Monitoramento de Gases Poluentes usando arduino
Por: Rodrigo Freitas • 15/9/2017 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 449 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Mudanças climáticas são atualmente classificadas como as maiores ameaças ambientais influenciadas por nossa estrutura política, econômica e social, visto que a degradação da natureza ao nosso redor aumenta exponencialmente ao longo dos anos devido à ação do homem (OMS, 2014).
Embora a atividade biológica também seja responsável pela liberação de gases poluentes em volume considerável, os principais contribuintes para estes indicadores são a queima de combustíveis fósseis, incineração do lixo e queimadas florestais (ASSUMPÇÃO et. al, 1999). De acordo com Carlos Dora, coordenador do Departamento de Saúde e Meio Ambiente, da Organização Mundial da Saúde, “A poluição do ar é um problema muito grave nas grandes cidades, e o carro é o principal responsável por isso”. Os veículos automotores leves, como é chamada esta categoria, são responsáveis por cerca de 70% da poluição presente na atmosfera, e este número se aproxima de 90% nas grandes metrópoles (PASSOS, 2013).
São diversos os componentes poluentes que provêm da queima de combustível em veículos automotores. Compostos de carbono (COx) e nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos não-metano (NMHC) e partículas orgânicas (poeira e fuligem) são alguns dos principais elementos avaliados pela legislação (IEMA, 2012). Merecem destaque o monóxido e dióxido de carbono, gases comprovadamente perigosos em concentrações excessivas devido à natureza tóxica do CO, capaz de levar seres vivos aeróbios à asfixia, e a contribuição do CO2 para o aquecimento global, um dos fenômenos ambientais mais perigosos observados nos últimos anos (ONU, 2014).
O volume da emissão de poluição por veículos automotores é determinado por diversos fatores como o combustível utilizado, o tipo, potência, estado de regulagem e desgaste do motor (ASSUMPÇÃO et. al, 1999), e pode ser medido através de um analisador de gases de combustão, equipamento capaz de captar a fumaça expelida pelo escapamento do veículo, separar os gases da água e quantificar sua concentração em relação ao volume total (ALFATEST, 2014).
1.1 Definição do problema
Como forma de combate ao aumento da poluição em grandes centros urbanos, o Ministério do Meio Ambiente determinou limites para a emissão de gases poluentes através do PRONCOVE (Programa de Controle de Emissões Veiculares), cujas diversas fases ofereceram benefícios fiscais às montadoras, contanto que suas novas tecnologias de motores reduzissem o volume de gases prejudiciais expelidos no ar atmosférico (IBAMA, 2014).
O controle de emissões é realizado somente para certificar o motor durante sua produção, não havendo análise obrigatória posterior à venda e utilização do veículo. O município de São Paulo, SP, terceira maior metrópole das Américas (CAU, 2014) e primeiro município brasileiro a regulamentar e tornar obrigatória a inspeção veicular ambiental como forma de combate à poluição do ar em Abril de 2008 (CONTROLAR, 2014), encerrou esta atividade em Janeiro de 2014 (PREFEITURA SP, 2014).
Com o fim da inspeção veicular obrigatória, o acesso a um analisador de gases se tornou difícil. O alto custo para compra e manutenção do aparelho (troca de filtros, calibração periódica e compra de acessórios) aliado à baixa demanda pelo serviço resultou em uma escassez de oferta, dificultando o acesso aos interessados em saber as condições atuais de seu veículo.
...