OFICINA MECÂNICA – CHAVE DE RODAS
Por: amauriporfirio • 4/11/2018 • Monografia • 882 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
amauri lozano porfirio
OFICINA MECÂNICA – CHAVE DE RODAS
[pic 1]
Amauri Lozano Porfirio
SUMARIO
1-INTRODUÇÃO...............................................................................................03
2-OBJETIVO......................................................................................................03
3-RESOLUÇÃO DE TAREFAS.........................................................................04
1. INTRODUÇÃO
De acordo com as “Orientações para a Execução do Trabalho”, onde é definido um estudo de caso da oficina mecânica “Chave de Rodas”, foi implementado um sistema de Controle de Ordem de Serviços e Reparos Automotivos, na linguagem C#.
Com o trabalho desenvolvido, foi possível praticar as técnicas de análise de sistemas e engenharia de software, a fim de exercitar e aplicar o conhecimento adquirido durante o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
2. OBJETIVO
Possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
3. RESOLUÇÃO TAREFAS
Primeiramente foi definido o processo de funcionamento da oficina “Chave de Rodas”. Dessa forma, ao chegar um cliente na “Chave de Rodas”, e o mesmo solicitar um reparo do seu veículo, será feito um cadastro do cliente, se o mesmo já não possuir cadastro.
Após feito o cadastro, deve-se abrir uma ordem de serviço, com algumas informações dos reparos a serem feitos no veículo. O veículo, também deverá ser cadastrado e associado a ordem de serviço do cliente.
Com a ordem de serviço criada, o veículo irá passar por uma avaliação, onde será orçado o valor do serviço e o tempo de reparação. Esse tempo será informado ao cliente, após avaliação, assim como as formas de pagamento e descontos que derivam do valor do serviço.
Após o cliente fazer o pagamento, o cliente recebe seu veículo e a ordem de serviço é finalizada, ficando salva na base de dados para posteriores consultas e relatórios de histórico, seja do cliente ou do veículo.
O administrador da “Chave de Rodas”, é o responsável por cadastrar, atualizar e consultar os funcionários da empresa.
Com essas definições em mente, foi construído o Diagrama de Caso de Uso do Funcionário, como mostra a Figura 1.
[pic 2]
Figura 1 - Diagrama de Caso de Uso do Funcionário
Assim como o Diagrama de Caso de Uso do Administrador da Chave de Rodas, demonstrado na Figura 2
[pic 3]
Figura 2 - Diagrama de Caso de Uso do Administrador da Chave de Rodas
Além dos diagramas expostos acima, foi definido também o Diagrama de Classe do sistema, como mostra a Figura 3. No Diagrama de Classes é possível observar as informações estruturais de um objeto, usadas pela aplicação.
[pic 4][pic 5]
No que diz respeito a modelagem conceitual, foi definido o Diagrama da Figura 4, onde foi utilizada a ferramenta BrModelo, onde estão identificadas as entidades, atributos e os relacionamentos com cardinalidade.
[pic 6][pic 7]
Já quanto ao modelo lógico, foram definidas as chaves primárias e estrangeiras, cardinalidade e tipo de relacionamento, como mostra a Figura 5.
[pic 8][pic 9]
Com relação a etapa de inserção de um componente, a estrutura de dados escolhida foi a “fila”. Isso porque a fila, a ordem é definida a partir “do primeiro que chega é o primeiro que saí”, ou seja, o elemento que chegar por último deverá esperar na fila até ser atendido. Abaixo, na Tabela 1, foram definidas as etapas de inserção em fila que foi utilizada para o sistema, na linguagem C#.
Tabela 1 - Etapa de Inserção
using System; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Text; using EtapaInsercao1; namespace EtapaInsercao1 { public class Fila { private int[] dados; private int fim; public Fila(int i); { If (i>0) { dados = new int[i]; fim=-1; } } public void Resultado(int valor) { if (fim { fim++; dados[fim]=valor; } } public int Entrada() { int valor=-1; if (fim>=0) { valor=dados[0]; for (int j=0; j< dados.Length -1; j++) { dados[j] = dados[j + 1]; } fim--; } return valor; { string texto = ""; for (int j=0; j<=fim; j++) { texto += dados[j] + ""; } return texto; } } } namespace EtapaInsercao2 { class Program { static void Main (string[] args) { Fila fila = new Fila(3); int saida = 0; string imprime = ""; while (saida ==0) { imprimeOpcoes(); int opcao = int.Parse(Console.ReadLine()); if (opcao==0) { saida=1; } else if (opcao==1) { Console.Clear(); Console.Write("\n FAVOR INSERIR IDENTIFICADOR DO CLIENTE: "); fila.SAIDA(int.Parse(Console.ReadLine())); imprime= fila.IMPRIME(); Console.WriteLine("\n"); Console.WriteLine(imprime); Console.WriteLine("\n"); } else if (opcao==2) { Console.Clear(); fila.ENTRADA(); imprime = fila.IMPRIME(); Console.WriteLine("\n"); Console.WriteLine(imprime); Console.WriteLine("\n"); } else if (opcao==3) { Console.Clear(); imprime=fila.IMPRIME(); Console.WriteLine("\n"); Console.WriteLine(imprime); Console.WriteLine("\n"); } } } static public void imprimeOpcoes() { { Console.WriteLine ("\n ESCOLHA UM OPÇÃO: \n"); Console.WriteLine ("\n DATA DE ENTRADA DO VEÍCULO: \n"); Console.WriteLine ("\n DATA DE LIBERAÇÃO DO VEÍCULO: \n"); Console.WriteLine ("\n QUANTIDADE DE CLIENTES CADASTRADOS... ESCOLHER OPÇÃO 3. \n"); Console.WriteLine ("\n ENCERRAR PROGRAMA ... ESCOLHER OPÇÃO 0. \n"); Console.Write("OPÇÃO:"); } } } } |
...