O Sistema Biblioteca
Por: kellycsousa • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 19.696 Palavras (79 Páginas) • 358 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Projeto Integrado Multidisciplinar II
Curso Superiores de Tecnologia
Sistema Biblioteca
São Paulo
2015
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Projeto Integrado Multidisciplinar II
Curso Superiores de Tecnologia
Erick Caio De A. Leite Sousa RA: C563803
Fábio Nascimento Sousa RA: C56590-3
Giovanna Deprete Novelli RA: C748ED0
Jéssica Oliveira Salvador RA: C61IJE7
Jonathan Rodrigo Da Silva RA:C748EE8
Kelly Cristina Rodrigues RA: C584HB-2
Trabalho de Analise Desenvolvimento Sistemas.
Apresentado à Universidade Paulista - UNIP
Orientador: Marco Antônio Gomes
São Paulo
2015
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Sistema Biblioteca
Trabalho de Analise Desenvolvimento Sistemas.
Apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Aprovado em:
BANCA EXAMINADORA
_______________________/__/___
Prof: Marco Antônio Gomes
Universidade Paulista – UNIP
_______________________/__/___
Prof: Lucimara Teixeira
RESUMO
O trabalho refere-se a um sistema de pré-consulta prática de livros, pois com poucos clicks o usuário poderá encontrar rapidamente os títulos, editoras, autores e livros. Com a informação obtida em nosso sistema o usuário conseguira efetuar com mais precisão a localização do material de seu interesse. O projeto disponibilizará máquinas para as consultas ao sistema em uma rede rápida e segura.
Palavra - Chave: Biblioteca, Web, Virtual, Sistema, Bibliotecário.
ABSTRACT
Answer - key: Library, Web, Virtual, System, Librarian.
SUMÁRIO
Introdução
Influência das Matérias
INTRODUÇÃO
Vivemos a era da informação e é preciso estar capacitado para trabalhar com tecnologia. Por meio da tecnologia o profissional da informação terá facilidade em envolver-se no planejamento e implantação de sistemas de informatizados em uma unidade de informação. As bibliotecas utilizam a tecnologia da informação, a contar da passagem dos manuscritos para o hábito do uso de textos impressos, a obtenção a bases de dados bibliográficos acumuladas nos grandes bancos de dados, o uso do CD-ROM e o surgimento das bibliotecas digitais. O emprego das inúmeras tecnologias da informação prova, no últimos 150 anos, que as bibliotecas vem buscando conduzir novos paradigmas tecnológicos (LEVACOV, 1997). Neste momento os especialistas da informação, particularmente os bibliotecários, não podem mais desconsiderar a participação e a proximidade com o computador e as tecnologias, que se propõe a facilitar a vida de usuários e profissionais, acrescentando qualidade de seus artefatos e serviços. Dessa maneira, é necessário que o bibliotecário compreenda as tecnologias atuais para não se ver coagido e hesitante para inserir modificações tecnológicas dentro das unidades de informação. O bibliotecário não necessita abranger profundamente a área de informática a ponto de dominá-la.
Entretanto, certa idoneidade nesta área hoje é obrigatória, mediante currículos acadêmicos apresentado nos cursos de Biblioteconomia brasileiros, aspirando demonstrar um diálogo entre os profissionais da tecnologia da informação. Desta maneira, atualmente, o profissional da informação deve buscar continuamente atualizar-se sobre este assunto, planejando melhor desempenho profissional, institucional e também proporcionando qualidade no serviço ofertado ao usuário.
Diante deste quadro, muitas bibliotecas vem investindo em sistemas de informação para aperfeiçoar seus serviços. Todavia, obter e implantar um sistema informatizado de bibliotecas não é sinônimo de competência nos serviços e de sucesso atingido. É primordial uma programação de todas as fases desenvolvidas no processo de implantação, de avaliação e acompanhamentos de sistemas informatizados. Diante dessa esfera, procura-se responder o seguinte problema de pesquisa: Quais os passos/quais as fases no processo de implantação de um sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas em uma Instituição de Ensino Profissional? Diante destas repostas, este trabalho tem como ponto central cooperar para implantação de um sistema de gerenciamento de Bibliotecas através de um estudo de caso de uma rede de unidades de informação com Bibliotecas e salas de leitura de uma Instituição de Ensino Profissionalizante, evidenciando as necessidades de Implantação e de Capacitação Profissional dos Bibliotecários integrantes da implantação.
A importância da Ética Profissional no segmento de Tecnologia da Informação
Anteriormente o poder estava centralizado no capital, porém com o passar dos anos, o conhecimento torna-se o detentor de maior força, pois a sociedade industrial cede lugar à sociedade da informação e do conhecimento. Neste novo contexto social o desenvolvimento da tecnologia, transmissão de conhecimentos, são pontos chaves na definição da inclusão digital, fenômeno que modificou a organização e comunicação da sociedade. Uma área relativamente nova que teve origem neste processo, é a tecnologia da informação.
Além dos conhecimentos técnicos, o profissional de TI, e todas as áreas devem apresentar também competências humanas, para lidar com os clientes da empresa, como cordialidade, honestidade, respeito e dignidade. Diante deste cenário analisar o comportamento e conduta ética dos profissionais que lidam com a Tecnologia da Informação se tornou importantíssimo. Fazem parte das obrigações do profissional de TI, assegurar a privacidade e proteção das informações, sejam elas organizacionais ou dos clientes; garantir a segurança destas informações; conhecer a legislação que regulamenta suas atividades profissionais e da empresa em que trabalha; mas sobretudo, ter bom senso ao utilizar recursos da empresa.
...