Linguagem de programação c#
Por: Francisco Lucas • 15/7/2017 • Artigo • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 276 Visualizações
Características básicas da, método Main e classe da linguagem C#
Francisco Lucas Silva Sousa
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus de Esperantina
Esperantina – PI– Brasil
fl-ss@hotmail.com
Abstract: The present research aims to present in a summarized way some characteristics and to a certain extent existing advantages at the time of developing a program in C #, presented two interesting points of the language, the first is the Main method, and the second is focused on the use of classes .
Keywords: language, programming, C #
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade apresentar de maneira resumida algumas características e de certa forma vantagens existentes na hora de desenvolver um programa em C#, apresentado dois pontos interessantes da linguagem, o primeiro é o método Main, e o segundo está focado no uso das classes.
Palavras chave: linguagem, programação, C#
Introdução
A linguagem C# foi criada por Anders Hejlsberg, o mesmo já era conhecido por ter criado o Turbo Pascal e o Delphi para a Borland e Scptt Wiltamut. A linguagem aproveita conceitos de muitas outras linguagens, mas especialmente de C++ e Java, ela é uma junção das principais vantagens dentre essas linguagens, melhorando suas implementações e adicionando novos recursos. A sintaxe utilizada pelo C# é relativamente fácil, o que facilita o aprendizado. Todos os programas desenvolvidos devem ser compilados, gerando um arquivo com a extensão DLL ou EXE. Isso torna a execução dos programas mais rápida se comparados com as linguagens de script (VBScript JavaScript) que atualmente utilizamos na internet.
A presente pesquisa, tem como principal foco apresenta de forma resumida algumas características da linguagem C#. Em especial apresentamos um polco sobre classes e método Main dentro da linguagem em estudo. O trabalho tem sua base em pesquisas feitas na internet e em livros também baixado na internet.
1. Básico sobre C#
C# é uma linguagem totalmente orientada a objeto, a mesma não possui funções globais, assim todos os métodos e atributos devem ser declarado dentro das classes. Em C#, os apontadores devem ser usados unicamente dentro de blocos marcados como inseguro, isso fara com que o código necessite de permissão para ser executado. A memória em C# é automática. “Em C# a memória não precisa ser explicitamente liberada. Ao invés disso ela é automaticamente gerenciada por meio do Garbage Collector (coletor de lixo), que constantemente percorre a memória alocada para verificar se ela ainda é necessária, eliminando assim o risco de vazamentos de memória”. (Linguagem de programação I p.2)
É fortemente tipada, possui suporte a DLL's, COM e COM+, é case-sensitive e suas classes podem implementar várias interfaces, mas a herança por extensão é simples. Seus programas executam sobre um ambiente gerenciável, ficando a cargo do .NET framework realizar o controle de memória. “C# é mais fortemente tipada do que C++: as únicas conversões implícitas por default são aquelas que são consideradas seguras, como por exemplo o armazenamento de um inteiro em um tipo de dados maior ou a conversão de um tipo derivado para um tipo base. Não há conversão implícita entre booleanos e inteiros”. (Linguagem de programação I p.2)
2 Método Main
A forma que o método Main será usado depende de dois fatores básicos, o primeiro é se o programa receberá parâmetro na linha de comando, se receber então sra armazenado no array args. O segundo é no caso se for necessário retornar algum valor ao sistema quando o programa for finalizado, se for então o valor deverá ser do tipo int. “Todo programa C# deve ter uma classe que defina o método Main( ), que deve ser declarado como estático usando o modificador static, que diz ao runtime que o método pode ser chamado sem que a classe seja instanciada. É através desse modificador que o runtime sabe qual será o ponto de entrada do programa no ambiente Win32, para poder passar o controle ao runtime .NET”. (Colcher 2002 p.21)
O método Main pode ser implementado por várias outras classes, dessa forma é correto que se identifique em qual classe o método Main se encontra, devemos ainda ter cuidado na hora de implementar uma classe, por que a linguagem C# é sensível ao contexto, ou seja, um comando digitado em letra maiúscula pode ter significado diferente em letra minúscula.
2.1 Classe
A programação em c# se dá por meio de classes, é a classe que dá origem ao objeto, este que será usado diretamente no programa, falando de forma mais clara, uma classe é responsável por uma função do programa, por exemplo calcular o IPI de uma nota fiscal qual quer, a interação dessa classe com as demais classes do programa irá gerar o preço de venda ou o lucro ganho com a venda do produto, depende da classe que esta irá interagir.
...