Legislação para Informática
Por: Ronnyere Andrade • 23/9/2016 • Artigo • 993 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Unidade de aprendizagem: Legislação para Informática
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação
Professor: Hernani Luiz Sobierajski
Nome do aluno: Ronnyere Vieira de Andrade
Data: 16/09/2016
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 – 2,5 pontos
1. Faça uma pesquisa além do que consta no Livro Didático e apresente um conceito de Direito, indicando a fonte de pesquisa. A partir deste conceito, responda se os termos Direito e Justiça podem ser considerados sinônimos? Segundo o Site http://www.freemasons-freemasonry.com/arnaldoG_JeD.html Justiça, vem do étimo latino “Justitia” e significa conformidade com o direito, dar a cada um o que por direito lhe pertence ,praticar a equidade.
Direito, vem do étimo latino “Directu” e significa o que é recto, probo e justo e, numa acepção mais restrita, o conjunto de disposições legais que regulam obrigatoriamente as relações dentro de uma determinada comunidade.
Os dois conceitos surgem, assim, aparentados, raramente em confronto e correspondem a formas complementares de encarar o que é justo,logo devido e de impor o que é devido, por ser justo. Tratam-se, também, de conceitos filosóficos utilizados pelos pensadores da Antiguidade e retomados por outros, até aos nossos dias, encontrando acolhimento na ciência jurídica, na especulação filosófica, na teologia cristã (e em outras religiões), na filosofia maçónica. São conceitos estruturantes a uma ética de valores e de conduta.
Levando em consideração o que foi citado na fonte vejo que Justiça é a particularidade do que é justo e correto, etimologicamente é um principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
Para concluir o raciocinio do que foi proposto deixo as palavras de “Aristóteles” que fala o seguinte, Justiça denota, ao mesmo tempo,legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aqueles que cumpre a lei (justiça em sentido escrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal) sendo assim justiça e direito podem ser sinônimos.
Questão 2 – 2,5 pontos
2. A Constituição Federal é uma lei cujo objetivo principal, determinado em sua confecção, é dispor sobre a organização do Estado, direitos e garantias individuais e sobre todos os demais assuntos considerados relevantes para a nossa Sociedade.
Faça uma leitura e pesquise no texto da Constituição Federal de 1988, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm , 3 assuntos de relevância para você como cidadão. Após, faça um comentário sobre cada um destes. A constituição Federal de 1988, Também conhecida como a Constituição Cidadã a sétima contituição do Brasil desde a Independência. Elaborada por 558 constituintes durante 20 meses, ela foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988, possui 245 artigos, dividida em nove titulos. Esta Constituição é considerada a mais completa, principalmente, no sentido de garantir os direitos a didadania para o povo brasileiro.
Contudo que foi citado e respondendo o proposto, vejo como pontos relevantes nessa contituição.
1- O direito de voto para os Analfabetos.
2- O voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade.
3- Fim da censura aos meios de comunicação.
Resposta:
1- Vejo por varias pesquisas que o governo vem tentando retirar o direito de votar do analfabeto esquecendo eles que o analfabeto embora não saiba ler ou escrever, não está alheio da vida social, vive os fatos economicos e pode bem medir o quanto as decisões da comunidade afetam sua existência.
...