Jogo da Velha Java
Por: silvakleberson • 20/2/2020 • Trabalho acadêmico • 2.303 Palavras (10 Páginas) • 225 Visualizações
public class jogoVelha {
static String[][] tabuleiro = new String[3][3];
public static boolean verJogada(String simbolo, int x, int y){
boolean vencedor = false;
if(x==0 && y==0){
if((tabuleiro[0][1].equals(simbolo) && tabuleiro[0][2].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][0].equals(simbolo) && tabuleiro[2][0].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][1].equals(simbolo) && tabuleiro[2][2].equals(simbolo))){
vencedor = true;
}
}
if(x==0 && y==1){
if((tabuleiro[0][0].equals(simbolo) && tabuleiro[0][2].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][1].equals(simbolo) && tabuleiro[2][1].equals(simbolo))){
vencedor = true;
}
}
if(x==0 && y==2){
if((tabuleiro[0][1].equals(simbolo) && tabuleiro[0][0].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][2].equals(simbolo) && tabuleiro[2][2].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][1].equals(simbolo) && tabuleiro[2][0].equals(simbolo))){
vencedor = true;
}
}
if(x==1 && y==0){
if((tabuleiro[0][0].equals(simbolo) && tabuleiro[2][0].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][1].equals(simbolo) && tabuleiro[1][2].equals(simbolo))){
vencedor = true;
}
}
if(x==1 && y==1){
if((tabuleiro[0][1].equals(simbolo) && tabuleiro[2][1].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][0].equals(simbolo) && tabuleiro[1][2].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[0][0].equals(simbolo) && tabuleiro[2][2].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[0][2].equals(simbolo) && tabuleiro[2][0].equals(simbolo))){
vencedor = true;
}
}
if(x==1 && y==2){
if((tabuleiro[0][2].equals(simbolo) && tabuleiro[2][2].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][1].equals(simbolo) && tabuleiro[1][0].equals(simbolo))){
vencedor = true;
}
}
if(x==2 && y==0){
if((tabuleiro[0][0].equals(simbolo) && tabuleiro[1][0].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[2][1].equals(simbolo) && tabuleiro[2][2].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][1].equals(simbolo) && tabuleiro[0][2].equals(simbolo))){
vencedor = true;
}
}
if(x==2 && y==1){
if((tabuleiro[2][0].equals(simbolo) && tabuleiro[2][2].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][1].equals(simbolo) && tabuleiro[0][1].equals(simbolo))){
vencedor = true;
}
}
if(x==2 && y==2){
if((tabuleiro[2][1].equals(simbolo) && tabuleiro[2][0].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][2].equals(simbolo) && tabuleiro[0][2].equals(simbolo)) ||
(tabuleiro[1][1].equals(simbolo) && tabuleiro[0][0].equals(simbolo))){
vencedor = true;
}
}
return vencedor;
}
public static void main(String[] args) {
int x = 0;
int y = 0;
int jogador = 1;
boolean vencedor = false;
int jogadas = 0;
// preenche os índices da matriz com uma string vazia
for (int i = 0; i < 3; i++) {
for (int j = 0; j < 3; j++) {
tabuleiro[i][j] = "-";
}
}
while (!vencedor && jogadas < 9) {
java.util.Scanner s = new Scanner(System.in);
System.out.println("X (Linha): ");
x = s.nextInt();
...