POLUIÇÃO AMBIENTAL EMISSÃO DE GASES POLUENTES DE VEÍCULOS AUTO MOTORES NA CIDADE DE PORTO VELHO RO 2005 A 2015
Por: osmarina123456 • 19/2/2016 • Artigo • 3.637 Palavras (15 Páginas) • 631 Visualizações
FACULDADE DE RONDÔNIA
INSTITUTO JOÃO NEÓRICO
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
NOME DO ALUNO: OSMARINA ALVES GALVÃO DA COSTA
TÍTULO DO TRABALHO: IMPACTO AMBIENTAL COM AUMENTO DA FROTA AUTOMOBILISTICA NO MUNICIPIO DE PORTO VELHO PERÍODO 2005 A 2015
PORTO VELHO
2015
FACULDADE DE RONDÔNIA.
INSTITUTO JOÃO NEÓRICO
COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO
NOME DO ALUNO: OSMARINA ALVES GALVÃO DA COSTA
TÍTULO DO TRABALHO: IMPACTO AMBIENTAL COM AUMENTO DA FROTA AUTOMOBILISTICA NO MUNICIPIO DE PORTO VELHO PERÍODO 2005 A 2014
Projeto de pesquisa apresentado no Curso de Pós Graduação em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental, como requisito avaliativo da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada pela Prof(a) Msc. Sâmia de Oliveira Brito Freire.
PORTO VELHO
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..... 04
1.1 TEMA 03
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 03
1.3 PROBLEMA DE PESQUISA 03
1.4 QUESTÕES A INVESTIGAR 03
1.5 HIPOTESES 04
1.6 OBJETIVOS 04
1.6.1 Objetivo Geral 04
1.6.2 Objetivos Específicos 04
1.7 JUSTIFICATIVA.............................................................................................04
2 REFERENCIAL TEÓRICO 05
3 METODOLOGIA DA PESQUISA 05
4 CRONOGRAMA 06
REFERÊNCIAS 06
1 INTRODUÇÃO
A pressão exercida pelos governos e ambientalistas, quanto à conscientização da sociedade perante os efeitos da degradação ambiental e das exigências do mercado internacional, as empresas vêm adotando uma postura mais responsável sobre o meio ambiente, elas preocupam-se cada vez mais em conciliar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento ambiental. Hoje, as novas concepções de gestão empresarial têm como princípio estabelecer uma política de qualidade ambiental, colocando a atividade industrial em foco para a promoção de um real desenvolvimento sustentável (Rovere, 2001).
Diante deste cenário surgem normas, leis e certificações, que forçam e incentivam as organizações a adotar políticas de controle, preservação e recuperação ambiental. A legislação ambiental brasileira prevê o uso de Auditorias Ambientais como instrumentos de políticas públicas, para controle e monitoramento de empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras, como petrolíferas, indústrias químicas e mineradoras. Além dos casos previstos em lei, há as empresas que buscam as certificações através de normatizações, como a série ISO (Internacional Organization for Standartization).
Os países membros desta organização adotam a norma como compulsória, com o objetivo de combater a degradação ambiental. Dentre estas normas está a ISO 19011, que trata especificamente das Auditorias Ambientais. Atualmente a Auditoria Ambiental é vista pelo ambiente empresarial não apenas como meio para verificar se as empresas estão cumprindo a legislação ambiental, mas também como forma de verificar se os objetivos de gestão estão sendo alcançados (Oliveira et al 2007). 2 As auditorias ambientais figuram dentre as oportunidades geradas pela temática ambiental no ambiente corporativo, e frente a isto os peritos e auditores ambientais, podem estar inserido.
As fabricas e montadores de automóveis com todos os avanços de pesquisas tecnológicas ainda fazem carros com teor poluentes haja vista que os veículos usam a gasolina e, a queima deste tipo de combustível torna se altamente prejudicial à camada de ozônio, a queima da gasolina diária emite gazes altamente poluentes, esses gases diário contribuem para o aumento no buraco da camada de ozônio.
A pressão do mercado nacional é internacional contribuem para que veículos desenvolvidos para rodarem com água, por exemplo, sejam projetados, em razão desta pressão as fabricas de automóveis mundial continuam fabricando veículos na sua maioria a gasolina.
Os veículos automotores a gasolina, álcool e diesel vem ao longo dos anos sofrendo alguns ajustes nos componentes de queima de combustível, com a intenção de diminuir a poluição, segundo as pesquisas feita pelo Ministério do Meio Ambiente essas medidas trouxeram um beneficio diminuição dos gases poluentes em até “ 52.1% mesmo com o aumento da frota nacional”
Estudo realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e parceiros mostra uma diminuição constante das emissões de poluentes por veículos automotores nos últimos 10 anos: mesmo com o aumento de 100% da frota de veículos automotores entre 2002 e 2012, o levantamento registra redução da emissão de poluentes como monóxido de carbono (CO), com queda de 52,1%, e hidrocarbonetos não metano (NMHC), que caiu 45,1% no período (veja quadro abaixo).
Os dados estão no Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários 2013, que está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. O trabalho tem como base as emissões atmosféricas do ano de 2012, e apresenta um quadro completo do total de poluentes emitidos no Brasil pelo transporte rodoviário, incluindo automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas.
Mesmo com esta boa noticia informado nas pesquisas do Ministério do meio ambiente, o ideal neste quesito ainda esta no futuro, com pesquisas consistentes e governos mais comprometidos, a realidade nos Estados e Municípios de médio e grande porte podem esta muito a quem do mínimo necessário no quesito preservação do meio ambiente, esses fatos podem ser facilmente observados no cotidiano das pessoas.
...