O MONITORAMENTO DE SERVIÇOS DE REDE DE ALTA DISPONIBILIDADE EM UMA EMPRESA FIM TI
Por: serranojorge • 12/2/2021 • Trabalho acadêmico • 4.466 Palavras (18 Páginas) • 180 Visualizações
MONITORAMENTO DE SERVIÇOS DE REDE DE ALTA DISPONIBILIDADE EM UMA EMPRESA FIM TI
Jorge Serrano de Oliveira Melo
Graduando – Faculdade dos Guararapes
R. Comendador José Didier, N° 27, Piedade CEP 54400-160 Jaboatão dos Guararapes - PE
Resumo: Diante da preocupação contínua com a profissionalização dos serviços de rede dos datacenters nas grandes empresas de Tecnologia da Informação (TI) do mercado, as ferramentas de monitoramento de ativos, serviços e servidores vem se tornando uma das principais aliadas na redução do downtime dos produtos cruciais para a continuidade do negócio informatizado. Diante disso, este artigo apresenta uma dupla de ferramentas essenciais para apoiar no monitoramento ativo de servidores e serviços de rede de uma corporação de ti. Para realização do estudo, foi utilizada a ferramenta de monitoramento NAGIOS, integrada com a feature gráfica NAGVIS que torna o processo de monitoramento muito eficiente e altamente atrativo aos olhos do negócio de ti.
Palavras-chave: Downtime, Monitoramento de servidores, Nagios, Nagvis.
Abstract: In face of the frequent concern with the professionalization of network datacenter services in large enterprises company’s in the globe, the tools for monitoring actives, servers and services, has become a major allied in reducing downtime of crucial products on the continuity of computerized business. This article presents an essentials couple of tools that support active monitoring of servers and network services in an IT corporation. To conduct the study, we will use the tool Nagios, integrated with the graphical feature NagVis which makes the monitoring process very efficient and highly attractive to the eyes of IT business.
Keywords: Downtime, Server monitoring, Nagios, Nagvis.
1. Introdução
Nos dias atuais, a dependência da tecnologia é uma realidade fortemente incluída em toda e qualquer grande corporação instalada no globo terrestre. Já não é mais possível controlar com a mesma produtividade e eficiência os ambientes corporativos sem a presença do aporte tecnológico. As grandes companhias que desenvolvem produtos e/ou serviços informatizados, tem a missão ainda mais complexa, além de manter suas grandes estruturas administrativas, financeiras, contábeis, comerciais completamente informatizadas, precisam possuir todo o ambiente tecnológico altamente disponível e de última geração para atender as urgências e velozes mudanças do mercado de tecnologia da informação (TI).
Instituições de TI normalmente possuem parques informatizados robustos, compostos de complexos datacenters, contemplando servidores, storages, inúmeros ativos de rede e uma vasta gama de serviços e dispositivos para atender todas as demandas do ambiente corporativo. O principal compromisso do departamento de tecnologia deste tipo de instituição é manter a alta disponibilidade e performance de serviços simples, até os considerados de risco, fundamentais para a continuidade da empresa. Nestes cenários, encontraremos exemplos comuns de serviços promovidos pelo datacenter, entre eles: redes locais e vlans, vpns, servidores de arquivos, serviço de email, rp´s, internet, e-comerce, dns, autenticação unificada, wi-fi, colaboração, conferência, dentre inúmeros outros sempre presentes e importantíssimos para o negócio fim TI.
Sabe-se que todos os equipamentos eletrônicos e softwares são susceptíveis a falhas imediatas, ainda que existam redundâncias e planos de contingência previamente arquitetados pelo time de especialistas. Gerenciar ambientes deste porte é uma tarefa bastante complexa que exige muita atenção dos profissionais em função da forte responsabilidade envolvida. Os prejuízos financeiros causados por paradas parciais ou generalizadas de sistemas, ativos ou servidores em ambientes corporativos podem gerar custos incalculáveis em função da criticidade do produto ou dos acordos das entregas no negócio da empresa.
Para auxiliar os profissionais dessa área (comumente envolvidos em inúmeras atividades simultâneas) na checagem da disponibilidade e performance dos serviços de TI de sua empresa, existe no mercado um leque importante de ferramentas automatizadas que apoiam essa atividade que é bastante custosa se for realizada manualmente. Para este estudo, serão demonstrar duas ferramentas muito eficientes no monitoramento ativo de redes e servidores: O Nagios, por ser uma ferramenta consagrada, bastante confiável e presente em vários cases de sucesso do mercado tecnológico mundial e o plugin gráfico Nagvis, recomendado pelo própria equipe Nagios por ser uma hábil ferramenta visual no apoio imediato ao monitoramento de serviços de TI (Figura1).[pic 1]
Figura1. Principais empresas de tecnologia do mercado mundial que tiveram o nagios como case de sucesso no monitoramento ativo de servidores e serviços de seus datacenters.
2. Nagios
O Nagios é uma saída estratégica que atua na solução dos problemas descritos anteriormente. Consegue-se com ele, analisar em tempo real o estado de um datacenter e todos os seus serviços, pois ele apresenta alertas para qualquer intermitência ou parada de sistema de modo ativo, seja gráfico, por envio de email ou aviso sonoro, mantendo a equipe de tecnologia sempre atenta na resolução de qualquer problema eminente. É uma ferramenta Web de código aberto (GNU, general Public license) que foca suas ações no monitoramento de toda a infraestrutura da tecnologia da informação com o objetivo de garantir o bom funcionamento de servidores, aplicativos, processo, serviços e ativos de rede. Sem dúvida é um dos sistemas de monitoramento mais conhecidos no mercado e possui características muito atraentes para o ambiente de administração de redes.
Dentre os principais desafios de mercado que o nagios pretende alcançar estão:
- Reduzir de downtime dos serviços críticos para o negócio de TI.
- Aumentar a produtividade, eficiência e disponibilidade dos serviços de TI.
- Facilitar a garantia dos acordos de serviços (SLA)
- Tornar a equipe de infraestrutura mais disponível e resolutiva.
- Prever e resolver situações, antes destas se tornarem problemas.
Com o Nagios consegue-se monitorar:
- Protocolos SMTP, POP3, FTP, HTTP, ICMP, SSH e etc.
- Servidores e sistemas operacionais, carga de processador, uso de memória, uso de disco, rede dentre inúmeros outos.
- Switches, roteadores, controllers, links de internet, e ativos de rede que utilizem o protocolo SNMP.
- Instâncias de Bancos de dados proprietários e de código aberto.
2.1. Instalação do Nagios
A instalação da ferramenta é simples e por ser um software popular, existem inúmeras documentações oficiais na internet que apoiam na execução da atividade, por isso, o principal objetivo deste artigo é demonstrar com objetividade os principais benefícios e potencial da ferramenta de monitoramento, desviando a atenção na profundidade dos assuntos relacionados a instalação e configurações da solução. A instalação do pacote nagios é a padrão apresentada no site www.nagios.org. Faz-se necessário também instalar as dependências de pacotes, apache 2, gcc, gd e cliente de email. A versão do sistema operacional escolhida foi a CentOS 6.4 já disponibilizada anteriormente. Todas as configurações do Nagios são baseadas em edição de arquivos texto. A estrutura dos arquivos de configuração é bem definida e está contida no caminho /usr/local/nagios/etc/. Os arquivos são bem documentados e cada um deles tem a missão de executar uma função específica nas atividades de monitoramento.
...