TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Software Livre Na Informática

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1 -

Softwares livres são uma opção aceita por diversas empresas e instituições como alternativa de solução. Há diversos produtos de software livre que são economicamente viáveis, seguros, estáveis e de fácil customização. Considerando esses fatores, podemos entender que toda a migração para o software livre é um sucesso.

Essa afirmativa está correta? Justifique sua resposta, apresentando razões baseadas no conteúdo estudado.

Nem sempre a migração para o software livre é um sucesso, devido a alguns fatores, mas o maior inconveniente da migração, talvez, seja de o usuário ter que sair de um aplicativo que ele conhece para aprender a mexer em um novo com função igual ao anterior, talvez por medo ou por falta de interesse em fazer a migração, acabe desmotivando o usuário a colaborar com a migração. Um projeto de migração para o Software Livre necessita do envolvimento de todos os interessados em sua implantação, assim como aqueles que se opõem a ela também, para que sejam verificadas, com antecedência, todas as vantagens e desvantagens da implantação e possibilite a superação dos obstáculos.

Questão 2 -

Leia o trecho a seguir:

Sobre o conceito de software livre e proprietário, Rocha (2015) afirma que “Inicialmente não existia o conceito de software proprietário e software livre, mas a partir da década de 70/80 inicia-se o processo de criação de software proprietários, desta forma, Richard Stallman inicia o desenvolvimento do projeto GNU: Gnu Not Unix. Em seguida, funda a FSF (Free Software Foundation /Fundação de Software Livre) e lança a GPL - General Public License.O Software livre não necessariamente é um software gratuito, software livre, segundo a definição de Richard Stallman: é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição, ou seja, liberdade e não gratuidade.”

Fonte: Devmedia. Ferramentas Open Source para desenvolvimento de software. Disponível em: http://www.devmedia.com.br/ferramentas-open-source-para-desenvolvimento-de-software/28188. Acesso em: 02 dez. 2019.

Com base nessas definições, apresente as diferenças entre um software de código aberto e um software gratuito. Apresente exemplos que expliquem sua ideia.

Software de código aberto é o software de computador com o seu código fonte disponibilizado e licenciado com uma licença de código aberto no qual o direito autoral fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça para qualquer um e para qualquer finalidade. Exemplos de produtos de código aberto são o Apache HTTP Server, a plataforma de comércio eletrônico OsCommerce e o navegador de internet Mozilla Firefox.

Software gratuito, são softwares que podemos fazer uso de forma gratuita. Nem todo software gratuito é livre! Pois nesta categoria o software não tem seu código fonte liberado para a comunidade sendo de posse da empresa ao qual disponibilizou no mercado, portanto não pode ser alterado seu código fonte ou até mesmo estudá-lo e sim somente fazer uso do mesmo, é uma prática muito comum no mercado de desenvolvimento de software onde há uma versão gratuita para uso, porem existe uma versão paga que contempla mais recursos para o seu usuário. Exemplo: Internet Explorer, Skype, Winzip.

Questão 3 -

Um grupo de desenvolvedores criou um programa na forma colaborativa. Neste programa foi utilizado chamadas de funções de uma biblioteca protegida pela licença GPL. O grupo pretende liberar o projeto sob a licença BSD. Descreva se isto é possível. Explique o porquê.

É possível liberar o projeto sob a licença BSD, pois é uma licença de código aberto que impõe poucas restrições quando comparada aquelas impostas por outras licenças, o que a aproxima do domínio público. O texto da licença é considerado como de domínio público e pode ser modificado sem nenhuma restrição, mas nesse caso deve ser informado o nome do indivíduo ou organização que realizou a modificação. A licença BSD permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Também é possível que softwares sejam distribuídos pela licença BSD junto de outra licença.

Questão 4 -

Analise o artigo a seguir.

Urna Eletrônica

As origens da urna eletrônica remontam desde 1990 mas o dispositivo só começou a ser utilizado massivamente a partir das eleições municipais de 1996. A princípio elas executavam o Sistema Operacional VirtuOS e depois passaram para o Windows. Em 2007, inicia-se o desenvolvimento do Projeto UENUX – Projeto Linux na Urna Eletrônica. No ano seguinte, 100% das urnas tinham SO livre e aplicativos/driver/API totalmente desenvolvidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém a novidade não está restrita às urnas! Além do sistema de votação, o Linux começou a ser usado, também, na totalização de votos, na transmissão de dados e na divulgação do resultado das eleições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com