O Movimento dos Softwares Livres
Por: erikluan • 18/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.319 Palavras (6 Páginas) • 396 Visualizações
O Movimento dos Softwares Livres
Felipe Bruno Graciliano de Farias Av. Enfermeira Noraci Pedrosa, 422, Antares Condomínio Porto Seguro Felipe1990bruno@hotmail.com | Erik Luan de Sá Silva Rua José Pontes de Magalhães, 70, Jatiúca Condomínio JTR |
Resumo | O movimento software livre tem como objetivo dar aos usuários liberdade de uso do software. Com esse pensamento, Richard Stallman fundou o projeto GNU, que hoje é patrocinado pela FSF. O projeto era criar um sistema operacional que fosse fundamentado em software livre. Palavras-Chave: : Software livre, GNU, FSF, programador, código-fonte e copyleft. |
Abstract | The free software movement aims to give users freedom to use the software. With that thought, Richard Stallman founded the GNU project, which is now sponsored by the FSF. The project was to create an operating system that is based on free software. Keywords: Free software, GNU, FSF, programmer, source and copyleft. |
1. Movimento dos softwares livres
O movimento software livre é um movimento social que tem como principal finalidade, a liberdade dos usuários de computadores. É uma forma de liberdade de expressão no formato de programas de computadores. Esse movimento nasce em oposição ao modelo de softwares proprietários. Richard Matthew Stallman é um programador ativista que deu inicio a esse movimento, ele é fundador dos projetos GNU e FSF. Aos poucos esse movimento foi crescendo ganhando cada vez mais seguidores ao ponto de se iniciar uma grande comunidade a nível mundial, que tem como filosofia a colaboração e o compartilhamento de códigos entre seus membros. Os próprios membros se ajudam na criação, correção e até mesmo no melhoramento dos programas desenvolvidos, visando beneficiar a todas aquelas pessoas que não são a
favor dos programas proprietários. Até o nascimento desse movimento, os softwares proprietários dominavam o cenário de programas de computadores . Muitas pessoas se confundem pensando que software livre é software gratuito. Mas não é assunto de preço, é um assunto de liberdade dos usuários, de solidariedade com sua comunidade.
1.1 O que é o software livre?
O software Livre é aquele software que respeita as liberdades dos usuários que são: executar, copiar, distribuir , estudar, mudar e melhorar o programa. Para se alçar todas essas liberdades, o código-fonte dos programas deve ser aberto, ou seja, o programador tem que ter acesso ao código-fonte do programa para se poder estudar e melhorar um programa. Com os softwares livres, os programas de computadores se tornam mais produtivos, pois ficam exatamente como se precisa. Isso é possível por causa de suas liberdades .
1.2 As liberdades essenciais dos softwares livres
- A liberdade zero (0) é aquela que permite executar o programa como quiser.
- A liberdade um (1) é aquela liberdade que vai permitir estudar o código-fonte do programa e alterá-lo adaptando para as suas necessidades. Essa liberdade é alcançada com a liberação do código-fonte para o programador.
- A liberdade dois (2) é aquela que permite a redistribuição de cópias. Essa liberdade visa garantir que as pessoas se ajudem.
- A liberdade três (3) é a liberdade de se fazer cópias de versões modificadas e distribuir com a comunidade beneficiando a todos. O código-fonte das novas versões devem ser liberados.
1.3 Algumas razões para se usar software livre
Segurança - a utilização dos softwares livres é uma alternativa para se evitar problemas de espionagem, assunto muito atual desde as denúncias de espionagem a nível global realizada pelo Edward Snowden ex-CIA e ex-NSA. Como esses softwares tem seu código-fonte aberto, é possível saber todos os detalhes de funcionalidade do programa e adaptá-lo as suas necessidade. Diferentemente dos software proprietários que são uma caixa preta, ou seja, não se sabe como o software opera, ou, o que fazem.
Robustez - Quanto maior o número de usuários tendo acesso ao código do programa, mais testado ele é, assim os problemas são detectados e corrigidos mais rapidamente, tornando o software mais robusto e estável.
Custo - Pode se fazer cópias ilimitadas. É uma das
liberdades da General Public License.
Normalmente não exigem muito dos hardwares / Roda em Hardware Modesto - Os software livres normalmente rodam em hardware considerado obsoleto, ou seja, eles não exigem muito das máquinas. Diferentemente, os softwares proprietários quase sempre quando uma nova versão de um software é lançada, além do gasto com licença, é necessário também investir em máquinas mais potentes para que o programa tenha um bom desempenho.
2. Softwares livres nos governos
Os softwares livres vem ganhando espaço dentro dos Governos, tanto o seu uso quanto a sua divulgação vem ganhando destaque dentro dos órgãos públicos. Alguns países como o Brasil, Alemanha , França e Espanha vem adotando algumas medidas a favor ao uso dos softwares livres dentro das partições públicas.
O Brasil está mudando o cenário da computação e da governabilidade no mundo. É também referência no desenvolvimento de software livre. Há mais de 10 anos vem difundindo esse novo modelo. É considerado pioneiro nesta evolução tecnológica.Através das licenças livres, vários gastos estão sendo reduzido com a manutenção dos sistemas de administração pública - exemplo: mais de 470 telecentros do SERPRO já economizaram cerca de R$ 5 milhões em licenças - e também o Brasil passa a se torna autônomo em relação as tecnologia da informação e comunicação.
...