
Em sua primeira fase o programador deve analisar o problema, só assim ele pode fazer a análise do que lhe é proposto, assim conseguindo representar o algoritmo. Após a inserção do código, devesse fazer a codificação e a depuração, assim obtendo a definição de seu problema.
Ao longo de sua projeção, pode-se deparar com vários tipos de erros no código, erros de sintaxe, assim ocasionando uma não execução do código, assim o programador deve prestar atenção para detectar seu erro durante a construção.
O Java pode ter várias aplicações em praticamente todas as áreas que comecemos, desde programas para aparelhos celular até a criação de uma rede neural complexa.
Em um ambiente de desenvolvimento a aplicação pode reportar ferramentas como o compilador, o interpretador, o gerador de documentos, o empacotamento de classes e arquivos, dentre outros. Seus ambientes de distribuição são dois: o JRE (Java Runtime Environment) e o navegador de seu computador.
Organizado em três distribuições a Linguagem Java oferece três elementos para sua criação:
- JavaEE (aplicações complexas - bancos e grandes empresas)
- JavaME (aplicações para dispositivos moveis - celulares, aparelhos eletro domésticos)
- JavaSE (aplicações de pequeno e médio porte)
Uma de suas características é a liberação do espaço na memória, aumentando essa responsabilidade do programador, é chamada de Garbage Collection. Outra característica é a sua segurança no código sendo como responsável por sua vez o JRE (Java Runtime Environment), responsável por rodar os códigos compilados fazendo toda a verificação de classes carregadas e códigos.
O Class Loader, é quem disponibiliza ao Java todas as classes necessárias para a compilação e execução do código.
A criação de um programa Java pode ser feita até no mais simples dos editores de texto o Bloco de notas, quando se precisa de um ambiente mais profissional pode-se usar o que chamamos de ambiente de desenvolvimento integrado ou IDE.
Criação
De acordo com a orientação a objetos, seu programa é composto de vários objetos. Cada um destes objetos desempenha um papel especifico dentro do programa a ser construído, assim todos se comunicam entre si durante sua compilação.
Classes e Objetos
Com sua capacidade de combinar e definir o comportamento de objetos, a programação orientada ainda possuem vários outros atributos que facilitam a vida do desenvolvedor, esta característica é a classe.
Ao construir um programa, você começa definindo suas classes, por exemplo, a classe carro, está por sua vez descreve suas características ou atributos como, cor, modelo, quantidade de portas, etc.
Para definir o comportamento de um objeto, criamos métodos. Em Java um método é uma sub-rotina semelhante as funções de C ou C++. Por sua vez, os métodos nem sempre afetam um único objeto, estes objetos se comunicam entre si usando métodos, uma classe ou um objeto pode chamar métodos de outras classes ou objetos, comunicando possíveis mudanças no ambiente ou requisitando uma mudança de estado nos objetos.
ex:
[modificador]
}
Exemplo: public void Teste ( ) {
System.out. println (“ Nova turma POO”);
Métodos
Na Linguagem Java o termo métodos, é usado para se referir a trechos de códigos que são associados à classes, estes por sua vez servem para descrever comportamentos de uma classe ou objeto, por sua vez os métodos são declarados dentro de uma classe.
ex:
[ ( ‘public’ | ‘private’ | ‘protected’ ) ]
( [ ‘abstract’ ] | [ ‘final’ ] [ ‘static’ ] [ ‘native’ ] [‘synchronized’ ] )
...